Fiat Fiorino bem renovada na linha 2022
Referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans (com mais de 90% de participação de mercado), a Fiat Fiorino mudou na linha 2022 para continuar oferecendo o melhor para o consumidor.
Isto significa que ela vem carregada de novidades, a começar pelo design, com direito a faróis mais afilados e com máscara negra, que são contornados pelos parachoques, pelos paralamas e pelo capô redesenhados.
Já a grade do radiador traz o logotipo Fiat e é complementada pelo bandeirinha com as cores da Itália localizada no canto inferior direito. A lateral traz um painel de porta que protege a carroceria de pequenas batidas.
E nem mesmo os menores detalhes passaram despercebidos. Exemplo: as palhetas do limpador do parabrisa agora têm tecnologia que permite uma melhor limpeza do vidro, ao mesmo tempo que gera menor ruído.
O interior ficou mais confortável e funcional ao ganhar painel totalmente reformulado, saídas retangulares do ar-condicionado e novo computador de bordo com 6 funções, além de contagiros e hodômetro parcial digital.
Com ajuste de altura, o volante adota o novo logotipo Fiat e o acabamento recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros – 10% a mais que na antiga Fiorino. Entre esses compartimentos, vale ressaltar o exclusivo espaço pra máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado.
Os bancos estão mais confortáveis e usam material mais resistente. Essa mudança é complementada pelo novo painel das portas, que oferece mais apoio para os braços do motorista e do passageiro. O ar-condicionado foi recalibrado e é capaz de resfriar o interior em até 6 graus nos primeiros 15 minutos, o que significa um resfriamento 18% mais rápido.
A Fiorino 2022 já vem de série com banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica, chave com telecomando, preparação para som, protetor de cárter, alarme, faróis de neblina e vidros e travas das portas com acionamento elétrico. No quesito Segurança, ganhou controles de tração e de estabilidade, que usam sensores para detectar uma situação de risco, atuando no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle.
Vem ainda com Sinal de Freio de Emergência, quando o furgão aciona automaticamente os piscas e as luzes de freio para alertar outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras.
E o assistente de partida em rampa traz mais conforto nas manobras ao detectar quando o veículo está parado num piso inclinado, mantendo os freios acionados por alguns segundos, pra facilitar a saída de semáforos e em subidas. O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de ré mais fáceis.
A nova Fiorino vem equipada com motor 1.4 flex de até 86 cavalos, agora ajustado para atender as novas regras de emissões do Proconve 7. Reconhecido pelo excelente torque em baixa rotação, ele ficou ainda mais econômico, com redução de 11,8% no consumo de gasolina – a melhora com etanol foi de 8,3%.
O câmbio manual de 5 marchas sofreu ajustes, sendo que a 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, para aumentar a agilidade no trânsito urbano e reduzir a necessidade de trocas em retomadas e subidas. E a 5ª marcha foi alongada em 5%, reduzindo a rotação do motor em velocidades constantes pra melhorar o consumo e reduzir o ruído. Por fim, a ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo carregado.
Outra modificação se deu na suspensão traseira, que ficou mais resistente e agora usa eixo rígido tipo ômega, com mola parabólica longitudinal. Essa alteração deixou o conjunto mais leve, melhorando a eficiência e a estabilidade.
Com capacidade de carga de 650 quilos, a nova Fiorino está disponível em versão única, Endurance, que custa R$ 99.990.