Goodyear está fazendo 100 anos de Brasil
Em 2019, a Goodyear completa 100 anos de presença no Brasil. O pontapé inicial dos festejos foi no Salão do Automóvel de São Paulo 2018, quando participou como pneu oficial e lançou o logotipo comemorativo do centenário, além de mostrar os pneus conceito Eagle 360 Urban e Oxygene.
A história da Goodyear no Brasil começou em 1919, com um escritório de vendas no Rio de Janeiro e um armazém onde guardava os pneus importados. Em 1939 inaugurou sua 1ª unidade industrial, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, onde fazia pneus e saltos de sapatos. Em 1943 iniciou a produção de pneus de avião e, em 1944, de mangueiras e correias.
Em 1954 lançou o famoso pneu Papaléguas, que conquistou várias gerações de profissionais do transporte e foi tão bem aceito, que foi preciso criar uma área destinada ao atendimento de fabricantes, em 1957. Nesse período, a Goodyear já chegava à produção de 8 milhões de pneus no país.
PNEUS RADIAIS
Os pneus radiais se caracterizam por oferecer menor resistência ao rolamento e maior segurança, conforto e dirigibilidade. Pela tecnologia de carcaça, as laterais também flexionam bem mais que as dos pneus diagonais, gerando um rodar macio e absorvendo perfeitamente os impactos e as oscilações das ruas. Em 1977 inovou ao lançar seus primeiros radiais para automóveis. Em 1978 foi a vez dos radiais de aço, para caminhões e ônibus. Nos anos 80 foi lançado o primeiro radial de aço para veículos de passeio do Brasil, o Grand Prix S. Outros pneus emblemáticos foram o Aquatred (lançado em 1997 e que permitia melhor dirigibilidade, combinada a desenho inovador de escoamento de água) e o Wrangler (lançado em 1985 e voltado à prática off-road). Hoje, oferece um portfólio completo de pneus para todas as necessidades.
DESENVOLVIMENTO
Em 1973, a Goodyear fez história ao inaugurar, em Americana (SP), sua maior fábrica de pneus na América Latina e uma das plantas mais modernas do grupo em todo o mundo. Operando com capacidade total, ela passou por diversas expansões e modernizações, que resultaram em um crescimento significativo da produtividade, além da redução de desperdícios.
Alguns exemplos são o programa de gestão de recursos hídricos (que permite a reutilização de 73% da água captada para a produção de pneus) e o sistema de cogeração de energia com gás natural, visando à autossuficiência em 60% de energia e 100% de vapor usados no processo produtivo. Na mesma área foi inaugurado, em 2001, o principal campo de provas do grupo na América Latina, com 382 mil metros quadrados e considerado um dos mais modernos da marca no mundo. Lá são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e ônibus.
Outro momento importante foi em 2000, quando inaugurou em Santa Bárbara D’Oeste (SP) a linha de produção de recauchutados com tecnologia de última geração. Na unidade são feitas uma linha de bandas pré-curadas (para vulcanização na carcaça dos pneus) e cordões de borracha, usados pra preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.
BLIMP
1998 foi marcado pelo início do uso do dirigível Spirit of America no Brasil. Em 2007 ela iniciou sua renovação de imagem e introduziu o slogan “Viva nas Asas da Goodyear”. Os dirigíveis são tradição da marca há mais de 90 anos e percorrem mais de 200 mil milhas/ano pelo mundo. O 1º chamava-se Akron e foi construído em 1912. Não à toa, o blimp (como também é chamado) é o elemento principal do logo que marca os 100 anos de Brasil.
HISTÓRIAS
Há 100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais completa linha de pneus e reúne modelos dos mais variados segmentos, sempre pensados nas principais necessidades do motorista e nas diversas situações de uso. O Wrangler é conhecido pela versatilidade e capacidade no off-road. Já a linha Eagle é focada em esportivos, enquanto que o EfficientGrip é para oferecer alta performance em qualquer piso, sempre com alto grau de segurança e excelente tração. No caso do Assurance, o foco está na durabilidade e na economia para carros compactos, enquanto que o Direction é para quem procura conveniência. Por fim, a linha Cargo é pra quem busca total custo-benefício.
Além dos automóveis, a Goodyear está presente nos veículos pesados, nos caminhões, nos ônibus e até em aviões. Entre as principais características oferecidas pra linha comercial está a entrega do melhor custo por quilômetro durante a vida do pneu. Os produtos são direcionados para veículos que atuam nos setores rodoviário, regional, urbano, misto e fora da estrada. Já nos ares, ela fornece para as principais companhias aéreas e está presente há 60 anos em projetos estratégicos da Embraer.