Iveco entrou em uma nova era com o caminhão pesado S-Way
O segmento de caminhões pesados no Brasil representa cerca de 40% do mercado (quase 67 mil unidades licenciadas em 2021) e é estratégico para a economia brasileira por movimentar cargas como grãos, insumos, combustível e alimentos. E foi para esse setor que a Iveco desenvolveu o seu melhor caminhão pesado de todos os tempos, o S-Way, produzido em Sete Lagoas (MG) e que já vem com um pacote personalizado de soluções. “A chegada do S-Way é de grande relevância para a nossa operação, pois foi feito sob medida para as particularidades do Brasil e da nossa região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados e ele é a escolha mais inteligente no transporte rodoviário, com tecnologias de última geração para o segmento”, ressalta Marcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.
MECÂNICA – Criado para encarar os desafios mais severos e oferecer durabilidade e confiabilidade para todos os tipos de missões, o S-Way é o pontapé inicial da Iveco no segmento de pesados para o Proconve P8, que visa reduzir a emissão de poluentes para comerciais pesados a partir de 2023: 50% de redução de material particulado e 80% de redução de NOx.
Um dos destaques para cumprir a nova legislação de emissão de gases poluentes é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor, que gera produtividade com mais potência, bem como torque em baixa rotação e redução de consumo de até 15%. Numa frota de 100 veículos, isso significa uma economia potencial de R$ 6,6 milhões por ano ou de 2,1 milhões de quilômetros a mais por ano, emitindo duas mil toneladas a menos de CO2 por ano.
O executivo Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da Iveco na América Latina, afirma que o S-Way posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país: “O S-Way tem DNA focado nas principais necessidades dos consumidores e na severidade das missões do transporte de cargas. O caminhão é um marco para a Iveco e temos certeza que é a melhor opção para o frotista e para o autônomo que busca tecnologia de ponta e rentabilidade na sua operação, pois se trata do melhor caminhão pesado já desenvolvido pela marca em todos os tempos”.
Nas versões com 450 cavalos (4×2), 480 cavalos (6×2) e 540 cavalos (6×4), ele gera rentabilidade para o cliente, ao mesmo tempo em que reduz a emissão de gases nocivos ao meio ambiente. “Destaco o exclusivo sistema com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape. Teremos redução de consumo de combustível de 15%, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, resultado da calibração do motor com a transmissão. Ao lado da transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, ele forma um conjunto perfeito para alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. E o novo sistema Drive, que auxilia o motorista na condução econômica, também tem papel importante no projeto”, acrescenta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco na América Latina.
O propulsor FPT Cursor 13 Common Rail também traz freio-motor com 4 estágios, sendo o único do segmento capaz de fazer o caminhão parar totalmente. Além de maior segurança na frenagem, o sistema diminui o custo operacional ao reduzir a utilização do freio de serviço. A potência máxima do freio-motor no quarto estágio é de 610 cavalos, 150 cavalos a mais que em caminhões Euro V. O câmbio tem 18 novas calibrações de condução, como uma que assume a condição Neutro para permitir uma maior rolagem do veículo; uma que, junto com o GPS, escolhe com mais eficiência a troca da marcha, antecipando a topografia do terreno; e uma que ajuda nas partidas em condições severas.
CABINE – Para o Iveco S-Way se tornar um dos principais caminhões de transporte do futuro, aliando sustentabilidade e rentabilidade, o lançamento no Brasil envolveu cerca de 450 pessoas, 450 testes e mais de 70 protótipos e 1 milhão de horas de engenharia e desenvolvimento, além de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações com severidade extrema, para garantir resistência, força e durabilidade sem precedentes na gama de veículos comerciais pesados.
E o design moderno, além da beleza e aerodinâmica otimizada, traz as características mais requisitadas pelos clientes.
Oferecendo 2 tipos de cabine com basculamento elétrico e certificação de segurança de nível europeu (AS, com 2,5 metros de largura; e AT, com 2,3 metros de largura), o S-Way tem espaço interno que vira escritório e casa, incluindo painel digital colorido, banco tipo ‘poltrona de cinema’, mais de 15 porta-objetos, ar-condicionado digital, revestimento de couro, entradas USB, volante multifuncional, multimídia que aceita iPhone/Android, geladeira e iluminação personalizável em cor e intensidade, além de cama com material visco elástico, cortinas e painel de comando acoplado.
Por fora chamam a atenção o parachoque tripartido (que reduz os custos com reparos) e o conjunto óptico totalmente de led, incluindo piscas integrados nas luzes diurnas de rodagem.
No quesito Segurança, ele tem leitor de faixa que avisa em caso de mudança sem dar pisca, piloto automático adaptativo, freio anticolisão, módulo que protege o caminhão contra ataques cibernéticos, assistente de partida em rampa e controles de tração e de estabilidade, além de chave com sensor de presença e check de luzes, bem como sistema que informa em tempo real sobre a condução e como atingir eficiência e performance máxima.
CONECTIVIDADE – Um capítulo à parte na tecnologia do caminhão é o aplicativo Way, que controla funções remotamente, como iluminação interna da cabine, ajuste do som/multimídia e abertura/fechamento das portas e das janelas.
Falando em conectividade, a Iveco lança com o S-Way a plataforma Iveco On, que aumenta a produtividade e a disponibilidade do caminhão, com assistência técnica remota pra corrigir falhas e atualizar à distância, direto da sala de monitoramento da marca. Pelo multimídia o cliente se conecta com a Iveco e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo. No portal do cliente Iveco On, o operador observa consumo e estilo de condução de cada motorista, para aperfeiçoar o desempenho da frota através de monitoramento, tutoriais e dados históricos e comparativos.
A Avaliação de Estilo de Condução a bordo gera relatórios semanais que são enviados ao Gerente de Frota para fornecer dados sobre parâmetros de consumo e comportamento, além de dicas para melhorar. O motorista recebe um relatório que mede a segurança a bordo e fornece parâmetros que o ajudarão a ampliar a cautela na estrada. As informações são armazenadas diariamente e em tempo real na nuvem Iveco Cloud, para serem acessadas pelos clientes a qualquer momento.
“Criamos soluções que integrem parceiros numa única plataforma, fazendo com que o caminhão esteja conectado nesse ecossistema. O objetivo é auxiliar o cliente a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro rodado. Com o histórico dos dados é possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados à sua realidade. E graças à conectividade e ao monitoramento de dados, a Iveco pode observar o veículo e antecipar paradas imprevistas, melhorando o serviço de manutenção, proporcionando menor tempo de reparo e prevenindo danos maiores”, diz Carlos Tavares, diretor de Serviços ao Cliente da Iveco América Latina.
SERVIÇOS – E pra tornar o dia a dia do cliente mais fácil e para ele poder se dedicar a outros detalhes da operação, a Iveco Service lançou pacotes de soluções integradas, sendo que o Disponibilidade é focado em manter o caminhão em operação o maior tempo possível, incluindo telemetria pra auxiliar na prevenção de paradas, equipe de monitoramento da performance do veículo e manutenção completa e flexível pra gerar rentabilidade ao transportador.
O pacote TCO visa a redução do custo de vida do veículo, trazendo telemetria que auxilia na redução do custo operacional, plano de manutenção adequado à operação e consultoria pra reduzir o custo operacional do veículo e aumentar o desempenho, além de acessórios para melhorar a performance e reduzir e o custo operacional.
E o pacote Top Care é focado na segurança e comodidade do veículo e do condutor, trazendo telemetria voltada para o monitoramento, equipe especializada para atendimento 24 horas e serviço de transporte, hospedagem e alimentação em caso de parada do veículo.
“Os pesados têm grandes volumes comerciais seja para escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, seja para o transporte rodoviário de cargas em geral. E o S-Way será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, finaliza Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco.