FCA com liderança assegurada no Brasil e em busca de mais força no mundo
A Fiat Chrysler Automóveis continua acelerando suas vendas de automóveis e comerciais leves acima do ritmo da indústria brasileira e está na liderança do mercado no acumulado de janeiro a setembro de 2019, com 18,6% de participação. São 359.883 automóveis e comerciais leves comercializados desde janeiro de 2019, com um crescimento de 14,1% sobre o mesmo período de 2018, em comparação com os 8,7% de crescimento da indústria como um todo.
No acumulado do ano, as vendas da FCA são impulsionadas pelo bom desempenho da picape Fiat Strada (56.632 unidades), Fiat Argo (55.113), Jeep Renegade (50.118), Fiat Toro (45.893), Jeep Compass (43.604) e Fiat Mobi (40.872). Entre os veículos de uso profissional, o grande destaque é a van Fiat Fiorino, com 12.467 unidades emplacadas.
Com este desempenho, a Jeep avança na liderança absoluta no segmento de SUVs, com 22,2% de participação e 20% de crescimento nas vendas. Ela detém o 1º e o 2º lugares entre os SUVs, com o Renegade e o Compass, respectivamente. “Estamos focados em nossa estratégia de entregar valor ao cliente, num mercado cada vez mais competitivo”, ressalta Tania Silvestri, diretora da marca Jeep para a América Latina e também diretora comercial da Jeep no Brasil.
Já a Fiat comemora a liderança histórica no segmento de picapes, com cerca de 41% de participação no acumulado de 2019, enquanto ganha destaque no segmento de hatchs, com o bom desempenho do Argo e do Mobi. “A Fiat tem registrado bom desempenho em todos os segmentos em que atua, confirmando a sintonia dos consumidores com seus produtos”, destaca Herlander Zola, diretor da Fiat para a América Latina e ainda diretor comercial da Fiat no Brasil.
UNIÃO DE FORÇAS – E o mercado automotivo mundial foi surpreendido nesta quinta-feira, 31 de outubro de 2019, com o anúncio de que a FCA está em conversações com o grupo PSA Peugeot Citroën, com o intuito de criarem um novo grupo, com escala e recursos globais. Essa combinação gerará o 4º maior fabricante mundial de veículos em termos de vendas anuais, chegando a quase 9 milhões de unidades, receitas combinadas de 170 bilhões de Euros e lucro operacional acima dos 11 bilhões de Euros.
O plano é dividir a sociedade meio a meio e investir em mobilidade conectada, eletrificada, compartilhada, autônoma e sustentável. Além disso, as marcas uniriam suas forças nos segmentos de luxo, premium, carros de passeio, SUVs, picapes e comerciais leves.
O melhor de tudo é que o acordo não prevê fechamento de fábricas e sim um investimento anual de 3,7 bilhões de Euros em novas plataformas de veículos, bem como motores, transmissões e novas tecnologias. A empresa controladora será holandesa e terá um Conselho de Administração com representação equânime e com a maioria dos diretores independentes. Mas John Elkann será o Presidente do Conselho, enquanto que Carlos Tavares será o CEO e um dos membros desse Conselho.