Iveco investe no mercado de coleta de resíduos com o caminhão Tector Auto-Shift Coletor
Um importante nicho de mercado ganha uma nova opção que fará a diferença para quem trabalha na coleta de resíduos, com a chegada do Iveco Tector Auto- Shift Coletor, único da categoria com transmissão automatizada e que recebeu uma série de reforços e modificações pra ganhar mais robustez para esta severa operação. Dentre as modificações, recebeu reforços em latão no garfo dos varões internos e ganhou garfo de acionamento da embreagem mais robusto, bem como platô de embreagem específico pra coleta, caixa planetária reforçada com arruelas de bronze (de maior durabilidade) e novos materiais de engrenagem, que aumentaram a força do conjunto.
A transmissão automatizada tem 10 velocidades e proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível, se comparada à transmissão automática, além de oferecer 12 funções, sendo 4 exclusivas da marca. Uma das funções mais utilizadas nesse tipo de operação é a que garante a partida do caminhão com segurança em ladeiras. E dependendo da carga, da velocidade e da inclinação da pista, ela faz trocas fora da sequência convencional – sendo que, em condições de baixa aderência, controla as rodas, evitando que girem em falso.
Bernardo Pereira, Diretor de Marketing da Iveco na América do Sul, destaca a representatividade do segmento de coleta: “Nossa estratégia é aproximar de nichos de mercado com esse perfil vocacional, pra conquistar espaço com produtos desenvolvidos com foco em quem atua nessas áreas. Um exemplo é a transmissão projetada pra atender as peculiaridades da coleta de resíduos com robustez. E estamos colaborando para que essa operação seja mais eficaz, segura e rentável.”
O Tector Auto-Shift Coletor tem 300 cavalos e está disponível em duas configurações de entreeixos (pra aplicações 4×2 e 6×2), preparado pra atender o mercado de coleta de resíduos com capacidade pra implementos de 15 a 19 metros cúbicos – sendo este último 6×2. Ele vem de série com vidros elétricos, banco do motorista pneumático e volante com regulagem de altura e profundidade. Já ar-condicionado e som são opcionais. “Aplicamos os melhores conceitos de engenharia em componentes como o eixo-trativo, reforçamos outros e adotamos o controle de tração pra ampliar a segurança. Outro ponto importante é que a transmissão tem duas marchas ré, sendo uma no modo ‘manobra’, que permite ao motorista focar na direção, sem precisar se preocupar com os pedais”, explica Alexandre Jordão, Gerente de Marketing de Produto da Iveco.
No modo Manobra, basta pisar um pouco no acelerador pra ele começar a se movimentar em velocidade baixa e constante, sem tranco – útil em manobras urbanas e operações em aterros sanitários. O modo Low tem 2 tipos de acionamento e preserva os sistemas de frenagem, causando menos desgaste e proporcionando mais segurança. O primeiro é em conjunto com o freio-motor: acionado, ele passa mensagem para o sistema que é preciso reduzir a velocidade, com a transmissão reduzindo as marchas gradualmente e ajudando na frenagem. Já o segundo tipo de acionamento acontece quando a transmissão é acionada pela alavanca que fica no assoalho, atuando na redução das marchas e freando.
Destaque pro eixo traseiro reforçado, pro freio (que teve incremento de potência) e pras molas reforçadas, que aumentaram a durabilidade da suspensão. E o novo parachoque curto permite ângulo de ataque maior e melhora o acesso a áreas acidentadas. O pedal do acelerador foi aperfeiçoado, permitindo ao motorista encontrar facilmente a melhor zona de torque do motor (recurso útil especialmente em subidas) e proporcionando uma condução mais econômica.
FOCO NO CLIENTE – A Iveco atravessa uma das melhores fases no Brasil desde a sua chegada, em 1997. Com portfólio completo (famílias Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way, todas produzidas em Sete Lagoas) de 3,5 a mais de 70 toneladas e atendendo demandas do transporte de cargas em setores como o e-commerce e o agronegócio, ela viu suas vendas crescerem 30% em 2020, num mercado que caiu 11%. Já no 1º semestre de 2021, enquanto o mercado subiu 50%, ela se manteve acima, crescendo 71% e sendo a marca que mais cresce no país.
Pra Ricardo Barion, Diretor Comercial da Iveco, a gama de produtos está alinhada com as necessidades do mercado, mas o trabalho pra melhorar o que já está bom é o que move o time: “Alta tecnologia aliada a baixo custo de operação é a nossa receita de sucesso. A estratégia pra continuarmos crescendo é a satisfação total do cliente, na venda e no pós-venda. Destaque também para o lançamento do canal de e-commerce de peças no Mercado Livre, que trouxe mais comodidade ao cliente.”
Mas a Iveco quer continuar ampliando sua participação no segmento de transportes, desenvolvendo novos produtos e serviços e ampliando a rede de concessionárias. Recentemente, inaugurou revendas na Paraíba (em João Pessoa, do grupo Audax), em Tocantins (em Araguaína, do grupo Covezi), na Bahia (em Vitória da Conquista, do grupo Gallotti) e em Goiás (em Senador Canedo, do grupo Covezi), além de um ponto assistencial no Rio Grande do Sul, em Santa Maria, do grupo Mattana – totalizando 80 pontos de atendimento de norte a sul do país, em todos os Estados.
“Reforçamos nossa equipe com mais de 800 colaboradores, mantendo a marca nesse movimento contínuo pra oferecer produtos alinhados com a linha global, incluindo o desenvolvimento de modelos movidos a combustíveis alternativos”, afirma Márcio Querichelli, Presidente da Iveco na América do Sul, que destaca o programa Brasil Natural Power, que desenvolverá veículos movidos a combustíveis alternativos. E a partir de 2022 surgirá uma nova empresa, composta pelas marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT.
A Iveco Bus também conta com um portfólio completo nos segmentos de vans, microônibus e chassis de motorização dianteira, que atuam nas aplicações como transporte urbano, intermunicipal, fretamento, turismo e escolar – com destaque para o novo Daily Minibus, que tem conforto de ônibus e dirigibilidade de automóvel. “E em breve lançaremos mais um produto que será destaque pela combinação de durabilidade, conforto, segurança e economia”, anuncia Danilo Fetzner, Diretor da Iveco Bus. Ainda nesse segmento, ela lançará em janeiro de 2022 o novo Daily Euro VI de 3,5 toneladas, que mantém os ganhos da linha Daily, mas que trará melhorias pra entregar mais performance e produtividade ao transportador.