Ford Ranger 2020 ganha novo design e equipamentos de série ultramodernos, mantendo o mesmo preço da linha 2019
Maior fabricante de picapes do planeta, com mais de 1 milhão de picapes comercializadas em 2018 e líder há 42 anos nesse segmento nos Estados Unidos, a Ford começa a vender em agosto a linha 2020 da Ranger, que foi a 2ª picape média mais vendida em 2018 na América do Sul (atrás somente da Hilux) e a 3ª mais vendida no Brasil (atrás apenas da Hilux e da S10). E agora ela tem tudo para crescer ainda mais, já que está de estilo renovado e ganhou refinamentos de engenharia e uma oferta maior de equipamentos, incluindo inéditas – na categoria – tecnologias de assistência ao motorista.
Vale destacar o sistema de frenagem autônoma com detector de pedestre, o reconhecimento de sinais de trânsito e os faróis baixos de xênon com luzes diurnas de led, que se juntam a outros 2 itens também exclusivos dela no segmento: piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa.
No design, as principais mudanças se concentram na frente, incluindo grade, para-choque e faróis principais e de neblina redesenhados, além de nova pintura nas rodas de 18 polegadas. A linha ganhou uma nova cor (azul Belize), além de oferecer outros 6 tons: branco Ártico, cinza Moscou (cor de lançamento global), prata Geada, preto Gales e vermelhos Bari e Toscana.
Mas a melhor notícia é que todo esse “upgrade” chega sem nenhum aumento de preço, mantendo os valores da linha 2019: XL 2.2 4×4 manual cabine dupla (R$ 132.320, mas há ainda opções chassi e com cabine simples); XLS 2.2 4×2 automática (R$ 128.250); XLS 2.2 4×4 manual (R$ 147.520); XLS 2.2 4×4 automática (R$ 154.610); XLT 3.2 4×4 automática (R$ 176.420); e Limited 3.2 4×4 automática (R$ 188.990).
TURBODIESEL – Única no segmento com 5 anos de garantia, a Ranger deixou de lado o motor flex e agora só tem motores turbodiesel: 2.2 de 160 cavalos e 3.2 de 5 cilindros e 200 cavalos. E toda a linha já vem de série com luzes de emergência em freada brusca, diferencial traseiro blocante eletrônico e assistentes de partida em subida e de freada de emergência, além de controles automático adaptativo de carga, de descida, de oscilação de reboque, de tração e de estabilidade. Há ainda o exclusivo sistema anticapotamento.
Na parte de engenharia, ganhou nova suspensão, que melhorou a dirigibilidade e o conforto. Outra novidade é a tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento, que reduziu de 12 para 3 quilos o peso equivalente na sua movimentação. A capacidade de imersão de 800 mm e de reboque de 3,5 toneladas são outros atributos que a destacam.
VERSÕES – A versão 2.2 XLS traz ar-condicionado digital dualzone, central multimídia de 8 polegadas, painel ajustável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina, 7 airbags, câmera de ré e rodas aro 17. Ela parte de R$ 128.250 na versão 4×2 automática e oferece também as opções de tração 4×4 com transmissão manual (R$ 147.520) ou automática (R$ 154.610).
A versão XLT 3.2 automática e 4×4 mantém o preço (R$ 176.420) e, além de bancos de couro, acrescenta itens como faróis automáticos, estribos tipo plataforma, detalhes cromados e sensores de chuva e pressão dos pneus.
Já a 3.2 Limited da Ranger 2020 passa a vir com faróis baixos de xênon com luz diurna de led, farol alto automático, chave com sensor de presença, ignição no botão, tampa da caçamba com travamento elétrico e rodas de 18 polegadas com acabamento exclusivo. E, mesmo mantendo o preço de R$ 188.990, ainda ganhou sistema autônomo de frenagem com detecção de pedestre, reconhecimento de sinais de trânsito e sensor de pressão dos pneus, que se juntam ao piloto automático adaptativo, ao sistema de permanência em faixa e à iluminação interna ajustável em 7 cores.