Jeep aposta num futuro quase que todo elétrico
2021 promete ser um ano histórico para a Jeep, que tem o objetivo de se tornar a marca de SUV mais ecológica.
É quando ela oferecerá uma gama de veículos elétricos, que terá o selo 4xe e que inicialmente é composta por Renegade, Compass e Wrangler. Os 2 primeiros já estão disponíveis na Europa, enquanto que o ícone dos SUVs chega na Europa, na China e nos EUA até o início de 2021.
O Wrangler 4xe utiliza um trem de força híbrido plug-in que combina um motor 2.0 turbo de 4 cilindros com 2 motores elétricos e um câmbio automático de 8 marchas para oferecer cerca de 350 cavalos de potência, rodando 40 quilômetros no modo elétrico em trajetos urbanos, totalmente silencioso e com emissão zero de poluentes.
Ele não usa motor de arranque convencional de 12 volts, pois tem bateria de 12 volts pra rodar os acessórios.
O conjunto de baterias de 400 volts é montado embaixo do banco traseiro, embutido num compartimento de alumínio, protegido de elementos externos e preservando o espaço interno.
O sistema híbrido tem 3 modos de operação (Híbrido, Elétrico e um que prioriza o motor 2.0), mas sempre opera como híbrido quando a bateria está próxima de seu estado mínimo de carga.
O display de informações e a central multimídia permitem monitorar a energia, agendar horários para carga e visualizar o histórico de condução, entre outras funções.
Mesmo sendo o Wrangler mais capacitado, tecnicamente avançado e ecológico já criado, o 4xe não deixou de ser um 4×4 raiz, com distância do solo de 27,4 cm, capacidade de submersão de 76 centímetros e excelentes ângulos de entrada e saída.
Com a vantagem de que o torque do motor elétrico oferece condução mais precisa para escalar e subir, não havendo necessidade de aumentar a rotação para fazer os pneus se moverem.
Com rodas de 17 a 20 polegadas, o Wrangler elétrico será vendido mundialmente, trazendo tomadas de carga EV desenvolvidas sob medida para regiões específicas.
O Jeep Wrangler 4xe é produzido em Toledo, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos.
A cor azul nos ganchos de engate do Rubicon contrasta com o parachoque preto e contorna o nome no capô e os selos.
Alguns easter eggs também recebem esse novo tom, que está na costura nos assentos e no acabamento.
Disponível em 3 versões (4xe, Sahara e Rubicon), o Jeep Wrangler 2021 virá em 10 cores (entre elas amarelo, azul, branco, cinza, prata, preto e vermelho) e com opções internas usando tecido ou couro preto com outras tonalidades.
RENEGADE/COMPASS – Primeiros modelos da Jeep com tecnologia elétrica híbrida plug-in disponíveis na Europa, o Renegade e o Compass 4xe tiveram uma edição especial de lançamento em janeiro de 2020 e combinam desempenho (até 240 cavalos) e baixo impacto ambiental, graças a um motor 1.3 turbo a gasolina e uma unidade elétrica que garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7,5 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.