Carros

Jeep lança novo Grand Cherokee

A Jeep apresentou nos Estados Unidos o primeiro Grand Cherokee eletrificado, que chega no início de 2022, enquanto que o resto da gama – incluindo a versão Trailhawk, que oferece a máxima capacidade off-road – chegou no fim de 2021. O SUV premium sempre foi revolucionário e sinônimo de design exclusivo – daí seu legado como o mais premiado de todos os tempos. Mas na quinta geração ele incorpora um novo motor híbrido, ao lado de arquitetura e design totalmente novos, acabamentos artesanais e tecnologias de ponta no segmento de SUVs grandes, para ser o Grand Cherokee 4×4 mais avançado que já existiu. E em 2025 ganhará versão 100% elétrica.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Summit Reserve

Depois de mais de 7 milhões de unidades vendidas no mundo das últimas 4 gerações, o SUV mais aclamado de todos os tempos continua referência no seu segmento. Disponível em 6 versões (Laredo, Limited, Overland, Trailhawk, Summit e Summit Reserve) e capaz de atravessar um alagado de 61 centímetros, ele usa um motor 3.6 V6 de 293 cavalos, que tem capacidade de reboque de 2.812 quilos e autonomia de 800 quilômetros.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

As versões Overland e Summit Reserve podem ganhar ainda o motor 5.7 V8 de 357 cavalos, com tecnologia que desativa 4 dos 8 cilindros em viagens e que tem capacidade de reboque de 3.265 quilos. Há ainda a opção do novo motor 2.0 turbo com 2 motores elétricos e 375 cavalos, disponível para as versões Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve. Em todos os propulsores, o câmbio é um só, automático de 8 marchas.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Summit Reserve

Externamente, o visual ficou ainda mais arrojado, incluindo capô alongado e teto rebaixado em 10 milímetros que melhora a aerodinâmica sem sacrificar a capacidade de carga, além de uma linha de cintura baixa e uma ampla área de vidro que permitem que mais luz entre na cabine, melhorando a visibilidade.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

A icônica grade ativa de sete fendas ficou maior e mais larga, sendo que por baixo dela está um novo painel frontal, que disfarça um radar. Os paralamas dianteiros, as entradas de ar laterais, as faixas aerodinâmicas e os spoilers traseiros também melhoraram o consumo e o desempenho na estrada.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

Um teto na tonalidade preto brilhante está disponível pela primeira vez nas versões Overland e também vem de série nas versões Trailhawk, Summit e Summit Reserve.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

Já a largura do eixo foi aumentada em 36 milímetros, oferecendo maior capacidade de manobra. E existem oito opções de pneus, sendo que pela primeira vez são oferecidas rodas de 21 polegadas.

O Jeep Grand Cherokee 2022 oferece mais motorizações, graças à nova tecnologia eletrificada, que fornece uma autonomia de 40 quilômetros no modo totalmente elétrico e uma autonomia total de 708 quilômetros, com um consumo médio de 24,2 km/litro. Ele é o primeiro a oferecer um motor híbrido e tem sistema 4×4 com caixa de transferência de duas velocidades e relação de transmissão especial para marchas baixas.

The all-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Summit Reserve

Disponível nos modelos Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve, ele combina 2 motores elétricos a um 2.0 turbo de 4 cilindros com injeção direta, mais direção elétrica e câmbio automático de 8 velocidades, gerando 375 cavalos. Até o compressor de ar-condicionado é acionado eletricamente, evitando que essa carga seja assumida pelo motor.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

O alternador convencional é substituído por um motor gerador de alta tensão com refrigeração líquida, conectado à polia do virabrequim por meio de correia e que dá partida no motor, enquanto gera eletricidade para a bateria. Um alternador de alta tensão maior é montado na transmissão, substituindo o conversor de torque. E duas embreagens gerenciam a potência e o torque do motor elétrico e do propulsor convencional.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

A primeira embreagem fica entre os 2 motores. Quando o sistema opera só no modo elétrico, ela está aberta, sem conexão mecânica entre eles. Mas se a embreagem é fechada, o torque combinado dos motores flui pelo câmbio automático. E uma segunda embreagem variável, atrás do motor elétrico, gerencia a transmissão pra melhorar a dirigibilidade e a eficiência.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

O Jeep Grand Cherokee 4xe utiliza um resfriador que aproveita o refrigerante do ar-condicionado para reduzir a temperatura do líquido de resfriamento da bateria e inclui módulo de carregamento duplo integrado, que combina um carregador de bateria e um conversor numa única unidade compacta. Eles são montados sob a carroceria e protegidos com placas de aço, sendo selados e à prova d’água.

