Instituto Renault festeja 10 anos de ações sociais no Brasil
O Instituto Renault está celebrando 10 anos de atuação neste mês de setembro de 2020, sempre com o propósito de contribuir com a sociedade de forma positiva, levando progresso a comunidades.
Criada em 14 de setembro de 2010, a instituição responsável pelas ações de responsabilidade socioambiental da Renault no Brasil atua através da educação, do desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental.
“Mais que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando pra gerar renda e estimular o empreendedorismo social e a educação”, ressalta Ricardo Gondo, Presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.
Ao longo de uma década, o Instituto Renault já beneficiou mais de 755 mil pessoas e no site http://institutorenault.com.br/ disponibiliza conteúdos sobre todos os seus projetos.
“Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais a continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, complementa Caíque Ferreira, Vice-Presidente do Instituto Renault e Diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
INCLUSÃO – Por meio de ações centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio dos projetos Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience.
Um dos principais focos é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro mais populoso de São José dos Pinhais (PR) e que fica no entorno do complexo Ayrton Senna. Lá vivem 18 mil pessoas, sendo que 74 % está abaixo da linha da pobreza, o que significa menos de R$ 89 por pessoa em cada família, segundo relatório que mede o nível de desenvolvimento do território e que foi desenvolvido em parceria com a PUC-PR.
Foi a partir destes resultados que o Instituto Renault pautou os investimentos e projetos na comunidade, que são 6:
* CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil, com gestão realizada pelo município e que atendem 210 crianças por dia com idade até 6 anos;
* Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes, que em função de maus tratos foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos;
* Geração Futuro: programa educacional de capacitação profissional para jovens ingressarem no mercado de trabalho;
* Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo): promove a geração de renda e oportunidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. O Instituto Renault doa cestas básicas;
* Associação Borda Viva: um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto Renault, pioneiro no relacionamento com a comunidade da Borda do Campo.
ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA – Localizada no bairro Borda do Campo, é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, na segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, já tendo ajudado cerca de 90 mil pessoas.
Para promover a segurança alimentar, crianças em idade escolar e em vulnerabilidade social recebem diariamente refeições preparadas por mulheres da comunidade, totalizando 37.200 refeições/ano.
A geração de renda possui 3 frentes: Cozinha Comercial (lançada em 2012 pra gerar renda às mulheres da comunidade, oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível); preparação de coffee breaks para eventos de empresas; e Casa da Costura, lançada em 2010 pra formar mulheres em costura, modelagem, bordados e estampagens. E desde 2015 tem uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer, que usa produtos sustentáveis como aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, entre eles cintos de segurança e tecidos.
Os produtos da Casa da Costura já são vendidos na França, com direito a ateliê em plena Champs-Élysées. Em 2020 as peças também passaram a ser vendidas em concessionárias nacionais e pelo site www.boutiquerenault.com.br/.
Pra conhecer mais desse belo projeto, acesse o site www.catalogobordaviva.com/.
GERAÇÃO FUTURO – O programa consiste num curso de formação profissional que qualifica e capacita para o mercado de trabalho jovens da comunidade da Borda do Campo. Gratuito, ele é direcionado a estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio, incluindo conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento, cidadania, comunicação e cálculo matemático.
No total, 120 jovens serão qualificados no período de 1 ano e meio, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. De 40 alunos da primeira turma que concluíram o curso em 2019, vários estão trabalhando.
O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (que cedeu duas salas do Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo), da Universidade Livre para a Eficiência Humana (executora do programa e doadora de parte do mobiliário), da TOTVS (que, por meio do Instituto IOS, detém a metodologia aplicada e que cedeu 14 computadores pra realização do programa).
RENAULT EXPERIENCE – Surgiu em 2008 pra estimular a inovação e o empreendedorismo entre universitários na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Pra chegar ao formato atual, passou por reformulações. A primeira foi em 2012, quando adotou o formato de resolução de problemas e passou a levar desafios aos estudantes nas áreas de Engenharia, Comunicação e Design. A segunda foi em 2016, com a adoção do sistema de startups. E hoje é dividido em 3 categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy.
Desde o início do modelo de startups, já participaram do desafio mais de 42 mil estudantes, representando cerca de 500 universidades de 25 Estados. Com duração de 1 ano, cada edição tem 3 fases, sendo que as duas primeiras são em ambiente on-line. E durante o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado.
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL – Neste eixo, o principal projeto desenvolvido é “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças.
O programa está presente de forma permanente em 8 municípios: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); e as cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo capital.
Mas também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos, já tendo impactado cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil e com mais de 5 mil professores já tendo passado pela formação.
ESG – A sigla para Environmental, Social & Governance (Ambiental, Social e Governança, em português) identifica e mede os investimentos sustentáveis, com a Renault realizando ações nas categorias Ambiental (com investimento em carros 100% elétricos), Social (onde estão os projetos voltados à geração de renda e redução das desigualdades sociais) e Governança, com a publicação do Relatório de Sustentabilidade, que identifica essas ações – que podem ser vistas no site http://institutorenault.com.br/relatorio.
APOIO – O Instituto Renault também apoia iniciativas da AACD, da Casa do Zezinho, da Unilehu e da ADFP.
A parceria entre a Renault e a AACD teve início em 2011 e, desde então, já doou 8 veículos à instituição, que foram usados pra captar recursos que resultaram em atendimento a pacientes com deficiência física. Pra conhecer mais do projeto, acesse o site https://aacd.org.br/.
A Renault é parceira da Casa do Zezinho desde 2012, quando doou um Master pra ajudar nas atividades do projeto na zona sul de São Paulo, que dá oportunidade a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades de educação, arte, cultura, formação geral e oficinas de capacitação profissional. Pra conhecer mais do projeto, vá ao site novo.casadozezinho.org.br/.
Já a Universidade Livre para a Eficiência Humana dá oportunidade a pessoas em vulnerabilidade social, através de formação na costura e criando brindes, presentes e vestuário para o portfólio do projeto Supera, que usa materiais sustentáveis. Pra conhecer mais do projeto, acesse o site http://unilehu.org.br/.
E a Renault também é parceira da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná desde 2009, quando cedeu um Master adaptado para o transporte de deficientes físicos, pra auxiliar no trabalho de inserção social da instituição. Pra conhecer mais do projeto, acesse o site http://adfp.org.br/.
#MOBILIZARENAULT – Na pandemia, o Instituto Renault criou iniciativas pra reduzir os impactos negativos da Covid-19 com a campanha #MobilizaRenault, doando toneladas de alimentos, cestas básicas, marmitas e itens de necessidade básica, que foram distribuídos entre instituições de Curitiba (PR) e região metropolitana, como lares voluntários (como o Lar Mãe de Maria), asilos, casas de recuperação, hospitais, tribos indígenas e comunidades em vulnerabilidade social.