Linha 2022 da picape L200 Triton Savana é atração na Macom Mitsubishi
Desde 1978, quando a Mitsubishi apresentava a 1ª versão da L200, a picape se consolidava como uma das mais robustas e capazes do mercado, com capacidade de carga de mais de uma tonelada. Não demorou nada pra L200 se consolidar como um sucesso em vendas globalmente e ser o Mitsubishi mais vendido de todos os tempos.
No Brasil ela passou a ser produzida em 1998 e conquistou o mercado, sendo a mais vendida de seu segmento em 8 dos 10 anos seguintes. Hoje, 23 anos após o início da produção nacional, a L200 ainda é o veículo mais vendido da Mitsubishi no Brasil, com mais de 50% do total de veículos comercializados pela marca.
Tamanho sucesso se dá também por conta das diversas versões, séries especiais e edições limitadas, como é o caso da L200 Triton Savana, que retorna na quarta geração, como modelo 2022. Desenvolvida para atender às mais diversas necessidades, ela carrega em seu DNA toda a vocação off-road da marca japonesa e custa a partir de R$ 204.990 na concessionária autorizada Macom Mitsubishi.
EXTERIOR – Por fora, o visual arrojado e a aptidão para o fora de estrada severo estão entre suas principais características, incluindo snorkel pintado na cor grafite e que garante uma capacidade de transposição em trechos alagados de 700 milímetros – quase 17% a mais que a L200 tradicional.
Um bagageiro preto com capacidade de carga de 50 quilos também está presente e carrega uma prancha de desencalhe, perfeita para situações de off-road extremo.
O acabamento grafite ainda está presente no parachoque de impulsão dianteiro, no parachoque traseiro, nas maçanetas das portas, nos retrovisores e nas rodas de liga leve de 16 polegadas.
Esse tom contrasta bem com as 6 cores disponíveis para a carroceria (amarelo Rally, azul Baikal, bege Jizan, branco Fuji, verde Forest e vermelho Mônaco), gerando um visual extremamente arrojado.
Para mais capacidade em todos os tipos de terreno, a L200 Triton Savana vem calçada com pneus Pirelli MTR 255/70R, que são 80% off-road e 20% on-road. Já há emblemas Savana na parte lateral da caçamba e na traseira, enquanto que o emblema L200 Triton também recebeu acabamento grafite.
INTERIOR – Dentro, a L200 Triton Savana tem sobretapetes de borracha vulcanizada (que ajudam a mantê-la limpa após aventuras off-road) e revestimento dos bancos e acabamento do painel na cor preta, além de vir com central multimídia com tela de abertura exclusiva e moldura na cor preto brilhante.
O emblema Savana está presente do lado direito do painel (à frente do banco do passageiro) e o banco traseiro tem excelente ângulo do encosto e amplifica a sensação de profundidade, além de trazer Isofix pra fixar cadeiras infantis. E o porta-luvas tem tampa com abertura amortecida e facilidade de acesso pelo lado do motorista.
MECÂNICA – A série especial L200 Triton Savana traz sob o capô o motor 2.4 turbodiesel de 190 cavalos. Ela foi a 1ª picape média do mundo a usar propulsor diesel feito todo de alumínio, o que reduz o peso e ajuda a entregar mais performance e economia de combustível. De funcionamento suave e silencioso, ele entrega torque máximo de forma quase instantânea e linear em baixíssimas rotações, garantindo força no fora-de-estrada.
A suspensão tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais que trabalham em harmonia com os amortecedores hidráulicos. O conjunto dianteiro é independente, com braços triangulares duplos, enquanto que o traseiro usa eixo rígido e molas semielípticas. O sistema de freios é completo, fazendo com que a frenagem seja eficaz em situações extremas.
A tração tem diversos modos de condução (4×2, 4×4 e 4×4 reduzida), que podem ser escolhidos por seletor no console central e inclui bloqueio do diferencial do eixo traseiro, que ajuda em situações onde as rodas ficam suspensas, como em valetas transversais ou pisos com erosões. Se somar o modo de condução normal com a reduzida, há 15 combinações de marchas. Além de controles de tração e de estabilidade, a L200 Triton Savana vem com assistente de partida em rampa e sistema que evita o fenômeno de ‘serpenteamento’ quando está rebocando um trailer.
A aptidão off-road também está presente no ângulo de entrada de 33 graus, no ângulo de saída de 24 graus, no ângulo de rampa de 29 graus, na altura livre do solo de 220 milímetros e na capacidade de inclinação lateral de 45 graus. A picape Mitsubishi ainda vem com dissipador de água natural para atravessar alagados, pois a água não é jogada no parabrisa, dando mais segurança nos mais variados pisos.
A caçamba foi projetada com paredes laterais mais altas pra reforçar a robustez do design exterior, o que ampliou a capacidade volumétrica. Ela é revestida com protetor em poliuréia e oferece uma superfície rígida e resistente, com selagem hermética e impermeável, que evita ferrugem e corrosão, além de ser resistente a riscos e antiderrapante.