Land Rover Defender retorna ainda mais versátil
Um dos maiores ícones entre os SUVs voltou repaginado. Importada da Eslováquia, a quinta geração do novo Land Rover Defender está disponível com carrocerias de 5 ou 7 lugares, ambas equipadas com um motor 2.0 a gasolina com 4 cilindros e 300 cavalos, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e a um diferencial central com travamento ativo, pra enfrentar todo tipo de terreno e proporcionar extrema força em situações de reboque ou fora de estrada.
Encontrado nas versões S (a partir de R$ 400.750), SE (a partir de R$ 426.750) e HSE (R$ 461.150), ele oferece 4 pacotes de acessórios, do Urban Pack (contendo funcionalidades para o uso urbano no dia a dia) ao Explorer Pack, adicionando elementos para enfrentar qualquer terreno sem perder o conforto.
Há também uma barraca inflável e impermeável (R$ 3.654), uma caixa de transporte lateral (R$ 4.547), a capa de estepe rígida (R$ 1.091), o snorkel (R$ 3.994) e a escada lateral (R$ 3.638).
Apresentado em 1948 como Land Rover Série 1, o Defender já nasceu com capacidade para enfrentar qualquer superfície com conforto e segurança.
Na nova geração, suas principais características foram aprimoradas, só que com design totalmente redesenhado, acrescido de tecnologia de ponta como capô transparente (que mostra na tela do multimídia áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas dianteiras), painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e tração integral configurável.
Mais forte que nunca e projetada para situações extremas, a carroceria é feita de uma construção monobloco leve e forte de alumínio, que é a mais resistente que a Land Rover já produziu, sendo 10 vezes mais rígida que a do antigo Defender.
Além disso, oferece 291 milímetros de distância do solo – 20 milímetros mais alto que qualquer outro SUV Land Rover – e geometria que dá ângulos de aproximação, partida e saída de 38, 28 e 40 graus, respectivamente.
Para completar, atravessa alagados de 900 milímetros de profundidade e tem capacidade de reboque de 3.500 quilos, combinação de carga útil de 900 quilos e teto estático de 300 quilos.
Tem suspensão a ar de série, capaz de monitorar os movimentos do utilitário esportivo 500 vezes por segundo e fazê-lo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade.
Também detecta condições off-road, otimizando a altura da suspensão automaticamente em até 145 mm.
Em tecnologia, impressiona ao poder fazer atualizações remotas via wi-fi, sem a necessidade de visitar uma concessionária.
Traz ainda piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado e monitor de colisão traseira, que alerta sobre aproximações, entre vários sistemas de segurança.