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Fiat eleita campeã da década e melhor marca digital

Na última semana de novembro de 2019, a Fiat colocou na sua já enorme estante de premiações 2 novos troféus. Da revista Autoesporte, ela ganhou como Marca Digital no prêmio Carro do Ano, sendo que é a 4ª vez que ela leva nessa categoria, criada em 2009 para destacar a qualidade de prestação de serviço on line, onde são avaliados oferta de informações, facilidade de acesso, navegação, escolha do modelo desejado, apresentação visual, frequência nas atualizações, atuação nas redes sociais, interação com o público e praticidade e rapidez de comunicação. A análise é feita pela equipe da publicação, sucedida pela apreciação de um colegiado de especialistas em tecnologia de informação. “Este é um reconhecimento importante ao processo de transformação digital que vivemos na Fiat Chrysler Automóveis em todos os níveis, do projeto e desenvolvimento de novos produtos à manufatura 4.0 e à conexão e relacionamento com nossos clientes em sua experiência de compra. É um esforço desenvolvido em conjunto com nossos concessionários e fornecedores, apoiados por um time de pessoas altamente capacitadas e motivadas para a inovação permanente. Nosso foco é criar valor para o cliente, cada vez mais exigente e criterioso em suas escolhas”, disse Antonio Filosa, presidente da FCA pra América Latina.

Alan Leite, gerente de Canais Digitais e Performance da FCA, com o prêmio da Autoesporte

SITE CUSTOMIZADO – De acordo com a revista, o maior destaque entre os vários projetos da Fiat foi a página Argomentos, dedicada ao Argo e que mostra as razões para escolher o hatch. “Há interação com o público e a apresentação de informações essenciais sobre o carro é feita de forma fácil e objetiva”, disse a Autoesporte. “A estratégia da Fiat parte de entendermos os clientes por meio da inteligência de dados e, a partir disso, desenvolver soluções digitais que facilitem sua jornada. Estamos na era da assistência e o digital é a nossa principal ferramenta”, explica Alan Leite, gerente de Canais Digitais e Performance da FCA. O site Argomentos é a consolidação destes conceitos, ao usar a inteligência de dados pra montar o melhor conteúdo pra cada consumidor, customizando informações e buscando engajamento.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – O processo de transformação digital na FCA Latam é abrangente e está estruturado em manufatura digital, jornada digital do cliente, novos negócios digitais, digitalização de processos internos e serviços e veículos conectados. É um movimento contínuo, pois a cada momento novas soluções surgem e são implementadas. A empresa está empenhada para que a inovação seja um pilar nas áreas de Engenharia, Manufatura, RH, Comunicação, Marketing, Comercial e Finanças, entre outras. O processo envolve fornecedores, concessionários e parceiros de diferentes atuações. O desafio é que o carro do futuro se transforme numa plataforma tecnológica conectada e cada vez mais autônoma, associada a um cliente mais digital, informado e exigente, que busca experiências fluídas dentro e fora do carro e novos modelos de negócio associados à mobilidade. Dessa forma, a FCA está cada vez mais focada em estudar como as tecnologias embarcadas podem melhorar experiências. Isto significa que os carros serão um espaço no qual, além de deslocar-se, também seja possível trabalhar, relacionar-se, fazer compras e pagamentos, além de acessar informações e entretenimentos.

Personalizadas, as interações em tempo real são guiadas por especialistas que apresentam as funcionalidades do carro

CONCESSIONÁRIA 24 HORAS – Avançando na conexão com o cliente, a Fiat lançou um novo site, o Live Experience, onde é possível fazer uma visita on-line e em tempo real ao carro, como se estivesse dentro ou ao lado dele. A interação é guiada por 4 especialistas que respondem perguntas e apresentam as principais funcionalidades dos veículos. Ao oferecer uma experiência transparente e personalizada, ela proporciona mais conforto e conveniência ao cliente. Num estúdio de 200 metros quadrados em Betim (MG), os especialistas guiam o cliente pelo interior e exterior das versões S-Design, HGT, Trekking e Drive 1.3 do Argo, além de explorarem em detalhes os acessórios da Mopar. Futuramente, isso se estenderá a outros modelos. “O lançamento do Live Experience reforça o compromisso da Fiat de buscar o melhor em tecnologia e inovação. Mais uma vez saímos na frente com uma ferramenta inédita no setor no Brasil, conectada a plataformas digitais, que é onde o nosso consumidor está. Nossos objetivos são conhecer melhor o público e conversar com ele sobre suas preferências”, diz Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

