Carros

McLaren Solus GT limitado a 25 carros

A McLaren revelou o Solus GT, um carro-conceito vindo das telas das corridas virtuais Gran Turismo Sport que chegou ao mundo real para apenas 25 clientes, com todas as unidades já vendidas, logicamente.

Pesando menos de mil quilos, ele vem equipado com um motor 5.2 V10 naturalmente aspirado de 840 cavalos de potência, que oferece a sensação de estar pilotando um bólido de Fórmula 1.

Projetado sem restrições de regulamentos de estrada ou corrida, ele chama a atenção pela cabine com assento único e pelas rodas envoltas em cápsulas aerodinâmicas e ligadas a braços de suspensão, além de ter um grande divisor dianteiro, uma entrada de ar inspirada no automobilismo acima do cockpit em forma de lágrima e uma asa traseira fixa que auxilia no desempenho em linha reta e aprimora as habilidades nas curvas.

A experiência com o Solus GT começa antes mesmo de ligar o motor, com o motorista abrindo a capota do cockpit, que desliza pra frente pra permitir o acesso – é mais parecido com o entrar num avião de combate a jato.

Um assento único domina o interior focado no motorista. A posição do assento é fixa, pois cada um dos 25 milionários que compraram o Solus GT moldarão o seu assento e ajustarão os pedais, como num carro de corrida.

O volante é inspirado no volante da Fórmula 1, com display de painel e controles integrados para se adequarem aos limites de um bólido de pista. Há visão através da ‘bolha’ de vidro, com proteção na qual encontra-se uma tela de visão traseira alimentada por uma câmera grande angular dentro do aro de proteção.

Para aumentar a alegria dos felizardos proprietários do Solus GT, a McLaren oferece uma experiência de ‘piloto de corrida’, incluindo capacete, assento moldado individualmente, macacão homologado pela FIA, fones de ouvido para rádio e um treinamento para ajudar a explorar o potencial do hipercarro.

Pela primeira vez num carro de produção da McLaren, o motor é parte do chassi, reduzindo o peso e eliminando a necessidade de estruturas ou subquadros adicionais atrás do monocoque de fibra de carbono.

A caixa de câmbio sequencial de 7 marchas tem carcaça de magnésio e é montada na parte traseira do motor, com a suspensão traseira sendo fixada nela e usando uma embreagem de fibra de carbono multidisco. O sistema é automatizado e controlado por software, eliminando a necessidade do piloto operar a embreagem.

Além disso, componentes de titânio impressos em 3D são usados na estrutura de proteção do cockpit e no aro de proteção. E rodas aro 18 com porcas de travamento central são calçadas com pneus especificação Le Mans Prototype, em compostos slick e ranhurados. A frenagem é fornecida por pinças de alumínio e discos e pastilhas de freio de carbono.

A ser entregue somente em 2023, o Solus GT também é uma vitrine para os clientes da McLaren Special Operations, pois terá atualizações regulares e virá com um conjunto de ferramentas, suportes e até pré-aquecedor de líquido refrigerante.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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