Ford estreia nova linha de elétricos na Europa com o Mustang Mach-E
A Ford iniciou a exibição pública do Mustang Mach-E na Europa e percorrerá o velho continente para apresentar sua nova linha de veículos elétricos num evento chamado Go Electric, que rodará 6 meses no Reino Unido, seguindo depois para França, Alemanha, Holanda e outros países. O plano da marca norte-americana é, até 2021, oferecer 18 novos modelos híbridos e elétricos no mercado europeu, junto com opções de estações públicas e domésticas de recarga.
O Mustang Mach-E europeu traz características específicas para atender os consumidores daquele continente, incluindo ajustes de suspensão, direção, controle de estabilidade e tração nas 4 rodas. O utilitário esportivo elétrico terá autonomia de 600 quilômetros quando equipado com bateria de longo alcance e tração traseira – opção de 85% dos clientes na pré-reserva. Com 10 minutos de recarga numa estação de 150 kW, ele roda 93 quilômetros. Traz também multimídia de 15,5 polegadas, com atualizações via internet e sistema de aprendizado pra conhecer as preferências do motorista.
OPÇÕES – A Ford pretende oferecer uma versão elétrica em todas as suas linhas de veículos na Europa, entre eles o híbrido leve Puma, de 48 volts; o híbrido total Mondeo Hybrid e a van híbrida plug-in Transit Custom (recarregada pelo motor a combustão ou na tomada), além do Mustang Mach-E totalmente elétrico. A expectativa da marca é que, até 2022, os modelos elétricos representem mais da metade de suas vendas de veículos de passageiros na Europa, atingindo 1 milhão de unidades.
INFRAESTRUTURA – Pesquisa mostrou que 3 entre 4 pessoas desejam ter um veículo elétrico algum dia. Mas para 49%, a falta de estações de recarga é uma preocupação. Por isso, Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, reuniu com governos, indústrias e instituições pra expandir a infraestrutura pública de recarga e anunciou que pretende instalar mil estações de recarga em suas unidades, nos próximos 3 anos. A Ford é acionista e fundadora do consórcio Ionity, que construirá 400 estações de recarga rápida na Europa até o fim de 2020, com preços especiais para clientes. E oferece acesso à maior rede de estações públicas de recarga da Europa, a Pass Charging, com mais de 125 mil pontos em 21 países.
MUSTANG MACH-E – O novo SUV elétrico traz o famoso “muscle car” para a era da eletricidade, na 1ª ampliação da família Mustang em 55 anos. “No 1º Salão de Detroit, Henry Ford disse que estava trabalhando em algo que teria o impacto de um raio. Era o Modelo T. Hoje, a Ford se orgulha de novamente ter um carro que tem a potência de um raio: o novíssimo Mustang Mach-E elétrico. Um carro rápido, divertido e um símbolo de liberdade para a nova geração de fãs do Mustang.”, disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford.
No mercado norte-americano, o Mustang Mach-E chega no final de 2020, com opções de bateria padrão (de 75,7 kWh e 288 células) ou de longo alcance (de 98,8 kWh e 376 células) e tração traseira ou nas 4 rodas, acionada por motores de ímã permanente. Com bateria de longo alcance e tração traseira, terá autonomia de 480 quilômetros. A bateria fica no piso entre os eixos, num compartimento à prova d’água protegido contra impactos e que tem sistema de arrefecimento líquido pra melhorar o tempo de recarga e o desempenho em condições climáticas extremas.
Como os usuários típicos de veículos elétricos realizam 80% da recarga em casa, a Ford oferece uma estação que adiciona em média 51 quilômetros de autonomia por hora de carregamento numa tomada de 240V. Já o carregador móvel adiciona em média 35 quilômetros de autonomia por hora de carregamento numa tomada de 240V.
