É da VW o primeiro caminhão elétrico brasileiro
A VW Caminhões e Ônibus lançou o e-Delivery, caminhão urbano leve totalmente movido a energia elétrica, inicialmente oferecido nas versões de 11 e 14 toneladas de PBT e com motor de tração posicionado na traseira – novidade no mercado.
“O futuro chegou. Mais que vender produtos ou serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado pra sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, festeja Roberto Cortes, Presidente e CEO da VWCO, completando que “o mercado já corresponde à tanta inovação. Além de acordo firmado com a Ambev em 2018, fechamos negócios com outras grandes empresas como Coca-Cola e JBS”.
Apresentado em 2017, o e-Delivery usa tecnologia de ponta e os mais refinados sistemas de inteligência, incluindo motor de 300kW que entrega torque máximo em qualquer rotação, suspensão pneumática gerenciada eletronicamente (com altura regulável a partir de teclas no painel), controle de tração e 6 módulos de bateria – ou 3, opcionalmente.
Com autonomia de 250 quilômetros e preparado pra tomada de força elétrica de alta e baixa tensão, ele deixa de emitir 12,6 toneladas de dióxido de carbono por ano, equivalente ao plantio de 2.232 árvores. E dispensa o uso de transmissão, além de emitir som similar ao de um caminhão a diesel, pra alertar pessoas próximas da sua presença.
Um dos trunfos do e-Delivery é o sistema de regeneração do motor, que recupera mais de 40% da energia na frenagem, utilizada pra recarregar as baterias. O freio regenerativo auxilia o freio de serviço na desaceleração, gerando menor desgaste de componentes. A partir de uma tecla no painel, o condutor pode escolher entre 3 estágios, que variam de intensidade.
Outros diferenciais são o modo Eco (que ajusta a performance na operação, entregando somente o necessário e aumentando a autonomia) e um sensor de inclinação que analisa o piso e envia mensagem para o motor, podendo subir rampas com 28 graus de inclinação.
Há leitura de carga por eixo (para que o operador consiga faça a distribuição de carga) e opção de elevar a carga no eixo de tração durante a subida de rampas íngremes, aumentando a aderência ao solo e evitando que os pneus escorreguem.
Baseada na cabine do Delivery, o conforto interno é gerenciado por sistemas inteligentes (sistemas de ar condicionado e aquecedor são independentes) e silenciadores nas válvulas de freio, pra reduzir os ruídos. No painel há dados de autonomia, consumo instantâneo, potência disponível e indicador dos níveis de regeneração com chave seletora, entre outros.
Elétrico, conectado, inteligente e sob medida, o VW e-Delivery também já vem preparado para tomada de força elétrica de alta e de baixa tensão. O modelo mais leve (11 toneladas e tração 4×2) atende as mais variadas aplicações urbanas e tem Peso Bruto Total de 10.700 quilos e capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.320 quilos. E em sua versão com distância entreeixos de 3,30 metros, ele pode circular sem restrições.
Já o e-Delivery 14 toneladas 6×2 tem calibração minuciosa para operação severa e permite suspender um dos eixos pra gerar mais economia na operação e reduzir o desgaste dos pneus. Também é bastante versátil em suas aplicações e tem PBT de 14.300 kg e capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 9.055 kg – a maior da categoria no Brasil.
Na recarga, o padrão de tomada é internacional (CCS-2), seguido também pelo mercado europeu e pela maioria das montadoras de veículos elétricos. O caminhão pode ser recarregado em qualquer condição climática, faça sol ou faça chuva, sem nenhum perigo, pois as baterias e os cabos de alta tensão têm proteção reforçada.
E-CONSÓRCIO – A VW também lançou o e-Consórcio e fez parceria com empresas de eletromobilidade (ABB, GDSolar, CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens e Eletra), dando consultoria e cuidando da montagem à infraestrutura de recarga e gerenciamento de vida da bateria, podendo tornar a frota do cliente 100% alimentada por energia limpa.
O VW e-Delivery de 11 toneladas e com tração 4×2 custa a partir de R$ 780 mil com 3 módulos de baterias e a partir de R$ 967 mil com 6 módulos de baterias.
Já o VW e-Delivery de 14 toneladas e com tração 6×2 custa a partir de R$ 795 mil com 3 módulos de baterias e a partir de R$ 980 mil com 6 módulos de baterias.
SERVIÇOS – A VW Caminhões e Ônibus preparou pacotes exclusivos de garantia estendida (que podem chegar a 5 anos ou 400 mil quilômetros rodados) e dois planos de manutenção exclusivos: Volks|Total e-Prev e e-Prime. O e-Prev está voltado para manutenções preventivas básicas e engloba troca de fluidos, filtros, correia do compressor do condicionador de ar e lubrificação de componentes mecânicos, cobrindo peças e mão-de-obra.
O Volks|Total e-Prime inclui as manutenções corretivas em componentes e peças que se desgastam com o tempo de uso, como componentes eletroeletrônicos, palhetas do limpador de parabrisa, tambor/lonas do freio e rolamentos do motor elétrico de tração e do compressor do condicionador de ar.
Outro serviço é o Rio e-Fleet, de conectividade pra gestão do caminhão, dando acesso ao status de carregamento, autonomia, área de alcance no mapa com a posição atual, pegada de carbono, relatórios operacionais, histórico de localizações, programação e otimização de manutenções, entre outras facilidades digitais.