Fiat cancela produção do Palio Weekend
Após 23 anos de produção, a Fiat parou de produzir a Weekend, antes chamada de Palio Weekend e que era a última station wagon disponível no mercado brasileiro.
Representante de uma das categorias mais importantes da época, a perua conquistou o consumidor e as famílias brasileiras ao oferecer um estilo harmonioso, a robustez característica da marca, ótimo espaço interno e o maior porta-malas da categoria: 460 litros. Essa fórmula foi tão acertada que a Fiat vendeu mais de 530 mil unidades. Mas com a mudança da preferência pelos utilitários esportivos, as peruas perderam esse espaço no mercado.
“A Weekend teve um papel muito importante pra Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial. Nos mantivemos sempre atentos ao que o consumidor procura e por isso entramos numa fase acelerada de mudança. Pra atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de 3 novos modelos a partir de 2020, sendo que 2 deles colocarão a marca no segmento de SUVs”, disse Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.
HISTÓRIA – O Palio Weekend foi lançado em 1997 seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, que tinha braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas, comparado ao eixo de torção do hatchback. O entre eixos também era 6 centímetros maior na perua, que chegou em 3 versões e, já em seu 4º mês de vendas, assumiu a liderança do segmento no país. A partir daí, a Fiat promoveu inovações que a acompanharam em sua trajetória no mercado.
1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta e cujo sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por ‘off-road light’;
2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;
2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, componente inédito no mundo, que fez da Fiat a 1ª fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial. Pra aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilitava superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.
2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cavalos), alimentado por uma bateria de níquel no fundo do porta-malas e com autonomia para rodar 120 quilômetros;
2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;
2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend.