Exposição sobre design italiano foi a 2ª mais visitada na Casa Fiat de Cultura
A exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano” tornou-se a 2ª mais visitada da Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte: cerca de 90 mil pessoas passaram por lá entre 13 de agosto e 3 de novembro de 2019 (média de 1.200 visitantes/dia), pra ver as quase 100 peças do acervo da mostra, primeira a ocupar todas as galerias localizada no espaço no Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Tinha de obras de arte a carros, de objetos a miniaturas, além de instalações multimídia – veja matéria aqui: http://www.autodestaque.net.br/icones-do-design-italiano-na-casa-fiat-de-cultura/. A curadoria foi de Peter Fassbender, chefe do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automobiles, com a colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena d’Alfonso.
“Temos muito a agradecer ao público que esteve na Casa Fiat de Cultura e participou diretamente no sucesso dessa exposição. Também gostaria de agradecer imensamente a todos os parceiros e colecionadores que tornaram essa exposição possível. Sem a gentileza e generosidade de todos que contribuíram com o acervo, desde peças de decoração aos automóveis icônicos, ‘Beleza em Movimento’ não teria passado de um sonho para nós. Estamos muito orgulhosos em ter oferecido ao público mineiro e de todo o Brasil uma exposição à altura da Casa Fiat de Cultura e com o DNA inequívoco de ousadia, inovação e pioneirismo que marcam a história da Fiat.”, externou Fernão Silveira, presidente da Casa Fiat de Cultura, para quem a mostra reforçou o compromisso da instituição em promover a construção de diálogos contemporâneos entre diversas manifestações artísticas e também entre as culturas italiana e brasileira.
A exposição foi uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, com apoio institucional da Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e do Governo de Minas Gerais. O patrocínio foi da Fiat Chrysler Automóveis, da Fiat Chrysler Participações e do banco Safra. A mostra contou ainda com a parceria do Instituto Cultural Veteran Car MG e com o apoio do grupo Sada e da Globo Minas. Já a produção executiva foi da Expomus.
Durante os 73 dias de exposição, a Casa Fiat de Cultura também realizou 7 palestras, que reuniu 1.200 participantes: “Escultura em Movimento: ícones do design italiano para a eternidade” (com Peter Fassbender), “Boccioni – O artista e seu impacto no futurismo” (com a historiadora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Ana Magalhães), “Design dos Desejos” (com a arquiteta italiana e colaboradora da curadoria, Maddalena d`Alfonso, que analisou a relação entre arte e design na criação de objetos cotidianos), “O futuro do design é feminino” (com a designer Coral Michelin), “UX Design: a experiência do usuário no centro da criação” (com o chefe de UX Design da FCA Latam, Leandro Alvarenga), “Cinema Nostro – A linguagem cinematográfica italiana” (com o crítico Pablo Villaça) e “Cinema Nostro – Fellini em Foco”, com o professor de História e Literatura, Riccardo Cassoli.
No que diz respeito ao programa educativo da Casa Fiat de Cultura, investiu-se numa programação diversificada, que atendeu 56.300 pessoas, sendo 900 com deficiência. Nos fins de semana e feriados, famílias e grupos de amigos puderam participar de percursos temáticos na exposição, que abordavam a história do automóvel e do design, além das casas de design italiano. Outras atrações foram o minicurso “História do Automóvel” (que resgatou as trajetórias de 10 carros ícones em exposição), a “Oficina Modelagem – da argila à escultura” (ministrada pelos designers da FCA Design Center), a “Formação de professores: inventando Moda – o Design Italiano como referência de mediação nos diálogos entre passado, presente e futuro” (em que docentes desenvolveram propostas de ações pedagógicas) e o “Encontros com Patrimônio: nos bastidores do design”, que levou um grupo ao Design Center da FCA Latam, em Betim (MG).
PRÓXIMAS ATRAÇÕES – De 26 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020, a Piccola Galleria e o mezanino da Casa Fiat de Cultura sediarão a mostra “Percorsi italiani: 120 anos de história”, que retrata a imigração italiana a partir do final do século 19, que mudou o curso da história mundial. Já a edição comemorativa de 5 anos do presépio colaborativo está ganhando forma nas oficinas criativas gratuitas, realizadas até 24 de novembro. A inauguração do presépio será em 28 de novembro de 2019.