Carros

Guepardo cearense é muito mais que um UTV

Quem é fã de UTVs em breve contará com uma opção bem diferenciada no mercado brasileiro, que inclusive encampa uma nova sigla. Estou falando da nova marca de veículos off-road do Ceará, a Adventures Off Road, que está se preparando para lançar o Guepardo, um modelo com opção de 2 ou 4 lugares e que também será o primeiro veículo desse nível a ter ar-condicionado como opcional, além de teto solar, barras de led, som, kit intercomunicador, guincho elétrico, multimídia e câmera frontal e de ré..

Além disso, ele vem equipado com motor VW 1.6 turbo, que gera 121 cavalos de potência e vem acoplado a um câmbio manual de 6 marchas (5 marchas, mais ré) e a uma tração 4×4. Pesando 1.250 quilos, ele tem um tanque com capacidade para 40 litros de gasolina. E sua versão de 4 lugares oferecerá motorização a diesel, como opcional.

Quatro experientes engenheiros que trabalharam na lendária montadora Troller – Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato – fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes no litoral e no interior do Ceará, além de pistas no interior de Minas Gerais.

A previsão é de que os primeiros veículos estejam prontos até setembro de 2023, quando iniciará a pré-venda. Os 4 engenheiros acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento surpreenderá pela qualidade, pela segurança e pelo desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda no Brasil são os importados das marcas Can-Am (Canadá) e Polaris (Estados Unidos).

Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”. O motor VW turbo, segundo Moacir, tem curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, complementa Moacir, que tem 25 anos de experiência na área de Engenharia Automotiva, tendo sido responsável pela Engenharia Veicular, pela concepção de protótipos, pelos processos de validação e pelos testes na extinta Troller.

MAIS QUE UM UTV – Mas o detalhe é que o Guepardo é mais que um UTV, e sim um URV, de Utility Recreational Vehicle (Veículo Recreativo Utilitário, em português). Segundo Clauder Ciarlini, diretor geral e idealizador da nova montadora Adventures Off-Road, “Nosso veículo é um automóvel, enquanto que os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização/transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo, aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto que o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT”.

De qualquer forma, um URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. E ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.

Conheça os ex-engenheiros da Troller:
Moacir Braga tem 25 anos experiência na área automotiva, dos quais 23 anos na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará e com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo (SP), ele liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.

Thiago Holanda é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gerenciamento de Projetos. Esteve mais de 12 anos na Troller (de 2009 a 2021) e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão e criação de peças, até a implementação na produção na linha.

Alexandre Frota é Engenheiro elétrico pela UFC e foi contratado pela Troller em 2009. Especializado na integração de sistemas elétricos no veículo, participou do projeto do primeiro T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo, em 2014.

Carlos Renato é técnico formado e em conclusão de curso de Engenharia Mecânica, com mais de 20 anos no setor. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos, também atuou na modernização do Troller e foi responsável pelos cálculos estruturais do veículo.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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