Mercedes Actros elétrico é testado há mais de 1 ano na Europa
O eActros, caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz, vem alcançando sucesso nos testes práticos realizados por clientes na Europa há mais de 1 ano. A Mercedes-Benz Trucks forneceu 10 eActros de 18 e 25 toneladas a empresas da Alemanha e da Suíça para testes em operações reais de transporte e distribuição. A avaliação dos clientes, bem como a troca de informações com motoristas, transportadores e gestores de frota, permitiram que os especialistas da montadora chegassem a conclusões que servirão de referência para a produção em série do eActros a partir de 2021. Acima de tudo, os depoimentos dos clientes e os resultados dos testes demonstram que o caminhão pesado elétrico torna possível o serviço de distribuição de curtas distâncias com zero emissões, numa operação totalmente silenciosa. Num próximo passo, outros clientes levarão um eActros para mais testes por cerca de 1 ano.
Uma das conclusões dos testes práticos é que a autonomia de 200 quilômetros do eActros é um número realista. Em termos de disponibilidade e desempenho, ele não é inferior ao caminhão convencional com motor diesel. Os motoristas ficaram impressionados pelo torque disponível em todas as faixas de velocidade, especialmente pela operação silenciosa e pela experiência confortável e suave na condução. Além disso, se o motorista adota um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos motores elétricos, reduzindo a necessidade de uso do pedal do freio de serviço. Todos os clientes usam o eActros para tarefas que podem ser executadas por veículos convencionais a diesel, mas em setores e categorias completamente diferentes como gêneros alimentícios até material de construção e matérias primas, implicando em equipar os veículos com baú, frigorífico e cargas a granel.
O eActros se baseia no chassi do Actros tradicional, mas sua arquitetura foi remodelada para o sistema de propulsão elétrica e apresenta alta porcentagem de componentes específicos. Dois motores elétricos próximos aos cubos das rodas do eixo traseiro oferecem a força propulsora, cada um disponibilizando 126 kW de potência. A força de propulsão equivale à de um caminhão convencional. Baterias de lítio-íon de 240 kWh dão a energia necessária e podem ficar 100% carregadas dentro de duas horas.