Jeep Compass 4xe compensa na economia
As concessionárias Jeep Way contam com uma nova atração nos seus salões de vendas: o Compass S 4xe, versão híbrida do utilitário esportivo líder em seu segmento no Brasil e que impressiona pela potência (240 cavalos), pelo desempenho (acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 206 km/h), pelo consumo (faz 25,4 km/litro na cidade e 24,2 km/litro na estrada) e pela autonomia (927 quilômetros).
Primeiro de uma série de modelos eletrificados que a Jeep comercializará no Brasil, o Compass ‘four by e’ é completaço, trazendo controle eletrônico de descida, farol com facho alto automático antiofuscante, frenagem inteligente anticolisão e alerta de mudança de faixa com correção autônoma, entre outras tecnologias inovadoras.
Mas vamos falar nesta matéria do ‘coração’ do veículo: o powertrain eletrificado, que concilia dois motores: um 1.3 turbo com 180 cavalos de potência, auxiliado por um propulsor elétrico que também cumpre a função de gerador; além de um elétrico de 60 cavalos de potência, que fica localizado no eixo traseiro.
Ambos são acoplados a uma transmissão automática de 6 velocidades e a uma tração 4×4 com 4 modos de condução.
O conjunto híbrido lhe deu capacidade de rebocar 600 quilos, 200 quilos a mais que nas versões tradicionais.
E a gestão eletrônica garante que ele tenha tração nas quatro rodas sempre que for necessário.
Se a bateria estiver com carga baixa, o propulsor movido a combustão gera energia para ser enviada ao motor elétrico.
O Compass S 4xe oferece 4 modos de condução. No Auto, ele entrega eficiência com a melhor performance. O modo Snow (neve) é para pisos muito escorregadios, com baixíssima aderência. No modo Sand/Mud (areia/lama), ele encara trilhas enlameadas ou com piso macio. E o modo Sport é para quem quer aproveitar ao máximo a potência total.
Esses modos de condução são complementados pelas funções 4WD Lock e Low, com assistente de descida. E sua agilidade no fora de estrada é incrível, pois o tempo de resposta do motor elétrico permite enviar força às rodas traseiras numa velocidade mais rápida que num veículo convencional.
Além dessas configurações, o Compass 4xe inclui duas funcionalidades (Electric e e-Save), que se somam ao modo Hybrid padrão. No modo Electric, ele usa só o motor elétrico traseiro, quando pode chegar aos 130 km/h e rodar 44 quilômetros. O motor turbo só entra em ação se pisar fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.
O sistema e-Save possui dois modos de funcionamento e permite manter ou carregar a bateria utilizando a força do motor a combustão. No modo passivo, ele mantém o nível de carga da bateria, graças à frenagem regenerativa, que gera eletricidade. E o modo ativo utiliza os dois motores para carregar a bateria até chegar a 80%.
Com a frenagem renegerativa também é possível reduzir a velocidade sem precisar pisar no freio, graças a um botão que possui dois modos de funcionamento (suave e intenso) e amplia a regeneração de energia na desaceleração, sempre que o acelerador é aliviado. Com isso, é possível economizar mais de 120 litros de gasolina mensalmente, quando ele funciona somente no modo elétrico e quando tem capacidade de rodar 44 quilômetros.
Além disso, os proprietários do Compass S 4xe podem recarregá-lo gratuitamente nas concessionárias Jeep Way.
Com 5 anos de garantia e refrigeração independente, as baterias ficam sob o banco traseiro, dentro de invólucro metálico que protege até contra água. E podem ser recarregadas em menos de duas horas.
Aliás, é possível repor a energia de duas maneiras. A primeira é utilizando o carregador doméstico portátil que já vem de série no modelo, conectado a uma tomada de 110 ou 220 volts de três pinos.
Assim, ele recarrega entre 4 horas e 20 horas de duração, conforme a tensão escolhida.
Mas também pode-se optar pelo carregador de parede Weg ou EnelX, vendidos na Jeep Way e que dispensam instalação trifásica, possibilitando recarga completa em 100 minutos no modo mais rápido ou em 9 horas, no mais lento.
O dono do Compass 4xe pode programar o carregamento para o horário em que a tarifa de energia for mais barata: basta acionar o botão de recarga programada ao lado do conector, para que a reposição ocorra no horário escolhido.
O agendamento da recarga pode ser feito pela central multimídia ou pelo aplicativo no smartphone.
Estas soluções são completadas por uma parceria da Jeep com a Estapar, onde os proprietários do Compass 4xe contam com recarga gratuita em estacionamentos em todo o Brasil, pagando apenas o valor da estadia no local. E essa parceria será aumentada gradativamente, disponibilizada também em restaurantes, rodovias, condomínios e centros empresariais.