O Fiat Live Experience foi desenvolvido pela agência Digital Code, criada pelo Dentsu Aegis Network Brasil para atender exclusivamente as marcas da FCA

O Fiat Live Experience pode ser acessado em computadores, notebooks e smartphones. Basta se inscrever no site e agendar a ‘visita’. Um diferencial é o modo Carona. Enquanto aguarda sua vez, pode-se acompanhar o atendimento de outros internautas em vídeo e áudio, mas sem interagir. Pode-se também acessar vídeos que explicam detalhes do modelo. Ele faz parte da estratégia da Fiat de investir em soluções digitais, pra oferecer cada vez mais flexibilidade ao consumidor durante a jornada de compra. “Levamos a experiência de conhecer o carro para o ambiente on-line. É mais um ponto de contato com o cliente, pra ajudá-lo no processo de decisão de compra. Nosso propósito é transmitir a essência de nossos produtos com clareza, possibilitando uma interação onde o cliente é quem dá o ritmo da conversa”, fala Frederico Battaglia, diretor de Brand Marketing Communication da FCA para a América Latina.

Os especialistas estão disponíveis para responder às perguntas de segunda-feira a sábado, das 10 às 22h. E toda a transmissão é feita em tempo real.

Para garantir a sensação de imersão, os especialistas usam um estabilizador de smartphone que permite a completa liberdade dos movimentos. Após a conclusão do atendimento, o cliente é encaminhado para o agendamento do test-drive na concessionária ou para o MyFiat, onde é possível iniciar a negociação. Também desenvolvido no ambiente online, o MyFiat mantém o cliente no centro do processo de negociação, de forma confiável e segura, conectando-o à concessionária de sua preferência, além de disponibilizar informações sobre as condições do negócio.

Everton Ferreira, da FCA, e Roberto Meir, do Grupo Padrão

CAMPEÃ DA DÉCADA – Inovação e pioneirismo sempre foram palavras que acompanharam a Fiat, no Brasil desde 1976 e que protagonizou importantes fatos que marcaram a história da indústria automotiva, como a produção do 1º automóvel a álcool do mundo, o 1º veículo vendido na internet e o 1º carro popular. Seu comprometimento em fazer o melhor foi reconhecido pelo prêmio Empresas da Década, promovido pelo grupo Padrão, que edita a revista Consumidor Moderno e reconhece as companhias que se destacaram no relacionamento com o consumidor nos últimos 10 anos. O troféu homenageou o legado de excelência de empresas e executivos em 7 categorias, com base em estudo que avaliou seus índices de performance em metodologia desenvolvida pelo Centro de Inteligência Padrão e baseada nas 10 edições mais recentes do prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. No período avaliado, a Fiat conquistou 18 prêmios do grupo Padrão que ressaltam a qualidade da marca em serviços aos clientes e sua importância no mercado. Vale destacar que, por 4 vezes, a Fiat foi a mais inovadora do setor e, por 3 vezes, a mais notável. Além disso, este ano foi eleita a Marca mais Amada da categoria e também faturou o Prêmio Whow! de Inovação.

CONQUISTAS – A Fiat foi pioneira no setor ao conquistar a ISO 50001, selo de gestão eficiente de energia. Em 2013, a fábrica de Betim (MG) bateu o recorde de reuso de água (99%), o que quase que eliminou novos consumos do precioso líquido no processo produtivo. Em 2018, ela inaugurou a 1ª concessionária digital do Brasil. Mas inovação não faz parte só do passado e sim também do presente e do futuro. Em 2019, a FCA anunciou investimentos em Betim e a instalação da nova fábrica de motores GSE Turbo, além de ter inaugurado seu Safety Center (o centro de segurança veicular mais moderno da América Latina) e seu novo Design Center, que agora tem autossuficiência pra projetar um carro do início ao fim.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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