Manutenção preventiva das velas de ignição pode evitar problemas nas manhãs frias de inverno
Com a chegada do inverno nas regiões Sul e Sudeste, a NGK orienta sobre possíveis dificuldades para ligar automóveis abastecidos só com etanol. Em dias de baixa temperatura, é comum ele não funcionar logo na primeira batida da chave. Alguns cuidados, principalmente com as velas de ignição, podem reduzir essa situação, a começar pela manutenção preventiva das mesmas, que garantem o funcionamento da ignição, facilitando a partida imediata do motor, principalmente em manhãs mais frias. As velas com vida útil ultrapassada ou excesso de desgaste podem diminuir o desempenho do veículo, dificultando a partida após um longo período desligado, como da noite pro dia.
A insistência para ligar o motor durante esse período pode causar o encharcamento das velas, causando um transtorno maior. Se o problema ocorrer, é preciso aguardar com o carro desligado, até que o combustível evapore por completo. Esse tempo varia de carro para carro e pode levar até 30 minutos. O motor abastecido apenas com etanol pode apresentar problemas em dias frios, porque esse combustível exige temperaturas elevadas para mudar seu estado físico e provocar o funcionamento do motor – ao contrário da gasolina, que evapora rapidamente.
Outra situação que pode causar transtorno é quando se altera o combustível do veículo, tipo quando o carro está abastecido só com gasolina e se faz a troca para etanol – ou vice-versa, de etanol pra gasolina. Aí, é necessário dirigir o veículo de 8 a 15 quilômetros antes de estacioná-lo por um longo período, para que o sistema de controle do motor reconheça o combustível presente no tanque e reprograme a estratégia de funcionamento do motor, inclusive a partida a frio.
Dicas para partida a frio em veículos abastecidos só com etanol:
1. Verificar com freqüência se as velas estão em plenas condições de uso;
2. Fazer manutenção no reservatório de gasolina
3. Trocar a gasolina do reservatório a cada 90 dias e abastecê-lo constantemente, para que o combustível se renove sempre
4. Ver se o sistema de partida a frio está realmente operando (injetando).
5. Ver se não há vazamento de combustível no sistema de partida a frio.
Velas de Ignição – A vela de ignição tem a função de conduzir corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca, pra inflamar a mistura ar/combustível. Outra característica é que ela permite a dissipação do calor gerado na combustão. Uma vela de ignição em plena condição de funcionamento resulta em economia de combustível, melhor desempenho do motor e redução de emissões de poluentes. Já caso ela esteja com a vida útil ultrapassada, pode comprometer cabos de ignição, rotor, distribuidor e bobina/transformador.
Segundo a NGK, é importante que sejam verificadas as condições das velas anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados – o que ocorrer primeiro. Uma consulta ao Manual do Proprietário orienta quanto ao modelo ideal a ser instalado no automóvel em questão e o período de troca. E, além da manutenção preventiva, os especialistas da NGK ressaltam a importância de procurar sempre um mecânico confiável e abastecer o automóvel em postos em que a procedência do combustível seja conhecida.