Jeep desenvolveu um Wrangler para escalar rochas
Os engenheiros e designers da Jeep criaram um SUV conceito de emissões zero, baseado no Wrangler Rubicon 2020 duas portas, só que com motor elétrico e conectado a uma transmissão manual de 6 velocidades – combinação que criou uma mecânica eletrificada única, com embreagem que opera como se estivesse acoplada a um motor a combustão.
Em cenários de mudanças rápidas de velocidade, o motor elétrico ativa o modo regenerativo depois que a embreagem é acionada, para evitar a mudança de velocidade tardia. Comparável ao propulsor 3.6 V6, este compacto motor elétrico está ajustado pra entregar 285 cavalos, sendo que foram implementados ajustes que ajudam o trem de força a simular a experiência de direção do V6, combinando não só o torque, mas também a potência.
Numa direção tranquila, a diferença de desempenho entre o V6 e o powertrain elétrico do Jeep Magneto é insignificante, exceto por sua operação quase completamente silenciosa. E quando mais aceleração é necessária, o motor elétrico fornece torque sem a necessidade de acelerá-lo – tanto que ele chega aos 100 km/h em cerca de 7 segundos.
Quatro baterias de íons de lítio são responsáveis por alimentar o motor elétrico, distribuídas por todo o Wrangler pra equalizar o peso. Uma delas substitui o tanque de combustível, outra fica em local oposto, uma terceira está sob o capô e a quarta fica na área de armazenamento traseira, ocupando o orifício normalmente reservado para o silenciador de escape.
Um conversor de carros de corrida transforma a corrente contínua em corrente alternada, enquanto que as baterias, a caixa de interface e o módulo de controle estão alojados numa caixa à prova d’água, permitindo que ele atravesse alagados de 76 centímetros de profundidade. Uma bateria de 12 volts alimenta o som e a iluminação, enquanto que uma segunda bateria de 12 volts serve como unidade de alimentação auxiliar para acessórios como guincho. O conversor carrega essas duas baterias de 12 volts, permitindo até iluminar um acampamento.
Externamente, a carroceria vem na tonalidade branca brilhante com detalhes em tons azuis, incluindo capô com entrada de ar central, nova porta traseira e iluminação frontal que ocupa toda a largura do jipe. Dentro, ele possui tapetes de aparência ‘elétrica’, forro de piso na cor azul e bancos de couro em tons preto e azul com inserções e tiras em tom safira, além de sistema que mantém todos os assentos aquecidos, mesmo com o teto aberto.
O Jeep Wrangler Magneto vem ainda com um kit de levantamento de duas polegadas, rodas pretas metalizadas de 17 polegadas (que se encaixam em pneus de lama de 35 polegadas) e paralamas de aço com guincho, bem como gaiola, trilhos e placa de proteção de aço.