Carros

Lexus UX 250h sob encomenda na Mundurucus Veículos

Marca de alto luxo da Toyota, a Lexus acaba de lançar no Brasil o UX 250h, seu primeiro crossover compacto, que chama a atenção pelo design inovador, pelos itens de luxo e pelos recursos de segurança, além de ter uma mecânica híbrida ultraeficiente. Já disponível sob encomenda na Mundurucus Veículos em 3 versões (Dynamic, Luxury e F-Sport) e custando entre R$ 170 mil e R$ 210 mil, ele tem um motor elétrico e um 2.0 a gasolina, totalizando 181 cavalos e acoplado a um câmbio CVT que oferece força de frenagem responsiva do motor em 6 estágios, com sensação de troca similar ao câmbio manual, usando palhetas no volante na versão F-Sport ou a tecla S na alavanca, nas outras versões. A localização da nova bateria leve e compacta de níquel-hidreto metálico e o sistema de resfriamento compacto abaixo do assento traseiro ajudam a maximizar os espaços da cabine e da área de carga e dão suporte ao baixo centro de gravidade.

Independente, a suspensão dianteira é tipo McPherson, enquanto que a traseira é multilink com braços transversais. Montada em subestruturas, ela foi ajustada especialmente para proporcionar agilidade e conforto em vias urbanas bem desgastadas. E uma barra de suporte superior aumenta a rigidez à torção do compartimento do motor, enquanto que a cremalheira da direção se encaixa diretamente na subestrutura, sem buchas de borracha, passando uma direção mais direta. O controle de estabilidade inclui assistente de curvas ativo, que ajuda a realizar curvas com maior precisão e estabilidade. Há ainda seletor de modos de condução. Dono de excelente raio de giro (10,3 metros), ele tem distância entre eixos de 2,63 metros e seu comprimento de 4,49 metros faz com que se encaixe de maneira conveniente em vagas de estacionamento para veículos compactos.

Usando alumínio nas portas, nos para-lamas dianteiros e no capô, além de painéis de polímero sobre estrutura de alumínio na tampa da mala, o Lexus UX tem centro de gravidade muito baixo (595 mm) e oferece um prazer de dirigir geralmente associado a hatches esportivos. No design, tem cara de cupê, trazendo grade exclusiva (de aparência 3D intrigante e que muda conforme o ângulo de visão), conjunto óptico de led, paralamas esculpidos e aerofólio na borda do teto.

De 18 polegadas e com 5 raios, as rodas têm estilo aerodinâmico e foram projetadas pra reduzir a resistência ao vento e aumentar o fluxo de ar para resfriar os freios a disco. O design puxa o ar do interior da roda, enquanto que o fluxo de ar no lado externo é regulado pra seguir a superfície da roda. Os pneus run-flat são silenciosos, confortáveis e resistentes, permitindo a condução “furado” a 80 km/h (após uso do kit de reparo) e não sendo necessária a troca por até 160 km.

A forma básica do Lexus UX flui a partir das linhas da grade com novo padrão de malha, que tem blocos com elementos individuais que mudam de forma gradual, à medida que são radiados do emblema central. As luzes diurnas de led, dispostas num formato de ponta de flecha acima dos faróis de led de 3 projetores (nas versões Luxury e F-Sport), complementam a iluminação característica em forma de L da Lexus. As lanternas começam na parte superior dos paralamas e abrangem toda a traseira, projetando uma aparência noturna distinta, formada por uma sequência de 120 leds afunilados em direção ao centro, com apenas 3 mm de espessura em seu ponto mais estreito. Ao orientar o fluxo de ar ao redor da parte de trás, esse design também reduz a turbulência, contribuindo pra estabilidade em curvas e na condução contra o vento.

Dentro, ele combina posição de assento mais alta, a versatilidade de um crossover e o refinamento de um carro de luxo, impressionando pelo silêncio e trazendo bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento (em 10 posições para o motorista e 8 posições para o passageiro da frente) e revestimento de couro sintético preto na versão Dynamic e com várias opções de cores nas versões Luxury e F-Sport (entre elas bege, preto com caramelo e preto com branco), além de mimos como relógio analógico, iluminação ambiente de led, carregador de celular sem fio e revestimento do teto que elimina as sombras que causam distração na parte superior do parabrisa. Há ainda computador de bordo com visor de 7 polegadas (que cria digitalmente medidores realistas e analógicos num espaço tridimensional) nas versões Dynamic e Luxury e de 8 polegadas na versão F-Sport, que acrescenta um Head-Up Display que projeta uma tela colorida virtual na parte inferior do parabrisa, trazendo informações como velocidade, GPS e som.

