Linha 2020 do Ford EcoSport ganhou versão sem estepe
A Fênix Automóveis já está comercializando o EcoSport 2020, cujo principal destaque é a nova versão Titanium, que traz design renovado e vem com a – inédita na categoria – tecnologia de pneus run flat, que trazem laterais reforçadas que permitem continuar rodando mesmo se perder totalmente a pressão. Em caso de furo, o motorista é avisado pelo sensor de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois, em local mais seguro. Furados, os pneus Michelin ZP (de Zero Pressão) percorrem até 80 quilômetros à velocidade de 80 km/h. E se usar o kit de reparo que vem no SUV, essa distância é ampliada para 200 quilômetros, também a 80 km/h. Por essa razão, veículos com pneus run flat dispensam estepe, macaco e chave de roda.
O EcoSport é o primeiro SUV do mercado brasileiro a trazer a tecnologia Run Flat, até então disponível só em veículos especiais e carros do segmento premium. Sua principal vantagem é a tranquilidade de não precisar parar em situações que podem representar um risco à segurança. Assim, ele é capaz de seguir viagem mesmo se algum pneu estiver furado, sem a necessidade de parar imediatamente para fazer o reparo.
Como todo veículo que usa esse pneu, o EcoSport Titanium vem com sensor de pressão e kit de reparo. Um mostrador em forma de gráfico na tela do painel indica a calibração individual de cada pneu e, ao identificar pressão baixa, gera alertas visual e sonoro. O kit de reparo é composto por frasco de líquido selante e compressor que funciona conectado à tomada 12V.
A nova geração de pneus ZP da Michelin foi projetada e calibrada para proporcionar mais conforto de rodagem. No mercado, esses pneus também são identificados por nomes como SST (Self-Supporting Technology), EMT (Extended Mobility Tyre), RFT (Run Flat Tyre), SSR (Self-Supporting Runflat) ou ZPS (Zero Pressure System). Chamados de autossuportantes, ele têm flancos, ombros e talões projetados para suportar a carga em caso de queda de pressão e rodam por até 80 quilômetros a uma velocidade máxima de 80 km/h. E estudo da Michelin analisou de 2012 a 2018 mais de 13 mil pneus ao fim de sua vida útil no Brasil, comprovando que 36% tinham pelo menos uma perfuração (reparada ou não) – sendo que estes tinham em média 1,5 perfurações ou reparos, cada.
Equipado com motor 1.5 flex de 3 cilindros e 137 cavalos e câmbio automático de 6 marchas com palhetas no volante, ele custa R$ 103.890 e já vem com teto solar, 7 airbags, sistema de monitoramento de tráfego cruzado, revestimento de couro ecológico, chave com sensor de presença, ignição por botão, central multimídia de 8 polegadas, faróis de xênon com acendimento automático, luzes diurnas de led, retrovisor antiofuscante, rodas aro 17, pneus 205/50R e som premium da Sony, com 9 alto-falantes.
A Engenharia da Ford também desenvolveu uma nova calibração da direção elétrica e revisou a suspensão e os freios do EcoSport Titanium. E com a eliminação do estepe, ele ficou 13 quilos mais leve (peso em ordem de marcha de 1.310 quilos) e 173 milímetros mais curto (comprimento total de 4,09 metros). O SUV compacto faz até 9,8 km/litro na cidade e até 11,6 km/litro na estrada. E no conforto acústico, ele se mantém entre os melhores da categoria, com nível superior de silêncio interno.
LINHA – Mas a linha 2020 continua a oferecer também as versões SE, FreeStyle e Storm, em 7 opções. A versão de entrada SE (R$ 78.990 manual e R$ 84.990 automática) traz motor 1.5, assistente de partida em rampa, sistema de proteção anticapotamento, rodas aro 15, multimídia de 7 polegadas, porta-malas com abertura elétrica, assistente de frenagem de emergência e controles automático de descida e de tração e de estabilidade.
Também 1.5 e custando entre R$ 85.890 (manual) e R$ 91.890 (automática), a versão FreeStyle vem acrescida de acessórios de estilo diferenciado e inclui ar-condicionado automático digital, luzes diurnas de led, sensor de estacionamento com câmera de ré, rodas de 16 polegadas, faróis de neblina e revestimento misturando couro ecológico e tecido.
Única com motor 2.0 de 176 cavalos, tração 4WD e câmbio automático, a versão Storm tem design exclusivo (incluindo faróis e lanternas escurecidos), capa de estepe rígida personalizada, teto solar, bagageiro de teto com barras transversais, rodas de liga leve de 17 polegadas, pneus 205/50R, grade com o nome Storm, revestimento de couro ecológico no tom preto e equipamentos da versão Titanium. Custa R$ 108.390.
Outra vantagem da linha EcoSport 2020 é o custo de posse atraente, com preço competitivo de revisões, peças e seguro. As 3 revisões anuais do EcoSport Titanium, cobrindo o período de 36 meses de garantia, saem por R$ 1.837 pelo sistema preço fixo da Ford.