Motos

Honda PCX ainda mais potente na linha 2023

A PCX representa mais uma história de sucesso da Honda no Brasil. Lançada aqui em 2012 e produzida em Manaus (AM), a scooter rapidamente alcançou a preferência do consumidor e desde então é a mais comercializada na categoria, sucesso que se deve à sua fórmula que concilia design, dimensões compactas, tecnologia de vanguarda, economia de combustível, robustez, excelente desempenho, facilidade de utilização, praticidade e conforto.

E na linha 2023 ela foi renovada em itens como motorização e ciclística, para continuar sendo admirada tanto pelos motociclistas novatos como pelos pilotos mais experientes.

Funcionando para lazer, transporte e trabalho, ela tem 3 versões (CBS, ABS e DLX), posição de pilotagem bem estudada, bom compartimento sob o assento, excelente qualidade construtiva e custo-benefício imbatível.

Em todas há opção da chave com sensor de presença que ativa o alarme, aciona a ignição e abre o espaço sob o assento.

A diferença entre elas se dá pelo sistema de frenagem, que é CBS na versão de entrada e ABS nas outras.

No estilo, ficou mais futurista e teve sua iluminação de led redesenhada, ganhando painel de instrumentos retangular.

A luz diurna de rodagem é composta por cinco “traços” muito característicos, enquanto que, na traseira, uma tecnologia dá ao “X” iluminado um intenso efeito tridimensional.

O escudo frontal ganhou volume na parte superior, pra abrigar o parabrisa escurecido que protege sem prejudicar a visão.

O assento do piloto e do garupa ficou ainda mais confortável, sem alterar a distância em relação ao solo.

Outra melhoria foi em relação ao espaço para os pés do piloto, que cresceu 30 mm longitudinalmente e nas laterais.

O redesenho da carroceria permitiu aumentar em dois litros o compartimento debaixo do banco, chegando a 30 litros de capacidade e sendo capaz de abrigar um capacete grande e outros objetos ao mesmo tempo. Já o porta-luvas foi redesenhado, ficando ainda mais espaçoso e agora contando com entrada USB tipo A.

Também é nova a portinhola que cobre o reservatório de combustível com capacidade para 8 litros, agora com um espaço para apoiar a tampa do tanque na hora do reabastecimento.

Para completar, a alça de apoio do garupa ficou ainda mais fina e confortável, enquanto que o guidão largo e cromado agora vem montado sobre suportes de borracha, cuja densidade proporciona maior conforto na hora da pilotagem, reduzindo os impactos de irregularidades do solo, bem como as vibrações do motor.

Com autonomia para rodar 350 quilômetros, o motor monocilíndrico arrefecido a líquido de 156 centímetros cúbicos e quatro válvulas recebeu upgrade, ganhando cabeçote de quatro válvulas e chegando aos 16 cavalos de potência.

O incremento da performance tornou necessária a chegada de um chassi mais robusto (que é tubular de aço), de um aumento na dimensão dos pneus (bem mais largos), de um novo ajuste da suspensão (incluindo amortecedores traseiros com mola de maior diâmetro e curso) e da introdução de um novo sistema de escapamento, com controle de torque que limita as perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência.

A distância entreeixos foi levemente alongada em 2 milímetros e, na traseira, a roda passou de 14 polegadas para 13 polegadas, sendo que o pneu dianteiro vem na medida 110/70-14, enquanto que o traseiro vem na medida 130/70-13.

O freio das versões ABS e DLX utiliza um cáliper de pistão duplo, disco de 220 milímetros e sistema ABS de canal único na dianteira, combinado com um freio a disco traseiro de 220 milímetros.

Já na versão CBS, o freio a disco dianteiro é igual ao das outras versões, porém com um cáliper de três pistões, enquanto que atrás a PCX 2023 utiliza um tambor com 130 milímetros de diâmetro.

Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e pesando 130 quilos, a Honda PCX CBS 2023 vem somente na cor cinza metálica e custa R$ 15.460. Já a versão intermediária ABS 2023 vem apenas na cor branca perolizada e custa R$ 17 mil. E a versão DLX 2023 vem na cor azul metálica e custa R$ 17.400.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios