Ferrari 296 GTS oferece muita emoção a céu aberto
A Ferrari 296 GTS é a mais recente evolução da traseira do conversível de 2 lugares com motor central da Casa de Maranello. Ela junta-se ao 296 GTB na redefinição do conceito de prazer de condução diário, pois usa um novo, compacto e leve motor 3.0 V6 turbo de 663 cavalos, acoplado a um motor elétrico de 167 cavalos, totalizando 830 cavalos de potência.
Pela primeira vez numa Ferrari Spider de produção, o 296 GTS incorpora uma arquitetura com um motor biturbo de 6 cilindros disposto num ângulo de 120 graus e acoplado a um propulsor elétrico plug-in.
Por isso que ele estabelece o recorde absoluto para um carro de produção em termos de potência específica, oferecendo 221 cavalos por litro e ficando no topo da categoria conversível com tração traseira: acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 330 km/h.
Este também é o primeiro 6 cilindros num esportivo conversível com o logotipo do Cavalo Empinado.
A escolha do nome – que surge dos dois primeiros dígitos de sua cilindrada total (2.992 litros) mais seu número de cilindros e da sigla Gran Turismo Spider – homenageia a melhor tradição esportiva da Ferrari. A primeira Ferrari equipada com um V6 (na época com 1.500 cm3) data de 1957 e foi a Dino 156 F2. Em 1958, mais dois V6s de maior cilindrada (versões 196 S e 296 S) foram introduzidos em alguns modelos com motor dianteiro, bem como o 246 F1.
O propulsor V6 tem uma sonoridade única, que combina a intensidade do turbo e a harmonia das notas de alta frequência do V12 naturalmente aspirado. O timbre sonoro do V12 surge a partir de baixas rotações, gerando agudos de alta frequência. Além disso, o som desta Ferrari acompanha o desempenho com uma sensação sem precedentes.
O câmbio automático tem 8 marchas, dupla embreagem e 4 modos de condução, sendo que o sistema híbrido gera resposta imediata em qualquer velocidade e o powertrain elétrico plug-in garante 25 km de autonomia elétrica e permite atingir os 135 km/h, enquanto que a aerodinâmica refinada permite sentir imediatamente a agilidade e a resposta rápida aos controles.
Falando em aerodinâmica, a Ferrari 296 GTS traz spoiler traseiro ativo inspirado no spoiler da LaFerrari, ocupando quase todo o espaço entre os feixes de luz. Assim que as acelerações ultrapassam um determinado limite, o spoiler é elevado acima da carroceria, aumentando ainda mais o prazer de dirigir.
O formato do capô permite efeito de carenagem, para orientar o fluxo de ar sobre o aerofólio e para que a traseira possa desempenhar melhor as funções aerodinâmicas e térmicas. Já a traseira possui um visual absolutamente único. A refrigeração do freio é feita em torno de uma pinça com entrada de ar integrada – introduzida pela primeira vez na Ferrari SF90 Stradale.
Baseado em carros de corrida, o parachoque aumenta a capacidade de refrigeração da parte inferior, canalizando o fluxo e aumentando a extração de ar quente dos radiadores. E o desenvolvimento aerodinâmico da traseira é formado pelo perfil do teto e das saliências laterais, além de ter uma asa que aumenta o desempenho.
Para garantir um nível de conforto a bordo digno de uma Ferrari conversível, a geometria do acabamento atrás dos encostos de cabeça foi aperfeiçoada para facilitar a saída de ar. E a parte restante do fluxo que adere ao acabamento é impedida por um nó integrado ao próprio acabamento, que dissipa a turbulência.
Dobrável e dividido em duas partes acima da frente do motor, o teto rígido retrátil garante grande conforto a bordo, levando 14 segundos para abrir ou fechar e podendo ser ativado até os 45 km/h. E foi possível incorporar um painel de vidro na parte traseira do compartimento do propulsor, que revela o V6 como se fosse a vitrine para uma joia.
Com o teto abaixado, o interior e a traseira são separados por uma janela de vidro eletricamente ajustável em altura, que dá o conforto ideal mesmo que o esportivo esteja em alta velocidade.
Dentro, a Ferrari 296 GTS possui uma interface totalmente digital e uma elegância notável, integrando conteúdo tecnológico com revestimentos sóbrios. As telas amplificam o efeito minimalista da cabine, enquanto que os acabamentos (utilizsando fina selaria italiana) são embelezados com materiais nobres.
O acabamento das portas desenvolve-se em continuidade cromática e material com o painel. E os assentos foram desenhados com um formato específico, em coerência estética com o contorno.
ASSETTO FIORANO – Pesando apenas 1.540 quilos, a Ferrari 296 GTS está disponível na versão Assetto Fiorano, que é ainda mais leve e possui modificações aerodinâmicas para acelerar em pistas de corrida, trazendo muita fibra de carbono, apêndices de fibra de carbono no parachoque dianteiro, pneus Michelin Pilot Sport Cup2R e amortecedores das competições de GT, com regulagem fixa aperfeiçoada para utilização em pista.
Mas o trabalho não se limitou a uma mera substituição, e sim ao redesenho da estrutura de alguns componentes, incluindo o painel das portas, reduzindo o peso em 8 quilos.
Por fim, uma pintura especial inspirada na Ferrari 250 Le Mans está disponível só para quem optar pela versão Assetto Fiorano, cujo design se desenvolve a partir do parachoque dianteiro, com fundo que abraça a grade e delineia o contorno com uma seção contínua, enquanto que o capô em forma de martelo avança longitudinalmente até atingir o teto retrátil.
Com 7 anos de garantia ou 120 mil quilômetros rodados (o que acontecer primeiro), a Ferrari 296 GTS tem preço sugerido a partir de 350 mil dólares, o que equivale a cerca de R$ 1,81 milhão.