The all-new 2022 Jeep® Grand Cherokee 4xe Summit Reserve

A porta de carregamento está numa tampa no lado esquerdo do parachoque dianteiro, que abre e fecha por pressão, pra facilitar o carregamento de estacionamento frontal nos eletropostos. A entrada inclui indicadores de led que informam sobre o status da operação. O monitor de led do nível da bateria fica na parte superior do painel.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Summit Reserve

O motorista pode ajustar o motor híbrido para melhor se adequar a cada viagem. O modo Híbrido combina o torque do propulsor 2.0 a gasolina com o do motor elétrico. O modo Elétrico funciona somente com energia elétrica até que a bateria atinja carga mínima ou o motorista solicite mais torque – neste caso, acionando o motor a gasolina. E o modo eSave prioriza o motor a gasolina, economizando carga da bateria.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Summit Reserve

Independentemente do modo selecionado, o Grand Cherokee 4xe opera como híbrido quando a bateria se aproxima de seu estado mínimo de carga. A tela de informações inclui funções que monitoram o fluxo de energia e verificam a frenagem regenerativa e os tempos de carga pra aproveitar as tarifas elétricas mais baixas, incluindo histórico de direção.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Summit Reserve

Com o 4×4 ativado, os pneus fornecem torque pra frenagem regenerativa, enviando energia pra manter ou aumentar o estado de carga da bateria. Ele também oferece mais capacidade 4×4 na nova versão Trailhawk 4xe, cuja barra estabilizadora oferece desconexão eletrônica que permite melhor articulação e maior tração em rochas e terrenos acidentados.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

A capacidade fora de estrada é garantida por três sistemas 4×4 com diferencial de deslizamento eletrônico limitado e caixa de transferência ativa que melhora a tração, redirecionando o torque para o pneu com mais aderência. A suspensão a ar independente – agora com amortecimento eletrônico semiativo – oferece até 28,7 centímetros de distância do solo e regula automaticamente o amortecedor com base nas condições da estrada, mas que pode ser controlado manualmente e oferece cinco regulagens de altura.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Summit Reserve

A tração integral oferece cinco modos (Automático, Esporte, Rocha, Neve e Lama/Areia), para poder rodar em qualquer cenário. Outra novidade é o desligamento do eixo dianteiro. Se o utilitário esportivo detectar que as condições da estrada não exigem tração nas 4 rodas, ele aciona automaticamente a tração nas duas rodas, reduzindo o arrasto e melhorando o consumo. Mas a tração 4×4 é reativada assim que o SUV detecta que ela é necessária.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

TRAILHAWK – O Grand Cherokee Trailhawk 2022 leva a capacidade 4×4 a um nível ainda mais alto, trazendo rodas aro 18, pneus off-road, ganchos de reboque vermelhos, placas deslizantes de aço de alta resistência, câmara off-road integrada, suspensão a ar com até 28,7 cm de distância ao solo e oferecendo grandes ângulos de entrada, saída e ventral, além de controle de tração ultramoderno (que gerencia a velocidade em marchas baixas, sem precisar ficar pisando no acelerador e no freio) e caixa de transferência ativa com diferencial de deslizamento limitado eletrônico traseiro.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

A versão Trailhawk 4xe oferece autonomia elétrica de 40 quilômetros e traz rodas com detalhes azuis, entre outros itens.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Summit Reserve

O Jeep Grand Cherokee 2022 é feito numa arquitetura completamente nova, que permite duas distâncias entreeixos e 2 comprimentos diferentes. Os modelos de 5 e 7 lugares compartilham a mesma largura de 2,15 metros, mas o de 5 lugares tem distância entreeixos de 2,96 metros, enquanto que o de 7 lugares tem distância entreeixos de 3,09 metros, permitindo até que um conjunto de tacos de golfe seja transportado transversalmente.

All-new 2022 Jeep® Grand Cherokee Trailhawk

Completamente reestilizado, o luxuoso interior da nova geração usa materiais artesanais de qualidade, revestimento de couro nobre e comodidades tecnológicas como conectividade com a Amazon Alexa, iluminação ambiente com opção de 5 cores, GPS Tom Tom, retrovisor digital, roteador wi-fi para 8 dispositivos e minitela colorida de 10 polegadas no parabrisa.

O console central foi realinhado para que o motorista tenha melhor acesso e o painel inclui 2 visores digitais de 10,1 polegadas: um para o quadro de instrumentos e outro para o multimídia.

E pela primeira vez no segmento, oferece um display de 10,25 polegadas para o passageiro dianteiro e um sistema de entretenimento com TV digital para os passageiros traseiros – que podem assistir filmes do Prime Video sem precisar de internet, graças aos 16GB de armazenamento em cada tela de 10,1 polegadas.

Os novos assentos dianteiros possuem comprimento variável e oferecem 16 ajustes elétricos, incluindo lombar, memória e até massagem, aquecimento e ventilação – estes dois últimos programas também estão disponíveis para a segunda fileira de bancos, que conta com três níveis de regulagens.

Pela primeira vez, o Grand Cherokee oferece um som McIntosh, com 19 alto-falantes (incluindo subwoofer de 10 polegadas), 950 watts e amplificador de 17 canais – fazendo da Jeep a única fabricante no mundo com esse sistema de áudio.

O lançamento da nova geração também introduz mais de 110 sistemas de segurança, como detector de pedestre e ciclista com frenagem anticolisão até em cruzamentos, câmera com visão noturna, leitor de placas de trânsito e câmeras com visão 360 graus com lavadores, além de direção autônoma com alerta de tráfego cruzado e de saída de faixa.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios