O Gladiator foi a principal atração do Easter Jeep Safari 2019, já que a Jeep e a Mopar mais uma vez se uniram para desenvolver conceitos exclusivos para o evento, realizado anualmente na região de Moab, no Estado de Utah, reunindo milhares de entusiastas do off-road numa das mais belas e desafiadoras trilhas dos Estados Unidos. Nesses conceitos, há uma vasta seleção de peças da linha Jeep Performance Parts, tanto de série como protótipos – mas a Mopar desenvolve os itens seguindo rigorosas especificações e com a lendária capacidade 4×4 em mente.
GLADIATOR GRAVITY – É o caso do conceito pensado para escaladores de rocha e que tem o Gladiator Rubicon como ponto de partida, na chamativa cor laranja Punk’N Mettalic. Apesar do estilo radical, todas as alterações foram feitas com acessórios já disponíveis na linha Jeep Performance Parts – caso das portas feitas com tubos de aço. A versatilidade foi amplificada com racks transversais montados sobre as bordas da caçamba, que apoiam uma cesta para equipamentos de escalada como cordas, mosquetões, capacetes e tênis. Abaixo fica o exclusivo sistema Decked, com duas grandes gavetas deslizantes para organizar e armazenar as cargas – e ainda com espaço entre as gavetas e o cesto.
Para o fora de estrada, o Gladiator Gravity tem distância de solo elevada com o kit de 5 centímetros e as rodas de 17 polegadas “abraçadas” por pneus de 35 polegadas. As proteções laterais inferiores em aço de alta resistência são mais espessas e largas, usando o mesmo revestimento antiderrapante das caçambas das picapes Ram. Na frente da grade preta acetinada, as luzes de led de 18 centímetros iluminam o caminho com a ajuda dos projetores também de led de 12 centímetros nas colunas A.
Na cabine do Gravity, destaque para os bancos de couro Katzkin com o símbolo da grade Jeep bordado. Entre outros acessórios, encontram-se alças de apoio para os passageiros, bolsas porta-objetos nas costas dos bancos dianteiros e tapetes com exclusivo sistema que drena água e sujeira.
WAYOUT – Esse protótipo todo-terreno aproveita a capacidade de carga líder da picape Gladiator e exibe uma barraca para duas pessoas no teto, além de um amplo toldo personalizado. A carroceria reforçada distingue-se pela nova cor verde Gator, disponível pra linha Gladiator de série. Para maior conveniência, estão integrados dois reservatórios de combustível auxiliares feitos sob medida nos para-lamas traseiros.
O potencial off-road foi ampliado com o kit de elevação de 5 centímetros e os pneus lameiros de 37 polegadas calçados com rodas de aço com nítida sensação retrô e que lembram as picapes Willys originais. Além disso, um guincho Warn com capacidade para 5.440 quilos e um snorkel ajudam o Gladiator Wayout a superar todos os obstáculos.
FLATBILL – Desenhado com o estilo de vida no deserto em mente, esse conceito é outra divertida interpretação da nova picape Gladiator, associado às emoções extremas do motocross. A cultura das motos fora de estrada inspira o capô ventilado de fibra de carbono e os extensores de para-lamas elevados, enquanto que o para-choque dianteiro menor e personalizado e a placa inferior de proteção melhoram o ângulo de ataque.
Completamente equipado para transportar motos para qualquer aventura todo-terreno, o Flatbill traz, no lugar da tampa traseira, rampas com rodas que deslizam pra fora e facilitam o acesso à caçamba. Os eixos Dynatrac Pro-Rock 60 e o kit de elevação de 4 polegadas personalizado Off-Road Evolution ajudam a superar obstáculos, junto com os amortecedores traseiros especiais e as rodas aro 20 com pneus de 40 polegadas.
M-715 FIVE-QUARTER – Mix de componentes antigos e modernos, este conceito faz uma alusão às picapes Jeep do passado, que eram de uma tonelada e um quarto (1.250 quilos, ou “cinco quartos”). Começando como um M-715 de 1968, este veículo militar baseado na Gladiator da época foi recriado com melhoramentos em design e funcionalidade no chassi, na transmissão e nas configurações de carga. Por fora, a dianteira é de fibra de carbono. Outra modificação na carroçaria inclui uma diminuição de 9 centímetros na altura da capota de lona, realçando o perfil “monster truck”.
Os faróis têm descarga de alta intensidade e luzes auxiliares de led. A suspensão teve os feixes de mola trocados por molas helicoidais e o eixo dianteiro foi avançado 5 centímetros e substituído por um Dynatrac Pro-rock 60. O eixo traseiro é Dynatrac Pro-rock 80, enquanto que as rodas aro 20 com beadlocks (que evitam a saída do pneu do aro sob forças laterais e permitem baixíssimas pressões de ar) fazem par a enormes pneus aro 40. Pra completar, debaixo do capô do Five-Quarter foi instalado nada menos que um motor 6.2 V8 com compressor, que ultrapassa os 700 cavalos.
J6 – Este conceito mistura o clássico estilo Jeep do final dos anos 70 com as peças da linha Jeep Performance Parts. Ele é baseado na picape Gladiator Rubicon. mas com exclusiva cabine simples, maximizando o espaço de carga com um funcional compartimento de cerca de 1,80 metro de comprimento, 30 centímetros a mais que no Gladiator de série.
A Mopar e o time de design da Jeep recuaram no tempo para recuperar a mesma cor azul do Honcho 1978. Experimental, o santantônio é a base para 4 faróis de led de 12 centímetros, mais luzes auxiliares de led na barra sobre o para-choque frontal. Logo abaixo, na caçamba, o suporte do estepe pode alojar uma roda de até 37 polegadas. A suspensão foi elevada com um kit de 5 centímetros, a capota rígida é removível e os emblemas Jeep e J6 na tampa traseira e nos para-lamas têm tipologia clássica.
JT SCRAMBLER – Este protótipo é inspirado na herança da marca, resgatando cores e grafismos da icônica picape CJ-8 Scrambler, da década de 80. Partindo do Gladiator Rubicon, traz 4 luzes de led de 12 centímetros no alto do santantônio e duas à frente das colunas A. A iluminação dianteira é completada por faróis de led à frente da grade. E as rodas aro 17 são personalizadas num tom bronze, pra combinar com as faixas laterais.
O kit de elevação de 5 centímetros abriga os grandes pneus de 37 polegadas e as resistentes proteções inferiores laterais, com superfície antiderrapante. A potência do motor 3.6 V6 (único oferecido hoje no Gladiator) é incrementada com entrada de ar frio e escape cat-back – kit de dutos para serem instalados depois do catalisador que, independentemente da aspiração do motor, geralmente consiste em dutos de maior diâmetro, feitos com material de melhor qualidades e com abafador menos restritivo, produzindo um ronco mais grave e rouco.