Ford deixará de fabricar caminhões na América do Sul
A Ford anunciou que deixará de atuar no segmento de caminhões na América do Sul e que até o final de 2019 encerrará as operações da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), deixando de produzir as linhas Cargo, F-4000 e F-350. Até o New Fiesta está no pacote, pois também é feito lá.
A decisão foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram até a possibilidade de parcerias e venda da operação, mas a manutenção do negócio exige um volume expressivo de investimentos para atender as necessidades do mercado, sem no entanto apresentar um caminho viável para o lucro. Porém, atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica.
Essa decisão se alia a outras iniciativas recentes, que fazem parte da reestruturação da Ford América do Sul e que incluem redução do número de funcionários, fortalecimento da linha de SUVs e picapes, encerramento da produção do Focus na Argentina e expansão de parcerias, como a aliança com a Volkswagen para desenvolver picapes médias.