Linha Kawasaki KX foi completamente renovada na linha 2021
Dominante no cenário fora de estrada, a linha KX da Kawasaki traz refinamentos e sofisticação na linha 2021, com motor de 249 cilindradas que está 1,4 cavalo mais potente que o anterior, bem como partida elétrica, nova embreagem com acionamento hidráulico (que reduz a fadiga nos braços e o cansaço das trocas de marchas), molas de válvulas de titânio, pistão mais plano e molas de disco cônicas.
Também tem eletrônica que permite ajustes dispensando ferramentas e chassi e balança inspirados na ‘irmã’ maior.
Agora com bateria mais leve e compacta, a KX 250 2021 vem equipada com controle de largada, que ajusta ao toque de um botão o mapa de potência, priorizando a tração em pisos de baixa aderência. Mas existem outras 3 opções de ajuste.
O DFI é um conjunto de plugues que podem ser substituídos facilmente sem o auxílio de ferramentas e serve para ajustar a injeção eletrônica. O verde (standard) acompanha a motocicleta desde a concessionária, enquanto que o branco (soft) oferece um mapa mais agressivo (ideal para pista lamacenta ou com terra fofa) e o preto (hard) suaviza a entrega de potência para uma melhor aderência em pista de terra.
O novo chassi e a balança são derivados do modelo usado pela KX 450, melhorando a maneabilidade.
A suspensão foi aperfeiçoada, sendo invertida na dianteira, com funcionamento a mola e óleo, além de canelas de 48 milímetros e com 314 milímetros de curso.
Na traseira, o amortecedor tem 316 milímetros de curso e vem acoplado à balança que permite montagem numa posição mais baixa, trazendo melhora na absorção de impacto, além de controle apurado na pilotagem.
Para um ajuste fino, a dianteira oferece 23 opções de compressão e 20 opções de retorno. Com controle duplo de compressão na traseira, é possível fazer ajustes separados para alta e baixa velocidade, bem como 38 ajustes de retorno e mais ajuste de pré-carga.
É possível escolher a posição do guidão entre 4 opções e os pedais de apoio podem ser ajustados em duas posições.
O tanque de combustível é novo, mais plano e com linhas que seguem o assento, proporcionando uma maior área de movimentação e ideal para saltos e curvas.
O assento tem tecido aderente, em espuma resistente que mantem o formato por muito mais tempo, além da rigidez que os pilotos precisam. O chassi é mais largo na parte de baixo, onde ficam apoiados os pés e o peso do piloto.
O visual Kawasaki inclui aros pretos e gráficos moldados e mais resistentes, além de tampa do óleo e outros detalhes em dourado. Os freios foram aperfeiçoados, com discos no formato de pétala, sendo que o dianteiro tem 270 milímetros e pinça de pistões duplos, enquanto que na traseira tem 240 milímetros e pinça de pistão único.
A KX 250X recebeu ajustes para transpor pedras, cruzar rios, encarar morros íngremes, trilhas fechadas e até alguns saltos, trazendo roda traseira de 18 polegadas e pneus Pirelli Scorpion MX Extra X, de perfil mais alto, ideais para terrenos de pouca aderência e que exigem uma calibragem mais baixa.
A suspensão é mais macia que a da versão motocross, sendo que na dianteira tem canelas de 48 milímetros de diâmetro e 314 milímetros de curso, mais 23 opções de ajuste de compressão e 20 opções de retorno.
Na traseira, o amortecedor tem 316 milímetros de curso e permite uma montagem numa posição mais baixa, com ajustes separados para alta e baixa velocidade, mais ajuste de pré-carga.
Tem descanso lateral, capa protetora na bomba d’água e protetor de disco traseiro e de motor na parte de baixo.
A transmissão recebeu coroa com um dente a mais que a versão de pista, melhorando a tração e o controle em trilhas.
Já a Kawasaki KX 450X traz motor de 449 cilindradas, novas rodas 21×18 e diferenciais como proteção do motor e disco de freio traseiro, além do apoio lateral e central eletrônica que inclui programação que permite atrasar o tempo de ignição quando a roda traseira destraciona muito rapidamente.
Combinada com o câmbio de 5 marchas, é fácil controlá-la em qualquer terreno, mantendo o máximo de tração.
A suspensão é ajustável e derivada da versão motocross, sendo que na dianteira é uma Showa invertida com canelas de 49 milímetros, 16 ajustes de compressão, 16 ajustes de retorno, 305 milímetros de curso e tubos internos com acabamento especial, além de camada de titânio na cor azul marinho, para proteção extra contra abrasão.
A traseira tem ajustes de compressão separados para alta e baixa velocidade, além de 22 ajustes de retorno e de pré-carga, com 307 milímetros de curso.
Estão inclusos ainda no pacote de exclusividades da versão X os protetores de motor, sob o motor entre o chassi e na lateral cobrindo a bomba d’água, equipamentos exigidos para encarar pedras, troncos e outros desafios naturais sem preocupação.
Visualmente, possui ajustadores da suspensão em verde e plásticos com gráficos moldados, para durarem mais tempo.
A Kawasaki KX 250 2021 custa R$ 45.990, enquanto que a KX 250X custa R$ 48.990 e a KX 450X custa R$ 51.990. Todas apenas na cor verde lima.