Jeep tem muita tradição em picapes
Recém-lançada no mercado brasileiro, a picape Gladiator é a última expressão de uma longa história de picapes Jeep, iniciada em 1947, quando a Willys-Overland lançou um modelo de uma tonelada com tração 4×4, baseado no CJ-2A. E a Gladiator veio alicerçada pelos seguintes modelos:
JEEP PICKUP – Produzida entre 1947 e 1965, a picape com 2,99 metros de distância entre os eixos teve poucas mudanças ao longo de sua trajetória. Foi a primeira tentativa da Willys para diversificar a marca Jeep a partir do CJ. Teve fabricação no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980 e foi a primeira vencedora do prêmio Carro do Ano, da revista Autoesporte, em 1966.
JEEP FC-150/170 PICKUP – Com cabine sobre o eixo dianteiro e produzida de 1957 a 1965, a série Forward Control (FC) foi criada para o trabalho, com entreeixos de 2,06 metros para a versão FC-150 e de 2,63 metros para a versão FC-170. Alguns modelos FC-170 tiveram rodado traseiro duplo e câmbio de 4 velocidades.
JEEP GLADIATOR/J-SERIES – Baseado no Wagoneer e produzido entre 1963 e 1987, o Gladiator estreou em 1963 com entreeixos de 3,05 metros (na versão J-200) ou de 3,20 metros (na versão J-300), com caixa de transferência Dana 20 e eixos Dana 44. Mas o nome Gladiator foi retirado em 1972.
JEEP CJ-8 SCRAMBLER – Lançado em 1981 e produzido até 1985, o Scrambler foi um Jeep similar ao CJ-7, mas com uma distância entre os eixos maior. Conhecido internamente como CJ-8, ele teve versões de teto rígido e de lona. E teve menos de 30 mil unidades produzidas, o que o faz muito desejado até hoje entre os colecionadores.
JEEP COMANCHE (MJ) – Produzido entre 1986 e 1992 e feito sobre a plataforma do Cherokee com equipamentos equivalentes, a picape recebeu uma caçamba de 1,83 metro em 1987. E seus últimos modelos ofereceram sistemas de tração 4×4 Selec-Trac e Command-Trac.