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Honda CG 160 ganhou novo design na linha 2022

Desde que a Honda CG começou a ser fabricada no Brasil, mais de 13 milhões de unidades da motocicleta saíram das linhas de produção em Manaus (AM), uma incomparável história de sucesso, que confirma o acerto da decisão tomada há quase meio século. Presente no país como importadora desde 1971, em 5 anos de Brasil a Honda percebeu que era possível produzir localmente, em vez de apenas importar suas motos pra cá.

Tal iniciativa resultou na fabricação da pioneira CG 125 e de suas 8 gerações subsequentes, que entre si têm um invejável ponto em comum: todas foram líderes de mercado e as preferidas entre todas as motos vendidas no Brasil. Aliás, não é exagero dizer que o brasileiro aprendeu a pilotar numa CG, que continua a favorita seja qual for a versão, da acessível Start à topo de linha Titan, passando pela versátil Fan e pela profissional Cargo.

DESIGN – As versões disponíveis para 2022 continuam quatro. Valorizando linhas limpas, sem adereços ou apêndices estéticos, a versão Start traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores: prata metálico, preto e vermelho.

As versões Fan e Cargo também receberam nova moldura de painel, bem como nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas dentro e fora.

Para a versão Cargo, que traz de série um bagageiro capaz de suportar 20 quilos, a opção de cor é única (branca), enquanto que para a versão Fan as opções de cores são três: azul perolizado, preto e vermelho.

Versão mais prestigiada e esportiva da família CG, a Titan recebeu nova moldura do painel, rabeta com laterais redesenhadas, três opções de cores (amarelo perolizado, cinza metálico e vermelho perolizado) e nova carenagem de farol e de laterais do tanque – exclusivas desta configuração.

MECÂNICA – O motor flex monocilíndrico de 4 tempos com comando de válvula no cabeçote é o mesmo nas versões Cargo, Fan e Titan, que tem 162,7 cm3 e gera até 15,1 cavalos de potência. Elas têm tanque com capacidade para 16,1 litros, sendo 3,1 litros de reserva, permitindo uma autonomia capaz de rodar até 600 quilômetros.

Já a Start é movida só a gasolina e tem 14,9 cavalos, com um tanque de 14,6 litros, sendo 3,2 litros de reserva.

A transmissão se vale de corrente tipo 428, com coroa de 44 dentes e pinhão de 15 dentes. O câmbio tem 5 marchas e a embreagem de acionamento mecânico é do tipo multidisco em banho de óleo.

Quanto à parte ciclística, o chassi permanece inalterado e é comum a todas as versões, sendo que a suspensão dianteira faz par com a traseira bichoque, com amortecedores de dupla ação reguláveis na carga da mola.

A suspensão dianteira tem curso de 135 milímetros, cujo princípio de funcionamento é dar às bengalas funções diferentes. Nas suspensões convencionais, as bengalas têm molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento. No sistema da Honda, uma das bengalas é dedicada ao sistema hidráulico (com amortecimento progressivo em compressão e extensão), enquanto que a outra bengala abriga a mola.

Esse sistema equipa a Honda CG desde a linha 2018 e traz vantagens como maior leveza do conjunto dianteiro, o que proporciona melhor dirigibilidade, maior durabilidade, funcionamento mais preciso na absorção das irregularidades do terreno e menor número de componentes internos.

A suspensão traseira tem curso de 106 milímetros e usa 2 conjuntos de amortecedor-mola de dupla ação, com possibilidade de regulagem na carga da mola em 5 posições, ligados à robusta balança de suspensão de aço.

Nas versões Cargo, Fan e Titan, as rodas são de liga leve com 5 raios duplos, mas na Start elas são de aço com aros em tom preto cromado. Em todas as versões, o pneu dianteiro vem na medida 80/100 18 M/C 47P. Já na Start e na Fan, o pneu traseiro vem na medida 90/90 – 18 M/C REINF 57P, enquanto que na Titan ele é maior: 100/80 – 18M/C REINF 59P.

Quanto ao sistema de frenagem, a Start vem equipada com freios a tambor, com diâmetro de 130 milímetros. Já Cargo, Fan e Titan trazem freio a disco na dianteira e tambor na traseira, sendo que o disco dianteiro tem 240 milímetros de diâmetro e cáliper de pistão triplo de acionamento hidráulico, enquanto que, na traseira, o tambor tem 130 milímetros de diâmetro.

PREÇOS – Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, a linha 2022 da Honda CG oferece 7 trocas de óleo gratuitas e custa R$ 10.520 (Start), R$ 11.760 (Fan), R$ 11.990 (Cargo) e R$ 13.040 (Titan), sem frete ou seguro.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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