A Ford também facilita a recarga em trânsito, dando acesso à maior rede pública de carregamento dos EUA, a FordPass Charging Network, com mais de 12 mil estações e mais de 35 mil plugues. Usando uma estação de carga rápida em corrente contínua de 150 kW, o Mach-E com bateria de autonomia estendida e tração traseira ganha autonomia de cerca de 75 quilômetros em 10 minutos. E com autonomia padrão, pode atingir até 80% da carga em cerca de 38 minutos, usando uma estação de carga rápida.
Na versão com tração integral, o Mustang Mach-E terá potência estimada de 336 cavalos, com aceleração de 0 a 100 km/h mais rápida que o Porsche Macan de entrada. A Ford também oferecerá duas versões especiais de performance. O Mach-E GT deve chegar aos 100 km/h em menos de 4 segundos (mais rápido que um Macan Turbo) e o GT Performance Edition deve chegar aos 100 km/h em cerca de 3 segundos, mesmo tempo que um Porsche 911 GTS. Ambos terão potência estimada de 465 cavalos.
Terá ainda a edição inicial limitada First Edition, totalmente vendida e que traz tração integral, autonomia estendida e detalhes de estilo diferenciados, como pinças de freio pintadas de vermelho. Já o Mach-E GT começa a ser entregue no 2º trimestre de 2021 e pode vir com suspensão adaptativa (que proporciona rodagem confortável com excepcional estabilidade) e com as novas pinças de alumínio Flexira, da Brembo, que unem a funcionalidade de uma pinça fixa com as dimensões de uma pinça flutuante.
O Mustang Mach-E possui 3 modos de direção com nomes engraçados (Sussurro, Engajado e Desenfreado), cada um com uma dinâmica diferente para proporcionar uma experiência única. Seus recursos personalizam as respostas do SUV, como controles de direção mais esportivos, iluminação ambiente e sons, além de animações no painel que acompanham o estilo de dirigir do motorista. Ele terá como opção um inédito sistema de tração nas 4 rodas que distribui o torque nos eixos de forma independente, gerando aceleração impressionante e condução mais refinada, além de aumentar o controle em condições escorregadias, em terreno molhado e na neve.
O Mach-E marca também a estreia de um multimídia de nova geração, que conhece rapidamente as preferências do motorista. Com tela de 15,5 polegadas e interface elegante, ele começa a se adaptar ao usuário assim que ele começa a usá-lo, aprendendo rapidamente as suas preferências e fazendo sugestões personalizadas. Ele pode sugerir ir pra academia se aprender que segunda-feira é dia de treinar ou ligar pra casa se você fizer isso todos os dias depois do trabalho.
Usando a nova arquitetura elétrica da Ford, ele tem uma silhueta esportiva raramente vista em SUVs e instantaneamente reconhecida como um Mustang, graças ao capô longo, aos faróis arrojados e às lanternas de 3 barras.
Há ainda outra surpresa sob o capô: um compartimento de carga de 136 litros, que oferece espaço suficiente pra acomodar uma mala de mão. E por ter dreno, pode ser usado como um cooler, transportando gelo pra manter as bebidas geladas.
O porta-malas traseiro tem 821 litros, mas com o banco traseiro rebaixado chega a 1.687 litros.
Dentro, tem espaço de sobra pra 5 passageiros e bagagem, sendo que a modernidade e a elegância se juntam a funcionalidades inteligentes, incluindo alto-falantes da Bang & Olufsen que flutuam sobre as saídas de ar como uma barra de som. O descansa- braço flutuante e articulado abriga um compartimento para guardar bolsas ou carteiras.
Até o teto solar panorâmico de vidro fixo tem um segredo: um revestimento especial no vidro com proteção contra raios infravermelhos ajuda a manter o interior mais fresco no verão e mais quente no inverno. E uma camada interna no vidro ajuda a proteger contra raios UV.
Entrar e dar partida no veículo também é fácil com uma tecnologia inédita: por meio do Bluetooth, o SUV detecta o smartphone do motorista quando ele se aproxima e destrava as portas, permitindo que ele comece a dirigir sem precisar tirar o celular do bolso ou usar a chave. Há também um código de segurança que pode ser inserido na tela do veículo se a bateria do telefone acabar.