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FPT Industrial mostrou na Fenatran 2019 porque é líder em powertrain e motores a gás natural

Líder mundial na produção de powertrain e em motores movidos a gás natural, a FPT Industrial mostrou o hoje, o amanhã e o futuro na Fenatran 2019. A marca de motores, eixos, transmissões e geradores de energia da CNH Industrial, pioneira no desenvolvimento de tecnologias como turbocompressores para motores diesel de caminhões e sistema de injeção common rail para veículos comerciais, apresentou novas tecnologias em seus motores com diferentes combustíveis e menores emissões.

Destaque para o portfólio das famílias F1, NEF e Cursor, do segmento on-road e que move o transporte de cargas de hoje, bem como para o conceito FPT F1C Gás Etanol e os FPT Cursor 13 Gás Natural e Cursor X – este um conceito de fonte de energia 4.0 abastecido por novos combustíveis.

Motor a gás natural mais vendido para o transporte comercial no mundo, o F1C Gás Etanol foi apresentado em inédita configuração, própria pra realidade brasileira, aceitando gás natural comprimido, biometano e etanol. Pela 1ª vez no Brasil, o segmento on-road (de comerciais leves) conta com um motor apto a rodar com 3 tipos de combustíveis, possibilitando escolher a solução mais adequada aos negócios e missões de entregas urbanas, aliada à economia, baixo ruído de funcionamento e menores emissões. Ainda um conceito, traz a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da marca, que garante o menor consumo da classe e níveis de ruído inferiores aos dos motores a diesel. Leve (245 quilos), tem 3 litros, 4 cilindros e 136 cavalos, incluindo turbo com intercooler e catalisador de 3 vias que dispensa a necessidade de Arla 32 e EGR (Recirculação de Gases de Escape), entregando uma economia de 30%, dependendo do combustível.

Com 6 cilindros, turbo e 460 cavalos, o Cursor 13 Gás Natural emite 9% menos poluentes – mas pode chegar a zero com biometano – e oferece maior economia (redução de 40%) e menor ruído de funcionamento com o mesmo desempenho do diesel. Um dos maiores sucessos na Europa, tem exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica que garante performance e rendimento para o transporte rodoviário de carga e passageiros. Movido 100% a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano, é o 1º motor on-road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos de operação. Leve (1.240 quilos) e compacto, possibilita instalar tanques de combustível mais espaçosos no veículo, elevando a autonomia.

O motor conceitual Cursor X mescla capacidades técnicas e funcionalidades de uma fonte de energia 4.0 para novos combustíveis. Com construção modular, pode ser usado em várias aplicações e veículos, pois se adapta pra fornecer a solução mais adequada aos negócios e missões dos clientes, independente da aplicação: gás natural, geração elétrica por células de combustível de hidrogênio ou em energia armazenada em bateria. Sua versatilidade permite combinações de operação em modo puramente elétrico a híbrido paralelo ou serial.

E pode ter o mesmo tamanho de um motor tradicional de combustão interna, com arquitetura que permite fácil montagem e integração ao veículo. Com ampla gama de opções, foi pensado pra fornecer energia para tração, sistemas auxiliares, implementos e tomadas de força para qualquer veículo ou máquina, de furgões de carga a ônibus, de tratores de esteira a escavadeiras, de tratores agrícolas a colheitadeiras.

Também é capaz de reconhecer anomalias, analisar desgastes e prever necessidades de manutenção, bem como enviar dados operacionais. A configuração a gás natural, com opção híbrida elétrica, é ideal para transporte de passageiros metropolitanos e regionais, reduzindo as emissões em 30%. A configuração elétrica a bateria é ideal para entregas urbanas, com autonomia estimada em 200 quilômetros. E a célula de combustível de hidrogênio é para missões de longa distância e transporte pesado, com autonomia estimada de 800 quilômetros.

Em seu estande, a FPT expôs ainda a exclusiva tecnologia de pós-tratamento HI-eSCR (Redução Catalítica Seletiva de Alta Eficiência), 1ª a atender as mais recentes regulamentações de emissões sem o uso de EGR (Recirculação de Gases de Escape) e pronta pra atender a fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). De menor complexidade, maior desempenho e robustez, proporciona redução nas emissões de até 98% e comprovada economia de operação, graças a um sistema de controle de dosagem de ureia e um catalisador de alta eficiência.

A FPT lidera o segmento de gás natural, com mais de 50 mil motores comercializados no mundo, graças a um amplo portfólio, que varia de 3 a 12,9 litros e com potências entre 136 e 460 cavalos, equipando veículos comerciais, ônibus e caminhões leves, médios e pesados. A tecnologia da FPT também permitirá o uso do biometano, combustível gerado a partir de fonte renovável ou por reciclagem de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 a quase zero. Na América do Sul são mais de 650 mil motores FPT Industrial em circulação, preparados para atender diferentes missões no segmentos on-road, off-road, de máquinas agrícolas e de construção, geração de energia ou marítimo.

A FPT Industrial também estava presente no estande da Iveco (outra marca da CNH Industrial), apresentando a versatibilidade dos motores FPT F1A, N67 e Cursor 13.

Motor mais potente da categoria, o FPT F1A equipa o Daily City e tem injeção common rail de última geração, turbo configurado pra reduzir o consumo, mínima vibração e ruído e respostas instantâneas nas trocas de marchas.

Integrante da consagrada família de motores NEF, que move a linha Tector e o chassi para ônibus 170S28, o FPT N67 tem elevado torque e é referência em potência, baixo consumo e alta confiabilidade em uso severo.

Maior motor FPT da gama Iveco e presente nos pesados Hi-Road e Hi-Way, o Cursor 13 fornece desempenho excepcional com a melhor densidade de potência da categoria, permitindo menor consumo e respostas rápidas de aceleração, bem como extrema confiabilidade, durabilidade e custos operacionais reduzidos.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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