Em 2013, novo Golf trouxe toda a inovação da Volkswagen num único carro
Lançado no Brasil em setembro de 2013, o novo Golf vinha importado da Alemanha e já chegou estabelecendo novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança em seu segmento. Tinha apenas duas versões (Highline e GTI) e já trazia prêmios impressionantes: o de Carro do Ano Mundial de 2013 (dado no Salão do Automóvel de Nova York) e de Carro Europeu do Ano 2013.
A versão Highline tinha motor 1.4 turbo de 140 cavalos, que podia ser combinado a um câmbio manual de 6 velocidades ou a um automático de 7 marchas com dupla embreagem e função que permitia ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou através de palhetas no volante. Independentemente da transmissão, ele chegava aos 100 km/h em 8,4 segundos e alcançava os 212 km/h de velocidade máxima.
Já o novo Golf GTI vinha equipado com um avançado motor turbo 2.0 a gasolina, com injeção direta, que gerava 220 cavalos e que acelerava de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atingia os 244 km/h.
Todos vinham de série com 7 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 para os joelhos do motorista), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, sistema Start-Stop, sensor de pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico, bloqueio do diferencial e controles de estabilidade e de tração, além de CD Player com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas.
Trazia ainda vidros com isolamento térmico, ar digital dualzone, encosto traseiro assimétrico rebatível, gavetas sob os bancos dianteiros, rodas aro 16 e luzes de leitura dianteiras e traseiras com lâmpadas de led, bem como bancos esportivos com material exclusivo e apoio lombar na dianteira, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem, comandos rotativos cromados para as luzes e ajuste dos retrovisores, redes nos encostos dos bancos dianteiros e compartimento com tampa no teto, tomada 12V no porta-malas e sobretapetes em carpete, entre outros itens.
De opcionais, oferecia assistente de luz dinâmico, detector de fadiga e controle adaptativo de distância e velocidade com frenagem de emergência, bem como a até então última geração do assistente de estacionamento automático, que trabalhava em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. E também, pela primeira vez, oferecia um sistema de seleção do perfil de condução, em 4 modos: econômico, esportivo, normal e personalizado.