Motos

Honda NXR 160 Bros ganhou novo design na linha 2022

Há quase duas décadas o nome Bros está presente no dia a dia dos motociclistas no Brasil. Assim que chegou ao mercado no ano de 2003, a motocicleta on-road/off-road chamou a atenção pela fórmula inovadora, trazendo as qualidades de uma motocicleta trail com as de uma motocicleta estradeira.

Inicialmente oferecida em duas versões (NXR 125 e 150), ela conquistou muitos fãs e virou uma espécie de CG com pneus mistos, pronta para encarar as estradas com segurança, economia, conforto e durabilidade.

Nesta existência, a Bros foi lapidada e seu sucesso pode ser traduzido em números: mais de 2,5 milhões de unidades vendidas, sendo que a mais recente versão de 160 cilindradas responde por quase 900 mil unidades.

Agora ainda mais arrojada e moderna, a Bros 2022 ficou mais atraente e continua sendo aquela moto ‘pau pra toda obra’.

As mudanças foram no tanque de combustível e nas suas aletas, bem como na carenagem do farol – que tem refletor multifocal protegido por resistente lente de policarbonato – e nas laterais, que possuem desenho inédito.

O lado off-road também foi destacado através das sanfonas de proteção nas bengalas da suspensão dianteira, típicas de motocicletas utilizadas em trilhas como a Honda CRF, que protege contra a poeira, oferece efeito estético marcante e aumenta a vida útil dos retentores, se for utilizada em vias não pavimentadas.

A agressividade da parte frontal – garantida pelo novo conjunto de carenagem do farol – foi seguida pelo redesenho do tanque de 12 litros e de suas aletas laterais, cuja finalidade não é simplesmente estética, mas também de proteção ao reservatório de combustível contra impactos.

Banco e pedaleiras mantiveram o mesmo posicionamento de pilotagem, incluindo excelente apoio nas alças laterais e bagageiro que se integra harmoniosamente e permite fácil instalação de suporte para baú, sem que seja preciso fazer adaptações que descaracterizem sua estrutura.

O painel digital traz contagiros, velocímetro, luzes-alerta, indicador do nível de combustível e hodômetros total e parcial, oferecendo fácil leitura mesmo em luminosidade adversa.

O motor (mais potente da categoria) e a parte ciclística não mudaram, incluindo suspensão de longo curso perfeita tanto para vias expressas quanto para trajetos urbanos congestionados e pisos irregulares.

Na frente, o garfo telescópico permite excursão de 180 milímetros para a roda calçada com pneu 90/90-19 M/C 52P.

Atrás, a suspensão é tipo monoamortecida, com conjunto mola-amortecedor acoplado diretamente à balança de aço, que permite à roda (calçada com pneu 110/90-17 M/C 60P) um curso de 150 milímetros.

O motor da Honda NXR 160 Bros é monocilíndrico, arrefecido a ar, com 162,7 cm3, 4 tempos, comando de válvula no cabeçote e injeção eletrônica que permite utiizar etanol e gasolina. Ele gera até 14,7 cavalos de potência e vem acoplado a uma partida elétrica e a uma transmissão de 5 velocidades, com relações de marcha adaptadas ao perfil on-off road, além de vir com embreagem de acionamento mecânico tipo multidisco em banho de óleo.

A transmissão secundária usa corrente 428, com coroa de 48 dentes e pinhão de 16 dentes. E o chassi tipo berço semiduplo de aço gera excelente rigidez e resistência, pra Bros ser capaz de enfrentar terrenos ruins.

O sistema de freios tem discos em ambas as rodas, com cálipers de acionamento hidráulico e tecnologia que distribui a ação do pedal entre as rodas (30% pra dianteira e 70% pra traseira), deixando para o manete só a atuação no freio dianteiro.

E o resistente escapamento produzido em aço inoxidável conta com catalisador integrado.

Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e 7 trocas de óleo gratuitas, a Honda NXR 160 Bros 2022 está disponível em versão única nas cores branco, preto e vermelho e custando R$ 14.600, sem frete e seguro.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios