Carros

Fiat Fastback: um sonho realizado

Em 2018, na 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, a Fiat apresentou seu oitavo carro-conceito desenvolvido no Brasil, o Fastback, que foi o grande destaque no seu estande de 2.900 metros quadrados, por representar a evolução da marca, antecipar tendências e indicar o futuro.

Com estilo imponente e medindo 4,60 metros de comprimento, 2,04 metros de largura, 1,61 metro de altura e com 2,69 metros de distância entreeixos, o Fastback Concept traduzia os novos princípios de Design da Fiat na América Latina (humano, ousado, contemporâneo, flexível e capaz de gerar experiências sem interrupções), princípios esses que inspirariam (e inspiraram) seus próximos lançamentos.

Com conjunto ótico todo de led, o protótipo tinha alma italiana e linhas ousadas, num híbrido entre um SUV, um sedã e um cupê que trazia uma linha circundando-o sem interrupções, dando a sensação de continuidade em todos os detalhes. Destaque para o segundo grupo ótico, que vinha envolvido por um anel metálico que se integrava à grade em lâminas horizontais e criava um desenho preciso entre as peças, trazendo refinamento e largura ao conjunto.

Pela primeira vez, o logotipo Fiat aparecia na parte superior da grade, em referência à essência original da marca. No canto esquerdo, a assinatura Fastback reforçava o caráter veloz do modelo, enquanto que a traseira – com seu característico vidro ‘caído’ – incluía ousadas lanternas de led e escapes nas extremidades do parachoque.

Nas laterais, destacavam-se as rodas de liga leve de 19 polegadas, ornadas com contraste entre os acabamentos fosco e brilhante. Na grade, nos retrovisores e nos frisos, a palheta de cores continuava neutra, trazendo os tons preto brilhante e cromo acetinado para reforçar a sensação de contraste entre as superfícies.

Já a inédita cor metálica Moonstone da carroceria foi cuidadosamente desenvolvida para gerar um reflexo intenso, como se fosse uma pedra preciosa. Na época, o executivo Herlander Zola, ainda como diretor da Fiat na América Latina e diretor comercial da Fiat no Brasil, disse: “O Fastback apresenta uma forma original e própria que inspira o nosso futuro”.

E assim como no exterior, a parte interna também foi inspirada no estilo italiano, utilizando um ambiente residencial como uma forte referência, incluindo o toque de design dos produtos do nosso dia a dia e a simplicidade do painel de instrumentos, mas sem perder a funcionalidade.

O nascimento do Fastback Concept começou no papel, com desenhos realizados à mão, seguindo para o 3D no computador, até ganhar forma em argila, para então ser aperfeiçoado antes de ser novamente digitalizado. Por fim, novamente em argila mas já na dimensão real, o protótipo recebeu detalhes de acabamento como faróis, vidros e grades, num trabalho artesanal que utiliza ferramentas similares às de um escultor, entre elas espátulas.

A construção do modelo final usou estrutura interna em metal e isopor, numa carroceria usinada em resina, que depois recebeu acabamentos manuais e teve sua superfície trabalhada pra receber a pintura – primeiro um primer cinza claro, seguido de uma primeira pintura com tinta preta, da cor propriamente dita e de um verniz de alto brilho.

No total, o protótipo era composto por cerca de 60 peças, sendo que cada roda foi formada por 5 itens separados. Diversas peças – como os logotipos e as molduras do farol – foram preparadas em impressoras 3D e, na fase de montagem do carro-conceito, as rodas de liga leve, os logotipos e a assinatura Fastback foram os últimos detalhes colocados.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios