Carros

Ford prepara o retorno do SUV Bronco

A Ford está dando os retoques finais no seu próximo lançamento global, um SUV totalmente novo, mas que carrega muita tradição, até mesmo no nome: o Bronco. Pouco conhecido dos brasileiros, ele se tornou um ícone 4×4 nos Estados Unidos durante as 3 décadas em que foi produzido, de 1966 a 1996.

Nascido como um SUV compacto e com chassi próprio, o Bronco tornou-se um SUV grande nas 4 gerações seguintes, derivado das picapes Série F. Off-road raiz, com concepção robusta, 3 portas e características únicas, ele teve sua produção em encerrada no ano-modelo 1997, abrindo espaço no portfólio da marca para os SUVs familiares de 4 portas.

No Salão de Detroit de 2004, a Ford apresentou o conceito da 6ª geração do Bronco, com design inspirado no modelo original e baseado na arquitetura global da Ranger, com chassi de perfil retangular fechado e tecnologias avançadas.

E sua volta foi anunciada oficialmente no Salão do Automóvel de Detroit de 2017, com produção em Michigan e como “um utilitário médio 4×4 sem concessões para quem procura emoção e que quer se aventurar muito além da cidade”.

A Ford ajudou a criar o fenômeno off-road e se especializou nesse tipo de veículo por décadas, do Bronco à Raptor. Agora estamos prontos para recuperar nosso lugar de direito como líderes em veículos off-road”, disse Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford.

Em 1969, um Bronco com preparação especial venceu a Mexican 1000 (depois rebatizada como Baja 1000), uma das competições off-road mais difíceis do mundo.

A Ford homenageou os 50 anos dessa conquista com a apresentação do protótipo Bronco R na Baja 1000 de 2019, dando mais pistas de como será o novo modelo.

CINCO GERAÇÕES – O Bronco de 1ª geração (de 1966 a 1977) nasceu como um off-road compacto, com 3,85 metros de comprimento. Inicialmente equipado com motor 2.8 de 6 cilindros e câmbio manual de 3 marchas, ele ganhou depois as opções de motor V8 e câmbio automático. Seu estilo simples e robusto era marcado pela carroceria de linhas retas e faróis redondos, nas versões perua de 3 portas, picape e roadster aberto sem portas. Tinha acabamento simples, mas podia ser incrementado com vários acessórios, de bancos, tacômetro, rádio, engate de reboque, tanque auxiliar de combustível e guincho até equipamentos profissionais e de camping.

Em 1967, a perua ganhou o pacote opcional Sport, com itens cromados e o nome Ford na grade pintado de vermelho, depois transformado em modelo de série. A versão roadster saiu de linha em 1968 e a picape saiu em 1972, concentrando a produção na versão perua.

Na 2ª geração (de 1978 a 1979), o Bronco entrou para o segmento de SUVs grandes, crescendo 71 centímetros no comprimento, 28 centímetros na largura e 10 centímetros na altura. Ele tinha como base a F-100 4×4, em versão encurtada. O teto rígido removível – agora produzido em fibra e cobrindo apenas a área dos bancos traseiros, em vez da peça inteiriça de aço – continuou a ser uma característica do utilitário, assim como as 3 portas, o eixo rígido dianteiro e a tração 4×4.

Esse Bronco de 2ª geração durou só 2 anos, mas foi um sucesso de vendas, com clientes esperando vários meses na fila pela sua chegada. Era equipado com motor V8 de 5,8 ou 6,6 litros. E pela 1ª vez passou a oferecer capacidade para 6 passageiros, com banco inteiriço opcional dianteiro.

O Bronco de 3ª geração (de 1980 a 1986) foi baseado na F-150, conservando a distância entre eixos de 2,64 metros. Além de ganhar suspensão dianteira independente, voltou a oferecer um motor 6 cilindros de 4,9 litros, além do V8. Em 1982, o oval azul na grade dianteira substituiu as letras Ford no capô. Essa geração também foi montada e vendida na Austrália.

A 4ª geração do Bronco (de 1987 a 1991) acompanhou as mudanças da 8ª geração da Série F, com vários aprimoramentos. A 5ª geração do veículo (de 1992 a 1996) renovou o design – alinhado com a 9ª geração da F-150 – e introduziu vários itens de segurança, como cintos traseiros de 3 pontos, vigas de portas reforçadas e airbag do motorista. Também por questão de segurança, sua capota deixou de ser removível. Em 1996, a Ford anunciou o encerramento da produção do Bronco, que agora está perto de ser retomada e é aguardada com expectativa pelo mercado.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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