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Honda CRF 1100L Africa Twin 2022 é pura aventura na linha 2022

Já disponível nas concessionárias, a linha 2022 da Honda CRF 1100L Africa Twin repete no mercado brasileiro a receptividade mundial, graças às importantes mudanças tecnológicas e no design, capazes de oferecer conforto em viagens de qualquer tipo e também adequadas em deslocamentos urbanos.

Um diferencial é a oferta de versões com o exclusivo câmbio com dupla embreagem DCT, mesmo da scooter X-ADV e da GL 1800 Gold Wing e que chega a partir de agosto de 2021, se juntando às versões com câmbio manual de 6 marchas.

Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, ela está disponível em 4 opções: manual e nas cores preto fosco ou vermelho, por R$ 70.490; com câmbio DCT na cor vermelha, por R$ 76.804; na versão Adventure Sports ES manual na cor branca, por R$ 90.490; e na versão Adventure Sports ES DCT na cor branca, por R$ 96.626. Preços sem frete e seguro.

Herdeira da pioneira XRV 650 Africa Twin e das sucessivas versões 750, que de 1988 até 2002 redefiniram o conceito de motocicleta aventureira, a nova geração das Africa Twin foi totalmente renovada e ficou mais arrojada, tendo incorporado muito do DNA da CRF 450 Rally, que foi bicampeã do Dakar em 2020 e 2021. O parabrisa da versão de entrada é fixo e baixo, ideal para uma melhor visibilidade em pilotagem esportiva.

Já na versão Adventure Sports ES, o parabrisa é mais alto e regulável em cinco posições.

A altura do banco em relação ao solo é regulável entre 850 e 870 milímetros e o guidão está 22,5 milímetros mais alto. Quarenta milímetros mais estreito, o banco permite apoiar os pés no chão com maior facilidade e seu formato foi cuidadosamente estudado para facilitar os movimentos durante a pilotagem.

O novo farol duplo de led está em posição elevada, oferecendo um facho mais eficiente.

E o conjunto de luzes diurnas de led ajusta a intensidade de modo automático, conforme a incidência da luz externa.

Em todas as versões, os protetores de mão são itens de série. As rodas são raiadas com aros de alumínio, sendo que a roda dianteira tem 21 polegadas e a roda traseira tem 18 polegadas. À frente, o pneu tem medida 90/90-21M/C, enquanto que atrás ele tem medida 150/70B 18M/C, sendo sem câmara nas versões Adventure Sports.

Esguia e 10 quilos mais leve, ela teve seu chassi de aço redesenhado, ganhando ciclística compacta e subchassi de alumínio – mesmo material usado na balança da suspensão traseira, derivada da motocross CRF 450R. A altura livre em relação ao solo é de 250 milímetros e a distância entreeixos é de 1,57 metro. O peso em ordem de marcha é 10 quilos mais leve em relação ao anterior. A CRF 1100L Africa Twin 2022 pesa agora 206 quilos seca, enquanto que a versão Adventure Sports pesa 215 quilos, seca. A opção pela transmissão de dupla embreagem acrescenta 10 quilos.

Com nova motorização 1.0 bicilíndrica 12% mais potente (99,3 cavalos) e com 10% a mais de torque, ela agora oferece transmissão de 6 marchas com dupla embreagem e pode vir com tanque de 18,8 ou de 24,8 litros, dependendo da versão. O peso do motor atual, com câmbio convencional, é de 66,4 quilos (2,5 quilos mais leve). E o motor da versão com dupla embreagem pesa 74,9 quilos, 2,2 quilos a menos que o anterior.

O sistema de escape possui agora válvula de controle variável semelhante à da CBR 1000RR Fireblade, que melhora a performance e proporciona sonoridade agradável desde as mais baixas rotações.

O sistema de lubrificação é por cárter semisseco, com o reservatório de óleo na porção inferior do cárter. Como a bomba de óleo está dentro do cárter, não há necessidade de passagens de óleo pressurizadas.

Mais tecnológica, a lendária Africa Twin possui uma eletrônica avançada, oferecendo 4 níveis de potência, 6 modos de condução, 3 níveis de freio-motor, acelerador eletrônico, 7 níveis de controle de tração (inclusive pra uso off-road), 3 níveis de controle de empinada, piloto automático, pneus sem câmara, suspensão Showa eletronicamente ajustável e freios a disco com ABS otimizado para curvas e com configuração off-road.

A posição de pilotagem evoluiu graças ao banco redesenhado e ao guidão mais alto. O quadro de instrumentos digital colorido é sensível ao toque (podendo ser acessado mesmo usando luvas) e tem tela de 6,5 polegadas, oferecendo conexão direta com diversos sistemas da motocicleta e aceitando iPhone e Android via Bluetooth e cabo USB, que permitem a utilização de aplicativos de navegação e a exibição de informações direto no painel, além da possibilidade de fazer e receber chamadas telefônicas em capacetes com fones de ouvido e microfone.

De acessórios, pode ganhar baú, malas laterais, bolsa de tanque, banco rebaixado, parabrisa maior e cavalete central.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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