Hyundai botou pra quebrar na nova geração do HB20
Assim como na primeira geração, a nova geração do HB20 também chegou ousando no segmento dos compactos. Feito em Piracicaba (SP), ele ficou mais sofisticado visualmente, chamando a atenção pela grade com efeito cascata, pelos faróis que acompanham lado a lado os vincos do capô, pelas linhas que partem dos faróis e cortam as silhuetas laterais (elas aparecem entre as janelas e as maçanetas e terminam no meio da tampa da mala), pelo vinco que surge nas bases das portas, pelas novas rodas de liga leve e pelo teto estilo ‘flutuante’, disponível no HB20 e no aventureiro HB20X.
O design traseiro também é exclusivo, incluindo novo para-choque, inédito conjunto óptico, linhas mais sofisticadas e lanternas de assinatura única e especialmente atraentes à noite, com todas as luzes acesas.
No HB20S, o caimento mais prolongado do teto à mala deu ares de fastback ao sedã e remete às identidades visuais de Elantra e Sonata – inclusive pelas lanternas horizontalizadas, pela boa área envidraçada e pela placa reposicionada pro para-choque. Todos estão disponíveis em 9 cores, sendo 8 inéditas: a sólida branco Atlas; as metálicas cinza Khaki, cinza Silk e prata Brisk; e as perolizadas azul Sapphire, verde Amazon e vermelho Magic.
VERSÕES – A 2ª geração do HB20 está disponível em versões inéditas. Pro hatch há a Sense 1.0 manual, a Vision em 3 configurações (1.0 manual, 1.6 manual e 1.6 automática), a Evolution em duas configurações (1.0 manual e 1.0 turbo automática), a Launch Edition 1.6 automática, a Diamond 1.0 turbo automática e a Diamond Plus 1.0 turbo automática. Ele mede 3,94 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,47 metro de altura e tem 2,53 metros de distância entre eixos.
Já o HB20S oferece as versões Vision (nas opções 1.0 manual, 1.6 manual e 1.6 automática), Evolution (nas opções 1.0 manual e 1.0 turbo automático), Diamond 1.0 turbo automático e Diamond Plus 1.0 turbo automático. Ele tem 4,26 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,47 metro de altura e tem 2,53 metros de distância entre eixos.
A família fica completa com o HB20X, disponível nas versões Vision 1.6 manual ou automático, Evolution 1.6 automático, Diamond 1.6 automático e Diamond Plus 1.6 automático. Ele tem 3,97 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,53 metros de distância entre eixos.
INTERIOR – Dentro, a família ganhou linhas limpas e horizontais, novas cores, além de bancos mais ergonômicos, confortáveis e estilosos. Um dos grandes destaques é o sofisticado acabamento marrom, disponível pra versão Diamond Plus do hatch. Nela, a cor aparece no painel, no console, nos painéis das portas e no couro dos bancos e do volante. Detalhes em azul fazem parte do estilo e estão presentes ao longo do painel e nas costuras do banco, no volante e na manopla de cambio.
O conforto também aumentou, vide que o espaço cresceu 30 milímetros no entre-eixos. Com isso, o vão para as pernas no banco traseiro cresceu 47 milímetros.
O curioso é que o porta-malas continuou com 300 litros no HB20 e no HB20X, mas subiu de 450 para 475 litros no sedã. Todos também estão mais largos (40 milímetros a mais no HB20, 40 milímetros a mais no S e 30 mm a mais no X) e compridos (20, 30 e 15 milímetros, respectivamente).
Em equipamentos, a linha 2020 do HB20 é completa, incluindo direção elétrica e banco do motorista com ajuste de altura em todas as versões.
Mas a topo de linha inclui ar-condicionado digital, chave com sensor de presença, faróis com acendimento automático, ignição por botão, Start-Stop, palhetas no volante para trocas manuais das marchas e vidros elétricos com função um toque e sensor antiesmagamento, além de piloto automático com limitador de velocidade e novo multimídia de 8 polegadas.
Nos quesitos Segurança e Tecnologia, ele deu um salto. Na estrutura da carroceria da nova geração do HB20, a participação de aço de alta resistência passou de 19% para 30%, o que contribuiu para a redução de peso e aumentou a segurança em colisões.
A versão Diamond Plus traz 4 airbags e dispõe de detector de mudança de faixa, sensor de pressão dos pneus, câmera de ré com monitoramento e sistema de alerta e frenagem autônomos.
À exceção das versões Sense e Vision 1.6 manual no hatch e Vision 1.0 no sedã, as demais trazem assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e controle de estabilidade e tração.
