Jeep Wagoneer: renasce um ícone norte-americano
2021 marca o reinício da produção do novo SUV premium da Jeep, o renascido Wagoneer, cujo design foi antecipado pelo conceito Grand Wagoneer Concept, que conta com sistema de propulsão eletrificado, sofisticadas tecnologias off-road 4×4 e uma seleção incomparável de interiores luxuosos, incluindo o primeiro display para passageiros num utilitário esportivo.
Lançado nos Estados Unidos em 1962, o Jeep Wagoneer foi o precursor do utilitário esportivo moderno ao ser o primeiro veículo com câmbio automático e tração nas 4 rodas.
Em 1984, o Grand Wagoneer simbolizou o surgimento do SUV premium, oferecendo estofamento de couro, ar-condicionado, som estéreo e sistema de isolamento acústico.
O Grand Wagoneer Concept é inspirado no original, mas com uma interpretação moderna e um cockpit totalmente digital, com poucos botões e muitas telas, além de – pela primeira vez em sua história – uma espaçosa terceira fileira de assentos.
Os novos Wagoneer e Grand Wagoneer serão produzidos em Warren, no Estado do Michigan, perto do centro de Detroit.
E como uma homenagem à fábrica e à sede da empresa, o teto de vidro panorâmico do Grand Wagoneer Concept exibe um mapa da cidade e de sua área metropolitana.
Quando o novo Jeep Grand Wagoneer chegar, ele virá com 3 sistemas de tração 4×4 disponíveis e com suspensão pneumática independente, entre várias outras atrações.
Talvez o modelo de produção em série não venha com a carroceria na cor azul clara do carro-conceito, com as letras Wagoneer iluminadas acima da grade do radiador.
Mas a proeminente grade com as 7 fendas icônicas da marca Jeep com detalhes pretos com certeza virá, sendo que cada espaço acima e entre cada fenda é iluminado para criar um design de led.
E nos lados estão fixados projetores de led bifuncionais em madeira genuína mais comum em iates.
Há ainda placas de proteção dianteiras e ganchos de reboque de alumínio na cor preta, bem como rodas de alumínio de 24 polegadas com elementos impressos em 3D bem abaixo dos arcos das rodas trapezoidais.
Enquanto o Grand Wagoneer original era caracterizado pelo uso abundante de madeira por fora, o Grand Wagoneer Concept o faz pelo uso desse mesmo material por dentro, sendo que as duas primeiras fileiras possuem assentos independentes, enquanto que a terceira fileira leva 3 passageiros pela primeira vez.
As grandes janelas do SUV conceito lembram uma estufa – característica que distinguia o Jeep Grand Wagoneer original, assim como o característico volante de 2 raios.
Uma lâmina de vidro ônix atravessa todo o painel de instrumentos e parece flutuar numa placa de alumínio bruto – mesmo material utilizado para os alto-falantes e para a alavanca de câmbio.
O teto é estofado num tipo de couro de camurça reciclável feito de microfibras, enquanto que os tapetes de fibra usam material reciclado e o revestimento é feito de material sintético sustentável.
Todo o espaço do painel é praticamente ocupado pelas 45 polegadas das 4 telas.
Tem a tela de 12,3 polegadas atrás do volante, uma tela de 12,1 polegadas no console central, uma terceira tela de 10,25 polegadas logo abaixo dessa e uma tela de 10,25 polegadas para o passageiro do banco dianteiro.
A segunda fileira de bancos tem mais 30 polegadas em 3 telas: uma tela de 10,25 polegadas entre os assentos e outras duas telas de 10,1 polegadas para os passageiros.
O sistema de áudio é único, da consagrada marca McIntosh, englobando 23 alto-falantes e um amplificador de 24 canais, projetados em alumínio e na tonalidade preto brilhante.