Fiat Prêmio: 35 anos de muitas inovações no Brasil
Em março de 1985, chegava ao mercado brasileiro uma ótima novidade da Fiat: o Prêmio, sedã que impressionava pelas inovações e pelos atributos inéditos, como o fato de ter sido o primeiro carro nacional a oferecer um importante item presente nos modelos atuais: o computador de bordo, apresentando no display as médias de consumo e de velocidade, além de autonomia.
O Fiat Prêmio ainda inaugurou o motor 1.5 de 71,4 cavalos de potência, que alcançava o mesmo desempenho do Uno Sx, mesmo sendo 13 quilos mais pesado – por ser um sedã.
O Fiat Prêmio também impressionava pela suspensão macia, pelo grande espaço interno, pelo conforto e pela qualidade do acabamento. Um dos destaques era o porta-malas com capacidade para 530 litros, que era o maior da categoria no país. E trazia uma solução inteligente, por não carregar o estepe no compartimento – e sim no cofre do motor.
Outra diferenciação era a carroceria com opção de duas e 4 portas, na época um relevante argumento de vendas, já que a maioria de seus concorrentes só oferecia sedãs com duas portas.
Desenvolvido no Brasil, o Fiat Prêmio logo atravessou fronteiras e foi comercializado em países da América Latina e da Europa com o nome de Duna. Sucesso por onde passou, o sedã chegou a ser um dos veículos mais vendidos na terra natal da Fiat, a Itália.
Lançado com o slogan “Estamos vivendo um novo tempo e você merece um Prêmio”, o Fiat Prêmio foi reconhecido como o Carro do Ano 1986 na tradicional premiação da revista AutoEsporte.
E em seus 10 anos de comercialização, foi um sucesso de vendas, com a marca de quase 180 mil veículos emplacados no Brasil.