Todos são equipados com sistema Isofix com top tether para cadeirinhas de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança retráteis de 3 pontos (com pré-tensionador na frente), apoios de cabeça com ajuste de altura, estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável.
MECÂNICA – Outra grande novidade na segunda geração do HB20 é o motor 1.0 turboflex que equipa as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus do HB20 e do HB20S. Com injeção direta e intercooler, o propulsor de 3 cilindros gera até 120 cavalos e alto torque em baixa rotação e vem sempre acoplado a um câmbio automático de 6 marchas. No consumo, ele deixou o hatch 23% mais econômico e o sedã 26% mais econômico.
Com motor turbo e câmbio automático, o HB20 2020 faz até 12,2 km/litro na cidade e até 13,9 km/litro na estrada. Com motor 1.0 e câmbio manual, ele faz até 12,8 km/litro na cidade e até 14,6 km/litro na estrada. Com motor 1.6 e câmbio manual, ele faz até 12,5 km/litro na cidade e até 14,7 km/litro na estrada. E com motor 1.6 e câmbio automático, ele faz até 11,5 km/litro na cidade e até 13,9 km/litro na estrada.
Com motor turbo e câmbio automático, o HB20S 2020 faz até 12,7 km/litro na cidade e até 15,6 km/litro na estrada. Com motor 1.0 e câmbio manual, faz até 12,8 km/litro na cidade e até 14,7 km/litro na estrada. Com motor 1.6 e câmbio manual, faz até 12,6 km/litro na cidade e até 15,1 km/litro na estrada. E com motor 1.6 e câmbio automático, ele faz até 11,5 km/litro na cidade e até 14,9 km/litro na estrada.
Com motor 1.6 e câmbio manual, o HB20X 2020 faz até 11,8 km/litro na cidade e até 13,9 km/litro na estrada. E com motor 1.6 e câmbio automático, ele faz até 11,7 km/litro na cidade e até 13,3 km/litro na estrada.
Mas continuam os propulsores aspirados 1.0 12V de até 80 cavalos (que melhorou o consumo do hatch em 7% e o do sedã em 12%) e 1.6 16V de até 130 cavalos – que, com câmbio manual, melhorou o consumo do hatch em 8%, do sedã em 10% e do X em 4%. Já, com câmbio automático, melhorou o consumo do hatch e do sedã em 16%, e do X em 17%.
A nova geração do HB20 tem 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua em 5 anos ou até atingir os 100 mil quilômetros. Além disso, terá revisões periódicas com preços fixos até os 60 mil quilômetros, mais 1ª mão de obra gratuita e lavagem de cortesia em todas as revisões.
Os valores de manutenção do motor 1.0 aspirado são os mesmos da geração anterior, sem acréscimo, totalizando R$ 1.108 para as 3 primeiras revisões. O mesmo ocorre com a versão 1.6, preservando o valor de R$ 1.204 para as 3 primeiras revisões. No caso do 1.0 turbo automático, o valor é de R$ 1.185, o que mostra a preocupação da Hyundai em oferecer competitividade também no custo de propriedade.
A manutenção periódica do HB20 com motor 1.0 aspirado custa R$ 201,48 (10.000 km), R$ 459,67 (20.000 km), R$ 446,92 (30.000 km), R$ 602,94 (40.000 km), R$ 419,65 (50.000 km) e R$ 596,02 (60.000 km).
Já a do HB20 1.0 turbo custa R$ 233,38 (10.000 km), R$ 491,57 (20.000 km), R$ 478,82 (30.000 km), R$ 653,29 (40.000 km), R$ 451,55 (50.000 km) e R$ 890,36 (60.000 km).
E a do HB20 1.6 custa R$ 227,18 (10.000 km), R$ 485,37 (20.000 km), R$ 472,62 (30.000 km), R$ 647,09 (40.000 km), R$ 445,35 (50.000 km) e R$ 621,72 (60.000 km).
Interessados em adquirir a nova geração do HB20 podem contar com o suporte financeiro do banco Hyundai, que tem ofertas diferenciadas como o Compra Certa, programa de fidelidade com entrada a partir de 20%, parcelas mensais 50% menores que as de um financiamento tradicional e garantia de recompra no final do plano.
E para entregar a melhor experiência aos consumidores no meio digital, a Hyundai passou a oferecer serviço de vendas via Instagram e serviço de cotação através do WhatsApp, sendo a primeira montadora do Brasil a proporcionar tais facilidades.