FCA pesquisa novas aplicações de alumínio
A Fiat Chrysler Automóveis se uniu à Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na busca de soluções para o aumento do uso do alumínio em aplicações automotivas. A FCA é a única montadora no projeto, que envolve parceria com outras 13 produtoras e usuárias de alumínio, sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O Termo de Parceria e Adesão foi assinado no Centro Cultural do Alumínio (CCAL), em São Paulo. Com abrangência inédita e execução em 18 meses, a cooperação desenvolverá estudo comparativo de juntas de alumínio em estrutura de veículos automotivos, incluindo simulação computacional para análise de propriedades. “A proposta de reunir empresas para o desenvolvimento de projetos que atendam demandas comuns de mais de um setor é muito importante para o incentivo à inovação no país”, disse o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.
“O alumínio tem importantes vantagens, como resistência e baixo peso. A participação da FCA é estratégica para o mapeamento de oportunidades de aplicação das juntas de alumínio na carroceria, juntamente com o nosso parque de fornecedores, principalmente levando-se em consideração os desafios apresentados pelo programa Rota 2030 nas áreas de eficiência energética e segurança veicular”, ressaltou o diretor de Segurança Veicular e Conformidade Regulatória da FCA para a América Latina, João Irineu Medeiros.
Para o presidente executivo da Abal, Milton Rego, investir em inovação e tecnologia é imperativo para as empresas manterem-se competitivas. “Tenho certeza de que será um exemplo e um marco para a indústria nacional, além, é claro, de contribuir com soluções que são prioridade para o nosso segmento”.