JAC Motors lançou um caminhão médio elétrico no Brasil
Quando se tornou a primeira marca de carros de passeio e veículos comerciais com uma família repleta de modelos 100% eletrificados, a JAC Motors passou a apresentar novidades seguidas no mercado brasileiro. Prova disso é a chegada do seu 11º veículo elétrico, o caminhão médio E-JT 12,5, que nasceu por um pedido direto de clientes frotistas que haviam adquirido o iEV1200T e, satisfeitos com o rendimento, solicitaram um caminhão puramente elétrico e com um Peso Bruto Total (PBT) maior – o iEV1200T possui 8,5 toneladas. “Então fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com um terceiro eixo, criando o E-JT 12,5, trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e dono de uma economia espantosa no custo por quilômetro rodado”, disse Sérgio Habib, presidente do grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
O JAC E-JT 12,5 é ideal para o transporte urbano de mercadorias. Se ele estiver em condições de Peso Bruto Total (8,6 toneladas de carga), ele roda 150 quilômetros, mas a autonomia aumenta para 180 quilômetros quando está com 70% de carga útil ou se estende a 250 quilômetros, se estiver vazio. E a recarga tem um preço médio de R$ 70, o que dá R$ 0,46 por quilômetro rodado. Se estiver com somente 20% de carga e for ligado a um carregador AC de 7 kWh, ele precisará de 13 horas para chegar aos 100%. Mas num eletroposto de carga rápida, ele vai de 20% a 100% em apenas 55 minutos.
Especialmente desenvolvido para serviços de distribuição de cargas médias em curtas distâncias urbanas, como bebidas (o implemento acomoda seis paletes), combustíveis ou baú para carga seca, o JAC E-JT 12,5 também é confortável e fácil de dirigir, pois não gera ruídos, trancos ou incômodos ao caminhoneiro: só possui acelerador e freio e é totalmente silencioso. Equipado com uma bateria de fosfato de ferro-lítio da CATL (maior fabricante mundial de baterias), o motor elétrico tem 235 cavalos de potência, câmbio de duas marchas com acionamento automático e um torque fenomenal – carregado, arranca tranquilamente em rampas com até 20% de inclinação como se estivesse vazio.
Completo de série, possui freios dianteiros com discos ventilados de operação pneumática, freio de estacionamento eletrônico, assento do motorista com suspensão pneumática, ar-condicionado digital, câmera panorâmica com visão 360 graus, luzes diurnas de led, central multimídia de 12 polegadas e assistente em subidas e descidas. O custo de manutenção é baixíssimo, 50% inferior aos concorrentes movidos a diesel, pelo fato de não usar óleo e aditivos e não vir com câmbio, com bomba de injeção, com embreagem, com bicos injetores, com filtros, com correias etc.