Iveco anuncia novo ciclo de investimentos na América Latina
No ano (2022) em que completa 25 anos de operação no Brasil, a Iveco iniciou uma nova fase como parte do Iveco Group, líder automotivo nas áreas de Veículos Comerciais e Especiais, Powertrain e Serviços Financeiros. Para marcar a ocasião, ela anunciou um novo ciclo de investimento no valor de R$ 1 bilhão para a América Latina, até o ano de 2025, com o objetivo de fortalecer ainda mais a sua presença na região, lançando as bases para o seu futuro.
Percentualmente, 60% do investimento será aplicado no desenvolvimento de novos produtos (como a linha Euro VI), enquanto que 15% será usado no incremento dos processos produtivos, na qualidade e na contratação de novos funcionários. Já 13% será investido em serviços como um novo plano de treinamento de pós-venda nas concessionárias, na ampliação da linha de peças Nexpro e na continuidade da expansão da rede de autorizadas. Por fim, 12% será utilizado no processo de nacionalização e localização no fornecimento de peças e componentes.
“Deu para perceber que a Iveco realmente não para. Teremos muitas novidades em 2022 e tenho certeza que nosso crescimento sustentável ganhará mais fôlego e continuaremos avançando no setor de transportes”, complementou Márcio Querichelli, Presidente da Iveco na América Latina.
O avanço a que Márcio se refere pode ser visto no balanço dos últimos anos. Em 2021, a Iveco cresceu 70% em relação a 2020, sendo a marca que mais cresceu no Brasil nesse setor. Já em 2020, a Iveco teve um crescimento de 30% sobre 2019 e foi a montadora que mais cresceu no mercado nacional. “O nosso intenso trabalho em diversas frentes – como a expansão da rede de concessionárias, contratações e desenvolvimento de novos produtos e serviços – resultou num crescimento muito significativo nas nossas vendas”, ressaltou Querichelli.
A estratégia por trás dos bons resultados da Iveco possui relação com fatores como o portfólio completo de produtos, dos modelos leves aos extrapesados. “São produtos que podem atender facilmente diferentes operações do transporte de cargas. Por exemplo, a versátil Daily (que é vista nas ruas implementada com baú e até como motorhome), o Tector (que é um ‘trabalhador’ incansável nas cidades e nas rodovias, transportando todos os tipos de carga) e os pesados Hi-Road e Hi-Way, que garantem robustez nas missões rodoviárias de longa distância”, explica Bernardo Brandão, Diretor de Marketing e Produto da Iveco na América Latina.
Destaque também para dois recentes lançamentos de 2021: o Tector Auto-Shift Coletor (que se posiciona como uma importante ferramenta para o setor de coleta de resíduos) e a Daily 35-160 Euro VI, apresentada em dezembro de 2021 e que está cada vez mais brasileira, ganhando alta tecnologia com foco na redução de emissões de poluentes, no conforto, na economia e na consagrada estrutura chassi-cabine, que gera durabilidade e versatilidade.
Mas não basta oferecer uma gama versátil de produtos. O pós-venda é fundamental para fidelizar os consumidores e estar com eles no dia a dia da operação. “Nossos esforços e investimentos renderam frutos com a expansão da capilaridade da nossa rede de atendimento. No Brasil, estamos presentes em 100% do território nacional, de Norte a Sul do país. Nossos clientes, que muitas vezes transportam cargas para países vizinhos, também contam com essa alta capilaridade na América Latina: temos 158 pontos de atendimento no continente, entre concessionárias e pontos assistenciais. E isso faz a diferença para quem está nas estradas”, ressalta Brandão.
Outro ponto importante da Iveco que ganha muita força em 2022 é o programa Brasil Natural Power, de desenvolvimento e produção de caminhões pesados movidos a gás, apostando na sustentabilidade e rentabilidade do cliente. “Essa é a base do nosso programa que, em breve, causará impacto positivo muito forte no mercado nacional”, diz Brandão.
Para tudo isso sair do papel e se transformar em realidade, um fator é fundamental: o investimento em pessoas. Por isso foram contratados cerca de mil funcionários – entre colaboradores e executivos com grande vivência no segmento de transportes – para áreas essenciais da montadora na América Latina, que geraram um time altamente engajado e qualificado, fazendo a diferença junto a clientes e parceiros.