Tecnologia

Ford em busca do cheiro de carro novo perfeito

O olfato é o mais potente e sensível dos 5 sentidos humanos e um dos mais ligados à memória e à emoção. Ele afeta 75% das nossas emoções diárias e pode influenciar no nosso humor e no nosso bem-estar.

Por isso, a Ford criou times de especialistas em diferentes regiões do mundo só para aprimorar um aspecto dos seus produtos: o cheiro de carro novo. Considerando que esse “detalhe” é um dos fatores que mais influenciam o consumidor na hora de escolher um veículo, mesmo que de forma inconsciente, a marca norte-americana colocou em funcionamento laboratórios especializados em odores nos continentes americano, europeu e asiático para testar todos os materiais usados nos carros.

Essa abrangência de regiões, segundo os estudos, deve-se ao fato das pessoas não sentirem as fragrâncias da mesma forma, o que também é explicado pela genética, pelos aspectos culturais e pelos costumes de cada local. O couro é um material desafiador, que desperta reações diferentes em cada mercado e não é apreciado pelos orientais, por exemplo.

A Ford testa o cheiro de tudo que é usado em seus veículos, dos tecidos dos bancos aos plásticos e carpetes. O critério nessa avaliação é que os materiais tenham um odor perceptível, mas não perturbador. Quando qualquer elemento apresenta um cheiro considerado muito forte, o fornecedor é acionado para buscar outras opções. Por exemplo, o laboratório de odores da Ford na Ásia, localizado em Nanquim, na China, conta com um time de 18 “superolfatos”, especialistas que testam cerca de 300 materiais e componentes por ano.

Para entrar nesse seleto grupo (que é renovado anualmente), os candidatos passam por uma seleção que inclui a avaliação de amostras de materiais colocados em 16 vasilhas. Eles são escolhidos pela capacidade de sentir e analisar esses odores, mas também precisam preencher outros requisitos.

Eles não podem fumar, ter alergias ou sinusite. E usar perfumes, jaquetas de couro ou esmalte para unhas também não é permitido, assim como xampus com cheiros fortes, que comprometam o olfato.

Os testadores da Ford são requalificados todo ano para continuar nessa posição, pois conseguem sentir o cheiro das coisas antes de outras pessoas. Os mais treinados podem até sentir o que a cantina está servindo para o almoço antes de qualquer outra pessoa.

Para avaliar o cheiro que um carro novo terá, a Ford testa amostras de materiais usando recursos simples como vasilhas de vidro e fornos. As amostras são aquecidas em diferentes temperaturas, de 23 a 80 graus Celsius. Noutra fase, os testadores adicionam água aos recipientes para criar um ambiente úmido. Os materiais usados nos carros precisam ter o mesmo cheiro em qualquer condição, mesmo num dia muito quente. Os testes feitos durante a fase de desenvolvimento permitem identificar quaisquer odores desagradáveis, para que não haja surpresas quando eles saírem prontos da linha de montagem.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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