Melhor market share da Jeep é no Brasil
Marca que deu origem ao segmento de veículos 4×4, a Jeep possui, no Brasil, sua melhor participação de mercado em todo o planeta Terra: em março de 2019, por exemplo, ela chegou a 24,9% de market share no mercado de utilitários esportivos, um crescimento espantoso sobre março de 2018, quando tinha 20,6%. Ou seja, de cada quatro SUVs emplacados no nosso país, um ostenta a inconfundível grade dianteira de sete fendas. Em março de 2019, a fatia da Jeep foi maior que a soma das marcas que ficaram em segundo e terceiro lugares no ranking – que foi de 22,5%. Aliás, o balanço do primeiro trimestre de 2019 também é positivo, com a Jeep representando 23,5% do universo de SUVs, enquanto que as duas marcas seguintes atingiram 23,2%, somadas.
RENEGADE – E em todas essas conquistas, o desempenho do Renegade foi fundamental, já que ele é líder no segmento desde dezembro de 2018. Lançado há 4 anos e com quase 200 mil unidades comercializadas, o modelo que reinventou seu próprio segmento e que é considerado o mais 4×4 dos SUVs compactos vê seu sucesso refletido em diversas façanhas.
Uma delas é que, em março de 2019, ele foi líder do mercado geral de SUVs pelo 4º mês consecutivo, atingindo os 14,4% de market share. Um crescimento de quase 50% sobre março de 2018, quando ele tinha 9,9%. Dentro do competitivo segmento de SUVs compactos, o Renegade fechou março de 2019 com 20,2% de participação de mercado, o que representa um a cada 5 SUVs do segmento comercializados no Brasil.
Seu desempenho em março de 2019 foi tão impressionante que ele também conquistou a 6ª posição no ranking dos automóveis e comerciais leves mais emplacados, com 6.184 unidades. E a análise do 1º trimestre de 2019 também é muito favorável, pois o Renegade também liderou – com 12,8% de participação – entre todos os SUVs do mercado. E se olharmos apenas para a categoria dos utilitários-esportivos compactos, ele abocanhou 18,2% do total – enquanto que, no mesmo período de 2018, tinha 12,4%.
O acerto do novo Renegade pode ser destacado em 4 evoluções principais: o novo para-choque das versões flex, que oferece maior ângulo de entrada; o novo design frontal, incluindo faróis totalmente de led; a maior tela multimídia do segmento (de 8,4 polegadas, de série a partir da versão Longitude Flex); e a maior roda da categoria, aro 19, da versão Limited
COMPASS – Líder geral entre os utilitários esportivos nos anos de 2018 e 2017, o Compass também é um dos responsáveis pelo sucesso acachapante da marca Jeep. No segmento de SUVs médios, ele domina e alcançou 59,8% de participação de mercado em março de 2019. No 1º trimestre deste ano, alcançou quase o mesmo resultado (58,1%), enquanto que o 2º colocado não passou dos 7%.
NOVIDADES – E esse market share da Jeep no Brasil tem tudo para aumentar, com a chegada da nova geração do ícone Wrangler, na versão Sahara e com duas e 4 portas. SUV com maior capacidade off-road do mundo, o Wrangler foi inteiramente renovado, trazendo mecânica mais moderna e eficiente e um nível de tecnologia sem precedentes na sua história.
Vale destacar ainda duas novas séries especiais. A primeira é a exclusiva edição Renegade Willys, limitada a apenas 250 unidades e que rende homenagens à rica herança de veículos militares da marca norte-americana, que nasceu em 1941, com o Willys MB, desenvolvido para combater na Segunda Guerra Mundial.
A outra série especial chama-se Compass S, que vem equipada de série com o maior pacote de tecnologia para condução autônoma já oferecido em um veículo fabricado no Brasil, incluindo controle adaptativo de velocidade, aviso de colisão frontal com frenagem automática e monitoramento de mudança de faixa com correção ativa.