Hondas CB 500F e 500X foram atualizadas na linha 2023
As CBs 500F e 500X são unanimidades entre motociclistas brasileiros e campeãs de preferência em seus segmentos.
E foram aperfeiçoadas na linha 2023, unindo performance, agilidade e custos de aquisição e manutenção acessíveis.
Tanto a naked CB 500F quanto a aventureira CB 500X preservam o chassi de tubos de aço de 35 mm, o câmbio de 6 marchas e o motor bicilíndrico de 471 cc e 50,2 cavalos arrefecido a líquido, mas novidades técnicas as colocam num patamar acima de pilotagem, a começar pela injeção eletrônica com novo ajuste (melhorou o torque), pelo radiador mais leve e pela adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 milímetros de diâmetro, que ganhou aperfeiçoamento na frenagem dianteira – graças a um par de discos de 296 mm de diâmetro, em vez do disco simples de 310 milímetros.
Além de fixada à coluna de direção, a nova suspensão possui a vantagem de separar as funções em cada um dos lados: o amortecimento hidráulico está localizado numa bengala, enquanto que na outra bengala fica o mecanismo da mola. Com isso, a reação às imperfeições do piso foi apurada, melhorando a pilotagem.
A redução de peso nas rodas e os novos cálipers de freio Nissin – de 4 pistões e fixação radial na naked CB 500F e de dois pistões e fixação axial na aventureira CB 500X – incrementaram a segurança, favorecendo também a suspensão traseira redesenhada, o novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e a distribuição do peso entre as rodas.
Na suspensão traseira, o conjunto único mola-amortecedor continua com 5 níveis de ajustes na carga, mas foi modificado pra se adequar melhor à nova suspensão dianteira e à balança redesenhada, que agora dispõe de travessa de reforço transversal e que está mais leve, pela alteração no material com o qual é construída (chapa de aço de espessura de 2 milímetros, em vez dos antigos 2,3 mm), mas ainda mais resistente à torção e com maior flexibilidade lateral.
Na Honda CB 500F, as rodas estão ainda mais leves, contam com cinco raios em formato de Y e são calçadas com pneus com a dimensão 120/70-ZR17 na dianteira e com a dimensão 160/60-ZR17 na traseira.
Na Honda CB 500X, somente a roda dianteira – agora ainda mais leve, graças à adoção de raios mais estreitos – foi modificada, exatamente para receber os novos discos de freio.
Os pneus da CB 500X permaneceram mistos on-off, sem alterações nas medidas: 110/80-R19 na frente e 160/60-R17 atrás.
Já a iluminação toda de led faz parte dos novos faróis de ambas, que foram aperfeiçoados, ganhando leds mais potentes e visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, além de vir com novos piscas dianteiros e cores inéditas.
A CB 500F traz ainda assento baixo (a apenas 789 mm do solo e que forma um conjunto com as tampas laterais), novas pedaleiras de alumínio, guidão cônico, paralama dianteiro compacto (similar ao da CB 650R) e desenho interligado das aletas laterais ao tanque, que tem 17,1 litros de capacidade e autonomia de mais de 450 quilômetros.
Já a CB 500X chama a atenção pelas longas aletas laterais do tanque de 17,7 litros (480 quilômetros de autonomia), que protegem o novo radiador e se unem de maneira harmoniosa ao banco (que fica a 834 mm do solo), às laterais e à rabeta.
Também merecem ser destacados a carenagem dianteira, o parabrisa regulável em duas posições e o amplo ângulo de rotação do guidão: 76 graus de batente a batente.
Reposicionado, o painel digital de ambas as versões vem com indicador de marcha engatada e oferece a possibilidade de ajustar a luz indicadora de troca das marchas – cuja regulagem de fábrica é em 8.750 rotações por minuto, mas que pode ser alterada em intervalos de 250 rotações por minuto, indo dos 5.000 aos 8.750 rpm.
Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, a Honda CB 500F está disponível nas cores cinza fosco, prata metálico e vermelho, sendo oferecida com preço público sugerido de R$ 39.100.
Já a CB 500X 2023 está disponível nas cores prata metálico, verde fosco e vermelho e tem preço sugerido de R$ 41.600.