Máquinas como empilhadeiras estão entre as principais causadoras de acidentes de trabalho
Máquinas e equipamentos são os principais causadores de acidentes de trabalho no Brasil, respondendo por 15% do total registrado entre 2012 e 2021. Somente este grupo respondeu por 734.786 ocorrências no período – uma média de 200 acidentes por dia. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho, em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho.
Segundo as estatísticas do MPT, os acidentes provocados por máquinas e equipamentos resultaram em 2.756 mortes entre 2012 e 2021, o que representa 12% do total de casos fatais neste período. Já o Ministério da Saúde informa que acidentes com máquinas e equipamentos resultaram em amputações e outras lesões gravíssimas, com uma frequência 15 vezes maior que as demais, gerando 3 vezes mais acidentes fatais que a média.
Entre os profissionais que trabalham com máquinas estão os operadores de empilhadeiras, que se envolveram em 24.858 acidentes entre 2012 e 2021 – média de 200 ocorrências por mês. Já os armazenistas – que atuam na armazenagem e movimentação de cargas – foram vítimas de 32.460 acidentes no mesmo período, uma média de 270 casos mensais. Essas funções estão relacionadas aos chamados serviços de intralogística ou logística interna das empresas. São atividades em que pessoas e máquinas circulam pelo mesmo espaço, aumentando o risco de acidentes.
O risco de acidentes nestas operações pode ser drasticamente reduzido ou até eliminado com um processo de mapeamento dos pontos críticos, seguido de segregação do fluxo de pessoas e máquinas – e complementado por tecnologias de segurança como sensores de movimentação, câmeras embarcadas em empilhadeiras e alertas sonoros e visuais. Reduzir os riscos de acidentes é uma estratégia com múltiplos benefícios, porque preserva a integridade dos colaboradores e contribui para o aumento da produtividade, por tornar o ambiente mais seguro – além de evitar que a empresa seja penalizada com multas e indenizações.