Economia circular é caminho para a Toyota avançar na agenda ESG
A Toyota do Brasil está intensificando seus esforços para promover a economia circular. Com uma visão de longo prazo alinhada à agenda ESG (sigla para Environmental, Social and Governance), a fabricante japonesa está implementando ações estratégicas que abordam os desafios ambientais, sociais e de governança de forma integrada e reforçam o seu compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade ambiental.
De acordo com Viviane Mansi, Diretora de ESG e Comunicação da Toyota do Brasil, América Latina e Caribe, “A sustentabilidade e a economia circular são princípios fundamentais para a Toyota do Brasil. Estamos comprometidos em adotar práticas responsáveis em todas as etapas de nossa produção, minimizando o desperdício e buscando maneiras de reutilizar diferentes tipos de materiais. Além de diminuir o impacto ambiental, essas iniciativas fortalecem novas competências dos times envolvidos e intensificam o uso de criatividade e a melhoria contínua de processos. No fim, todos ganham”.
Entre as realizações da Toyota do Brasil está o Etios Aibo, versão do hatch transformada para veículo de carga e que incorpora princípios de economia circular em seu processo de produção, desde a seleção de materiais sustentáveis até a utilização de componentes que ganharam nova vida, como as redes de proteção lateral, produzidas a partir de resíduos de cintos de segurança.
A parte interna do isolamento acústico do Corolla sedã também é uma das iniciativas de economia circular da Toyota. Por meio desta ação, uniformes e equipamentos de proteção individual que antes seriam descartados, foram transformados em novas peças para os carros. Cerca de 10 toneladas de materiais já foram reutilizadas e são exemplos concretos do compromisso da marca em adotar práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de produção.
Uma iniciativa mais recente acontece em parceria com um de seus fornecedores, a Borkar – Acessórios Automotivos Originais, resultando num processo inovador que permite o reaproveitamento do produto usado na vedação das juntas de carroceria, que vira tapetes para veículos. Com essa iniciativa, cerca de 1,7 tonelada por mês de material, que antes seria destinado ao coprocessamento, ganha nova vida, retornando aos veículos como tapetes. Desde o início do projeto, mais de 24,4 mil jogos de tapetes já foram produzidos com o conceito de economia circular. O projeto, que teve início em Sorocaba (SP), também está sendo aplicado na fábrica de Indaiatuba (SP), ampliando seu impacto positivo na redução do desperdício e no fechamento do ciclo produtivo.
Outro destaque é a colaboração com a Revo e com a Techtools, que resultou no aproveitamento dos excedentes de alumínio do processo de produção dos motores na planta de Porto Feliz, usado na fabricação de próteses ortopédicas. Antes destinado à reciclagem, esse material agora recebe um novo propósito e contribui para melhorar a qualidade de vida de pessoas que as necessitam, demonstrando o compromisso da Toyota em criar impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade.
Esses projetos recentes se unem a outros – já longevos – como o projeto ReTornar, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil. A montadora e sua cadeia de fornecedores são ativas em doações de itens de produção que seriam descartados, como antigos uniformes, tecidos automotivos, airbags e cintos de segurança.
As doações são transformadas em belas mochilas, bolsas, roupas para pets e outros acessórios, por meio do trabalho de costureiras. Entre 2011 e 2022, o projeto reutilizou mais de 17,5 toneladas de resíduos, produzindo cerca de 105 mil produtos e impactando positivamente a vida de 1.640 pessoas.
O compromisso da Toyota com a economia circular não é recente, mas em 2023 ganhou novos contornos. Para o futuro, a montadora tem o propósito de dobrar o número de projetos ativos.