Líder do mercado brasileiro, FCA cresceu 14,5% em 2019
A Fiat Chrysler Automóveis encerrou 2019 com 496.663 automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, um crescimento de 14,5% em relação a 2018. Com esse resultado, assegurou a liderança do mercado brasileiro, alcançando 18,7% de participação e subindo 1,2% no market share em comparação com 2018.
Também teve 3 modelos entre os 10 mais vendidos: Fiat Argo (79.004 unidades), Fiat Strada (76.275 unidades) e Jeep Renegade (68.736 unidades).
As duas principais marcas da FCA cresceram acima da taxa de expansão do mercado. A Fiat comercializou 366.012 veículos, com crescimento de 12,4% sobre 2018 e encerrando o ano com 13,8% de market share – 0,6% a mais que no ano anterior. Já as vendas da Jeep somaram 129.483 unidades, com expansão de 21,1% na comparação com os resultados de 2018 e alcançando 4,9% de market share, também com um crescimento de 0,6%.
AMÉRICA LATINA – A FCA também expandiu sua presença na América Latina, apesar da retração do mercado argentino. Para um mercado que alcançou 4,18 milhões de unidades em 2019, com queda de 5,5% em relação a 2018, a FCA vendeu cerca de 580 mil veículos em 2019, 1,1% a mais que em 2018 e que lhe deu uma participação de mercado de 13,9%.
RETOMADA – “Este foi um ano de virada e avanço pra Fiat, no qual a marca ganhou participação nas vendas totais. Evoluímos de 13,2% para 13,8% de participação, crescendo acima do mercado. Este resultado decorre de uma estratégia de posicionamento de nossos produtos em múltiplos segmentos e de lançamentos importantes que movimentaram as lojas e despertaram o interesse do consumidor”, disse Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a América Latina e Comercial Fiat Brasil.
A marca lançou o Argo Trekking, o Cronos HGT, a linha S Design (para os modelos Toro, Argo e Cronos) e, no final de 2019, o Toro Ultra e o Argo Trekking com câmbio automático.
No segmento de hatchbacks, a Fiat registrou um crescimento de 1,8% em participação, avançando de 13% para 14,8%. Seu volume comercializado cresceu 18,9%, frente a um crescimento de apenas 4,8% do segmento. Esse resultado colocou a Fiat como a marca que mais avançou nesse segmento, passando de 128.106 para 152.291 unidades comercializadas.
A Fiat também reforçou sua presença nos segmentos em que é líder tradicional, como o de picapes, que lidera há 15 anos consecutivos, com 41,4% de participação e crescimento de vendas de 12,8%, graças às 141.854 unidades vendidas. Ela também garantiu o 10º ano seguido de liderança no segmento de vans, com 43% de participação e 22.924 veículos vendidos – expansão de 37,6%.
Pra completar, foi a montadora que mais ganhou participação de mercado nas vendas ao varejo, registrando 0,9% de avanço. Ela cresceu 14,2%, enquanto que o mercado de varejo cresceu apenas 3,8%.