Tecnologia

FCA investe na segurança e agora tem Safety Center no Brasil

A FCA Latam inaugurou um Safety Center dentro da fábrica da Fiat em Betim (MG), que já chega como o mais moderno espaço dedicado à segurança veicular de toda a América Latina. Ele faz parte do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli e é a parte que faltava pra Fiat Chrysler Automobiles atingir a autonomia completa no que diz respeito a projetar um veículo do início ao fim, sem sair do Brasil.

Essa autossuficiência é bem vinda do ponto de vista mercadológico, pois agilizará o desenvolvimento de novos veículos. Antes, todo veículo FCA criado na América Latina tinha que usar laboratórios do grupo na Europa ou nos EUA, precisando entrar numa ‘lista de espera’, já que eles também têm suas demandas.

Trocando isso em números, a FCA Latam levava cerca de 2 meses pra validar um teste de segurança, já que o veículo tinha que ir pro exterior de avião e com seguranças, pra evitar espionagem industrial. Com o Safety Center mineiro, ela ganhou autonomia ao reduzir esse tempo de desenvolvimento, a começar pelo teste de segurança, que agora toma apenas 2 dias do seu cronograma.

O Centro de Segurança Veicular de Betim (MG) coloca a FCA numa posição privilegiada diante dos requisitos que virão dentro do programa Rota 2030. E pra Marcio Tonani, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para a América Latina, “o Safety Center é uma importante conquista, que confirma o protagonismo do grupo na região e contribui para a melhoria e uma maior agilidade no desenvolvimento dos nossos novos veículos, sempre mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente.”

CRASH-TEST – O Safety Center fica numa área de 7.600 metros quadrados, que inclui uma pista para crash-tests com 130 metros de comprimento e capacidade de realizar testes de impacto de até 4 toneladas a uma velocidade de até 100 km/h. Cada teste custa entre R$ 200 mil e R$ 500 mil, sendo possíveis impactos frontais, posteriores e laterais contra barreiras rígidas e postes, com padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais.

O Auto Destaque esteve no primeiro crash-test aberto pra imprensa, feito com a picape Toro (fotos em sequência), que colidiu a 48,5 km/h contra uma parede de concreto que pesa 140 toneladas – ou seja, esses 48,5 km/h equivaleram a uma batida de mais de 100 km/h, se isso fosse na rua e com outro carro. É que a parede de concreto não absorve os impactos da colisão: 100% do impacto foi pro Toro. Na rua, os veículos que colidem absorvem a energia da batida, reduzindo os impactos no carro e nos ocupantes.

Simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas no local também avaliam a estrutura do veículo, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos passageiros. A FCA investiu cerca de R$ 40 milhões no Safety Center, entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento de uma equipe composta por 50 profissionais.

VIRTUALOutro aspecto importante do Centro de Segurança Veicular da FCA Latam é que ele está interligado a uma cadeia de desenvolvimento de produtos, que começa sempre virtualmente, com simulações desde a fase em que o veículo é só um conceito. A realidade virtual faz com que o desenvolvimento ganhe precisão e economia com os protótipos, que ‘colidem’ milhares de vezes em simuladores tridimensionais.

Só depois de complexas análises é que a FCA produz um modelo real, que vai para testes e provas físicas com toda a retaguarda da engenharia, num processo já bem amadurecido, que reduz bastante a quantidade de ajustes a se fazer. Daí pra homologação e para o início da produção, é rápido.

CURIOSIDADES

* 100 mil Lúmens é a capacidade do sistema de iluminação de led do Safety Center;

* 1940 fps (quadros por segundo) é a resolução das 5 câmeras de altíssima resolução (full HD) que filmam o crash-test;

* 1000 g é a resistência a impactos dos equipamentos (g é igual à unidade de aceleração da gravidade);

* 2000 g é a capacidade de medição dos acelerômetros;

* Até julho de 2019, foram realizadas 96 provas e testados 72 veículos.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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