As versões Luxury e F-Sport vêm ainda com porta-malas com abertura interna e fechamento elétricos, além de sistema de abertura por sensor de movimento embaixo do para-choque. O multimídia pode ser de 7 ou 10,3 polegadas, sendo que este último inclui GPS, TV digital, DVD e câmera de ré. Quase à prova de impressões digitais, o controle sensível ao toque no console central opera o multimídia e é tão intuitivo quanto um smartphone (graças a operações como 2 toques, pressão para ampliação e deslizar dedos), além de reconhecer letras maiúsculas romanas. E traz interruptor na base, para acessar ar e navegação sem precisar passar pelos menus.

Com 6 ou 8 alto-falantes, o som premium é o padrão da marca e inclui entradas USB duplas para quem vai no banco traseiro. Ele usa diafragmas de alto-falante de carvão de bambu, pra reduzir a massa e fornecer vozes de sonoridade natural, bem como o melhor áudio de médio alcance e um ambiente sonoro mais realista, graças aos tweeters nas laterais do painel, que refletem o som do parabrisa. O sistema de 8 alto-falantes adiciona um tweeter central, um subwoofer na mala e um amplificador mais potente.

Entrar e sair do UX é muito fácil devido ao posicionamento ideal e à modelagem exclusiva da almofada dos bancos. E quando observado de fora, o capô parece estar diretamente ligado ao painel de instrumentos pelo parabrisa, fundindo os limites entre o interior e o exterior.

Mesmo com uma posição de assento mais alta em relação a um carro padrão, a redução da distância entre o quadril e os pontos dos calcanhares fornece ao motorista uma sensação de estar mais próximo à estrada do que num SUV convencional. A versão Luxury acrescenta ar-condicionado nos bancos dianteiros e revestimento que combina couro legítimo com sintético. As almofadas dos bancos dianteiros usam molas e espuma especialmente projetadas para envolver os ocupantes, enquanto dispersam a pressão de maneira uniforme sob a região ciática. O estofamento de couro é inspirado na costura sashiko, técnica de acolchoamento japonesa usada também na confecção de uniformes de judô e kendo, que é combinada a um padrão de perfuração de ‘arte calculada’ na parte inferior do banco, derivado de curvas matemáticas e gradações em perfeito alinhamento.

O UX 250h Dynamic possui um inédito acabamento no painel, inspirado no grão de papel japonês, conhecido como washi e comum em casas japonesas tradicionais. Leds brancos iluminam os espaços para os pés, o porta-luvas e os interruptores do console, servindo também como luz de teto, luzes de mapa e luz da área de carga. E cada uma das saídas de ar usa um botão de controle único para direção e volume do fluxo, sendo que na versão Luxury eles são iluminados com fontes de luz de led alimentado sem fio por ressonância eletromagnética, criando o efeito de luzes flutuantes profundas. Dualzone, o ar-condicionado tem sistema que direciona automaticamente o fluxo de ar só para os bancos dianteiros que estejam ocupados, já que o banco do passageiro tem sensor de ocupação.

Estilo F-Sport – O pacote F-Sport inclui suspensão adaptativa variável no modo de condução Sport S+, aumentando a força de amortecimento para reduzir o rolamento em curvas ou mudanças de faixa, além de diminuir a força de amortecimento em linha reta. Inclui ainda molas específicas, barras estabilizadoras e amortecedor traseiro especial, para uma condução mais refinada. Rodas de liga leve de alumínio aro 18 com 5 raios duplos especiais são ainda mais rígidas que as das outras versões.

No estilo, a grade é exclusiva, com padrão de malha tipo colméia composto por peças individuais em forma de L, assim como o para-choque dianteiro (com grandes faróis de neblina com molduras cromadas em forma de L e o mesmo padrão de malha da grade), o para-choque traseiro e o acabamento escurecido nas molduras. Traz ainda bancos dianteiros esportivos feitos com espuma integrada, controle de som ativo (que gera o efeito auditivo de trocas de marchas como as de um câmbio automático com engrenagens), computador de bordo de 8 polegadas e volante e alavanca de câmbio de couro, bem como soleiras, pedais e apoio para os pés de alumínio.

O Lexus UX 250h 2019 pode ser encomendado na Mundurucus Veículos em 9 cores, entre ela a exclusiva laranja Terra, que proporciona vivacidade e sensação de profundidade usando um processo de pintura de camadas múltiplas, que combina uma de base vermelha com uma de mica de incidência amarela. Há ainda prata, preto e 2 tons de cinza, além da branco perolizada (para as versões Dynamic e Luxury) e azul, branca e vermelha exclusivas da versão F-Sport. Preços das versões, já com pintura metálica: Dynamic (R$ 169.990), Luxury (R$ 189.990) e F-Sport (R$ 209.990).

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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